BocaLibertadores

Boca despacha o Palestino e termina a fase de grupos com 100%

Calleri lutou muito e marcou um dos gols da vitória xeneize
Calleri lutou muito e marcou um dos gols da vitória xeneize

Em uma partida na qual não teve boa atuação na maior parte do tempo, o Boca Juniors venceu o Palestino por 2 a 0 em casa, com gols marcados no final do jogo. O placar praticamente selou o superclássico nas oitavas de final da Libertadores e garantiu os 100% de aproveitamento xeneize na fase de grupos. Marín e Calleri marcaram os gols da vitória.

A partida começou muito disputada. O Boca procurou exercer o protagonismo desde que a bola rolou na Bombonera. Mas disputando uma vaga na segunda fase, o Palestino tampouco se intimidou. Marcava muito bem o rival e buscava os contra ataques. Num deles, Orión salvou gol certo de Riquelme. Na cobrança de escanteio, Marín salvou em cima da linha o gol chileno. A partida era dura.

O primeiro tempo terminou com o placar em branco. Mal a bola rolou para a segunda etapa e a partida foi interrompida por problemas na iluminação. Após oito minutos de paralisação e o jogo recomeçou. O Boca jogava muito mal e se sentia desconfortável frente a um Palestino que marcava muito bem e tentava eventualmente marcar o gol que lhe daria a classificação, já que o Montevideo Wanderers vencia o Zamora na Venezuela. Guajardo chegou a ter nos pés o gol da classificação, mas finalizou mal.

Mas Rodolfo Arruabarrena percebeu a situação e fez modificações que transformaram a partida. Entraram Castellani, Gago e Vadala, que foram fundamentais para que o Boca começasse a pressionar o rival na parte final do jogo. Os auriazuis começaram a aproveitar melhor os espaços deixados pelo Palestino, que se lançou à frente em busca do gol da classificação. E nos últimos minutos o Boca chegou à vitória.

Aos 44 minutos Marín aproveitou um escanteio e cabeceou para abrir o placar. Aos 55 um contra ataque muito bem articulado terminou com Vadala servindo Calleri, que não perdoou. O Boca havia vencido um jogo muito duro, que em vários momentos pareceu ter fugido de seu controle. Restou aos chilenos se conformar com a eliminação. Agora os xeneizes esperam as duas últimas partidas do Corinthians para saber seu adversário nas oitavas de final. A menos que o timão vença ambas e tire oito gols de vantagem, os auriazuis vão encarar um superclássico contra o River, pior segundo colocado a se classificar.

BOCA JUNIORS: Orión, Marín, Burdisso, Komar e Monzón; Meli, Cubas (Gago) e Cristaldo (Castellani); Martínez (Vadala), Calleri e Chávez.

PALESTINO: Melo, Carvajal, Lanaro, Escudero (Díaz) e Torres; Rosende (Guajardo), Farias, e Valencia; Silva, Vidangossy (Valenzuela) e Riquelme.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.