Primeira Divisão

Rivais tropeçam, e Boca e River dividem a liderança do argentino

Torito Cavenaghi marcou dois e ajudou o River a se manter na liderança ao lado do Boca
Torito Cavenaghi marcou dois e ajudou o River a se manter na liderança ao lado do Boca

Torcedores de Boca e River tiveram uma grande semana. Pela Libertadores os xeneizes garantiram a melhor campanha geral, com 100% de aproveitamento, enquando os milionários conseguiram uma classificação que em vários momentos pareceu impossível. No fim de semana Rosário Central e San Lorenzo tropeçaram, e os dois gigantes aproveitaram para vencer seus jogos e dividir a liderança do campeonato nacional.

A primeira boa notícia para a dupla de rivais veio já na sexta. Com jogo decisivo pela Libertadores, o Estudiantes, treinado pelo interino Nelson Vivas, mandou uma equipe alternativa a campo. E mesmo com uma formação em que predominavam os reservas, os pinchas conseguiram segurar bem o Rosário Central. Chegaram a abrir ao placar aos 26 minutos do segundo tempo, com Jara. Mas a dez minutos do fim Donatti empatou de cabeça.

Prestes a encarar um jogo decisivo pela Libertadores, o San Lorenzo mandou a campo uma equipe alternativa para enfrentar o Aldosivi em Mar del Plata. Apesar da escalação e de jogar fora de casa, o Ciclón buscou o jogo e teve oportunidades de marcar. Mas ao fim quem marcou foi o rival, com Pepe Sand aos 37 minutos de jogo. A derrota empurrou o clube de Bajo Flores da liderança para a quinta colocação.

Com isso, Boca e River precisavam apenas vencer na noite de domingo para dividirem a liderança. E ambos conseguiram. O Boca foi a Lanús e venceu um rival complicado por 3 a 1. Ayala abriu o placar para os granates logo nos primeiros minutos, mas Carrizo, Pavón e Lodeiro viraram o jogo para os xeneizes. Enfrentando o Banfield em casa, o River venceu sem sustos por 4 a 1. Driussi e Funes Mori abriram vantagem para os milionários, Cuero descontou, mas Cavenaghi marcou mais dois para fechar o placar.

Quem mais uma vez não teve uma boa rodada foi a dupla de Avellaneda. O Independiente recebeu o Argentinos Juniors e não saiu do zero a zero. O mesmo placar do Racing contra o Nueva Chicago, que algumas rodadas atrás também conseguiu segurar o Boca. Quem teve um ótimo fim de semana foi o Belgrano, que bateu o Crucero del Norte graças a um gol de Óbolo, e empatou com o Rosário Central na terceira colocação, a dois pontos dos líderes.

Outros resultados: Sarmiento 2 x 0 Arsenal, Vélez Sarsfield 0 x 1 Gimnasia La Plata, Huracán 1 x 2 Tigre, San Martin 2 x 0 Olimpo e Defensa y Justicia 0 x 1 Temperley

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 6 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.