Primeira Divisão

Rodada termina com quatro empatados na liderança

Rosário Central venceu no apagar das luzes e é líder junto com Boca, River e San Lorenzo
Rosário Central venceu no apagar das luzes e é líder junto com Boca, River e San Lorenzo

O inesperado tropeço do Boca Juniors contra o Nueva Chicago terminou por embolar a ponta da tabela do argentino. River Plate, San Lorenzo e Rosario Central não perderam a oportunidade, venceram suas partidas e alcançaram os xeneizes na ponta. Assim, temos uma situação pouco comum. Após nove rodadas, quatro equipes estão empatadas na liderança, todos com 21 pontos.

Jogando em casa contra o lanterna, que ainda não venceu na competição, a expectativa geral era a de que o Boca manteria a liderança sem muita dificuldade. No entanto as coisas foram bem diferentes. Frente a um adversário sem muita inspiração, o Nueva Chicago conseguiu segurar o 0 a 0 contra os xeneizes em plena Bombonera, protagonizando um dos resultados mais inesperados do torneio.

O Rosário Central havia vencido o San Martin em casa com muita dificuldade. Cervi abriu o placar para os canallas no primeiro tempo, Pumpido empatou para o verdinegro na reta final, mas no último minuto Donatti fez explodir Arroyito com o gol da vitória. Também no sábado o San Lorenzo havia vencido o Independiente, com gol de Villalba no final do primeiro tempo. Já no domingo o River venceu o Argentinos dentro de La Paternal, mesmo jogando com vários suplentes. Cavenaghi abriu o placar, Rinaldi empatou e o jovem Boyé deu a vitória aos milionários.

Em outras partidas importantes, o Racing (jogando com muitos reservas) bateu o Huracán no Cilindro com dois gols marcados nos últimos 15 minutos por Sanchez e Nuñez. No clássico do sul, o Lanús venceu o Banfield fora de casa. Aguirre e Melano marcaram para os granates, e Asenjo descontou para o Taladro. Em Mendoza, Godoy Cruz e Vélez ficaram no 2 a 2. O Taque Pavone marcou ambos os gols fortineros, enquanto Fernandez e Ayoví anotaram para o Tomba.

Nesta segunda, um show de Santiago Silva aliviou a perigosa situação de Martin Palermo à frente do Arsenal, que bateu o Newells por 3 a 0. O uruguaio marcou duas vezes, enquanto Ruiz fechou o placar já nos minutos finais. Mais uma atuação ruim dos leprosos, que decepcionam ao ficarem a 7 pontos dos quatro líderes. Logo em seguida o Tigre venceu o Estudiantes pela vantagem mínima, graças a um gol de Wilchez logo no começo da partida. Após um começo promissor, a equipe platense perdeu fôlego e está a 10 pontos dos líderes.

Outros resultados: Crucero del Norte 1 x 1 Atlético Rafaela, Temperley 2 x 1 Colón, Olimpo 0 x 0 Defensa y Justicia, Gimnasia La Plata 4 x 1 Aldosivi e Unión 0 x 1 Sarmiento.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 12 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.