LibertadoresRiver

River se classifica de forma dramática e espera rival nas oitavas

riverp

 

Emocionante! Se fosse pra resumir em apenas uma palavra a classificação do River Plate para a segunda fase da Copa Libertadores da América na noite desta quarta-feira, seria essa a escolhida. Com uma apresentação muito diferente das que aconteceram durante a primeira fase da competição, o time venceu fácil o San Jose da Boívia por 3-0, com gols de Mora (2) e Teo Gutierrez e contou com a vitória do Tigres pra cima do Juan Aurich no Peru, em um jogo de muitas reviravoltas.

Precisando da vitória e empurrado pelo seu torcedor que lotou o Monumental de Nuñez, o  River logo foi pra cima e aos 3 minutos Mora escorou cruzamento de Martínez e mandou no travessão. Aos 8 foi a vez de Martinez arriscar de fora da área e a bola passar a lado do gol de Lampe. Sem dar folga, Sanchez aproveitou cruzamento pela direita e escorou de cabeça, obrigando o goleiro boliviano a fazer grande defesa. Dos 10 aos 18 minutos a torcida do River voltou as atenções para o jogo no Peru. O Tigres fez 1-0 e logo na sequência o Juan Aurich empatou. Poucos minutos depois o time mexicano voltou a frente, o que deixava o River precisando da vitória simples para se classificar. Empurrado pelo seu torcedor o time Millionario dominava o meio campo, mas não conseguia chegar com objetividade ao ataque.

O San Jose chegou pela primeira vez na área dos donos da casa somente aos 38 minutos, quando Bustamante foi ao fundo e tocou para Reyes livre chutar e exigir de Barovero uma grande defesa. O susto veio acompanhado de uma  sequência de emoções nos minutos seguintes, quando a torcida recebeu a notícia aos 41 do gol de empate do Aurich. No mesmo momento, depois de cobrança de escanteio, Mora arriscou da entrada da área e colocou no canto esquerdo de Lampe, abrindo o placar: 1-0.

Para o segundo tempo, Gallardo voltou com Driussi na vaga de Pisculichi e  foi ele que puxou o primeiro ataque, que Martinez mandou na zaga. Na cobrança de escanteio, Maidana cabeceou pra fora. Aos 5 minutos, o drama Millionario começou. O Juan Aurich marcou de pênalti no Peru e encaminhou a classificação, já que ia deixando o River sem chance de alcançá-lo no numero de pontos. Como no primeiro tempo, assim que o gol saiu no Peru, o River respondeu, também de pênalti. Mora converteu fazendo 2-0. Já entregue no jogo, o San Jose apenas observou Teo Gutierrez escorar cruzamento pela direita e fazer 3-0.

O jogo no Monumental terminou aí. Todas as atenções se voltaram para o Peru, onde o Aurich ainda vencia o Tigres e anulava a vitória Millionaria no Monumental. Mas as emoções maiores ainda estavam por vir e atendiam pelo nome de Esqueda. O atacante mexicano em noite inspirada empatou  jogo e devolveu a esperança ao time argentino. E aos 30 minutos, ele de novo, virou o jogo no Peru e colocou a classificação no colo do River: Tigres 4-3.

As faces em Buenos Aires eram de apreensão. Como o River apenas tocava a bola no meio campo e o San Jose não oferecia perigo algum, a concentração estava apenas na outra partida. O Tigres ainda fez mais um e quando o torcedor Millionario pensou que podia enfim soltar o grito de classificado, o Aurich, com quatro atacantes em campo encostou no placar: 5-4. A angústia do torcedor durou até aos 48, quando o jogo se encerrou no Monumental e 1 minuto depois terminou no Peru.

Daí pra frente a torcida Millionaria tratou apenas de comemorar, aquela que talvez tenha sido uma das classificações mais dramáticas dos últimos tempos para o River Plate, que agora espera o time de melhor campanha geral na primeira fase, que pode ser nada menos que o grande rival, Boca Juniors. Gallardo, ao final da partida disparou: “Que venha qualquer um”.

As emoções para o torcedor do River parece que apenas começaram na Libertadores.

 

Alexandre Silva

Quase ex-jornalista. Apresentador e repórter na Rádio Transamerica BH, mineiro e torcedor da Seleção Argentina desde a Copa de 98. @AlexandreSilva8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.