LibertadoresRacing

O sonho acabou: Racing não sai do zero e está fora da Libertadores

0528_racing_eliminado_g_dyn

Após noventa minutos de agonia em um Cilindro abarrotado, o Racing foi eliminado da Libertadores ao não sair do zero a zero contra os paraguaios do Guaraní. A Academia assim foi o único dos derrotados no jogo de ida a não reverter a situação na volta, e impediu uma semifinal argentina contra o River Plate.

Desde o primeiro minuto ficou muito claro o desenho da partida. Guarani recuado, marcando forte, reduzindo espaços e deixando apenas Santander na frente. Racing trocando passes, movimentando suas peças, tentando encontrar brechas na cerrada marcação rival. A partida foi um jogo de xadrez nos primeiros 45 minutos. Na maior parte do tempo a defesa paraguaia levou vantagem, mas a Academia conseguiu criar algumas oportunidades. A partida era agradável.

Até que no minuto final da primeira etapa aconteceu um lance chave. A defesa racinguista bobeou, Palau roubou a bola, entrou livre e passou por Saja, que o derrubou. O árbitro corretamente assinalou o pênalti e expulsou o ex goleiro do Grêmio. Parecia o fim do sonho. Mas Ibanez defendeu de forma espetacular a cobrança de Benitez e manteve a Academia viva na disputa.

Com um a menos, o Racing voltou com tudo na segunda etapa. Os primeiros minutos foram de intensa pressão. Várias oportunidades, e na melhor delas Milito entrou livre na pequena área e, desequilibrado, chutou em cima de Aguilar. A blitz do time da casa era muito forte, e parecia difícil que os visitantes suportassem 45 minutos nesse ritmo.

Mas a coisa mudaria. Lentamente o Racing começou a sentir o cansaço, o peso de jogar com um a menos e o Guaraní passou a controlar melhor o jogo à medida que o segundo tempo avançava. Bou e Milito estavam nitidamente exaustos, o que reduzia muito as chances de sua equipe. Nos ultimos 20 minutos as melhores chances foram paraguaias, e nos descontos Santander perdeu gol feito que daria a quarta vitória seguida à sua equipe. Assim, quando a partida acabou foi apenas a confirmação da classificação de uma equipe aguerrida e excelente na marcação.

RACING: Saja, Pillud, Cabral, Grimi e Voboril; Acuña (Ibanez), Videla, Aued (Romero) e Camacho (Fernandez); Bou e Milito.

GUARANI: Alfredo Aguilar, Patiño, Cáceres, Maldonado e De La Cruz (Filippini); Mendoza, Palaus, Bartomeus e Contrera (Ocampo); Benitez (Juan Aguilar) e Santander.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.