LibertadoresRiver

River Plate vence o Cruzeiro no Mineirão e está na semifinal da Libertadores

CGD6gutUsAEVtUf

No seu melhor jogo do ano, o River Plate eliminou o Cruzeiro em pleno Mineirão, por 3 a 0, e está classificado para semifinal da Copa Libertadores da América. A história perfeita para os torcedores do River foi escrita com gols de Carlos Sánchez, Maidana e Téo Gutiérrez, que junto de seus companheiros, mostraram que o River terá que ser respeitado na competição continental, já que quer prolongar o roteiro copero rumo ao tri campeonato.

A tarefa não era das mais fáceis para o River Plate. Teria que reverter uma vantagem boa do Cruzeiro, que venceu o primeiro jogo das quartas de final em pleno Monumental. Principalmente com um Mineirão com 60 mil pessoas, que acreditavam que seria mais um bom jogo do Cruzeiro em busca da vaga nas semi da Copa Libertadores. Sendo assim, o roteiro estava escrito para um jogo histórico.

O treinador do River Plate, Marcelo Gallardo, sabia que precisava mudar essa história e começou o jogo com Gabriel Mercado e Rojas, que deram uma cara totalmente diferente para o River, principalmente com Mercado, que foi um monstro na marcação e duelo com Mena, impedindo o chileno de descer ao campo de ataque. Tudo bem que a primeira oportunidade do jogo foi do Cruzeiro, com Willian, aos cinco minutos.

Mas essa noite, que no final seria histórica, começou a melhorar para o River Plate ainda nos primeiros 10 minutos. O time dominava o meio-campo e chegava a todo momento no campo de ataque, assustando o goleiro Fábio. Todavia a felicidade só foi concretizada aos 19 minutos, quando Manoel errou, Téo aproveitou e deixou Carlos Sánchez na cara do gol, o ótimo jogador uruguaio só teve o trabalho de escolher o canto e abrir o placar para o River, calando o Mineirão.

Com a vantagem, a torcida do River que já mandava no estádio mineiro, começou a silenciar de vez os cruzeirenses. O River cresceu junto e a partir daí foi o mandante do confronto, mas ainda precisava de mais um gol para evitar os pênaltis. Quase ele veio aos 43 minutos, quando Ponzio perdeu grande oportunidade na frente de Fabio. Mas aos 45 não teve jeito, Vangioni cobrou o escanteio e Maidana subiu mais alto para fazer o segundo tento millonario e vibrar muito com os jogadores que estavam no banco de reservas.

O Cruzeiro precisava de dois gols para classificar e foi pra cima no começo da segunda etapa, porém um balde de água fria aos seis minutos. Téo Gutiérrez deu um drible humilhante no Bruno Rodrigo e saiu na cara de Fábio, o colombiano só colocou a bola no canto esquerdo do arqueiro cruzeirense e fez o terceiro gol do River, calando de vez o Mineirão, em um resultado histórico, no melhor roteiro possível.

Esse foi a melhor apresentação do River no ano, jogando com muita autoridade e colocando respeito para o restante decisivo da Copa Libertadores. Ainda teve jogo depois dos 3 a 0, o Cruzeiro na pressão acertou duas bolas na trave, mas os visitantes foram gigantes e só não aumentaram a vantagem porque a equipe de Marcelo Gallardo soube guardar folego para manter a vantagem, e de uma maneira histórica, se classificar para semifinal da Copa Libertadores da América.

Victor Limeira

Jornalista formado pela faculdade paulista FIAM/FAAM. Acompanha não só o futebol argentino como as ligas menores da Europa. Começou a escrever para o Futebol Portenho em agosto de 2010 principalmente por ter uma paixão do futebol que reúne alma, raça e um belo toque de maestria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 19 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.