EspeciaisLibertadoresRiver

Guido Carlotto: talvez o mais feliz torcedor do River ontem

Guido2

5 de agosto de 2015 ficará marcado como o dia da ressurgimento do River. A mesma data em 2014 marcou outro ressurgimento: o de Guido Carlotto, que crescera como Ignacio Urban. Era o neto desaparecido de Estela Carlotto, a líder das Avós da Praça de Maio. Elas são mulheres que buscam reencontrar os netos que, filhos de opositores políticos – ou quem apenas parecia – da última ditadura argentina, foram retirados ainda bebês dos pais biológicos e entregues a cidadãos “de bem”.

A foto que abre a imagem não foi tirada ontem, mas poderia ter sido. A homenagem ocorreu em setembro de 2014, antes de um River x Tigre. Guido/Ignacio é torcedor riverplatense. É de se pensar como deve ter passado ontem, celebrando o primeiro aniversário sob a nova identidade justo no dia em que o clube do coração voltou a vencer a Libertadores.

Dedicamos há um ano, por conta do ressurgimento de Guido, uma nota mostrando a relação das Avós com o futebol argentino, cuja seleção costumeiramente empresta imagem para divulgar a ação do grupo: clique aqui. Guido foi o neto número 114 (estimam que foram quinhentos os roubados) encontrado pelas corajosas Avós. Foi comemorado de maneira especial, pois Estela é bastante querida e após ter ajudado que outras avós revessem 113 netos finalmente teve a sua vez.

Cerca de um terço dos netos recuperados reapareceu em apenas sete anos, desde a campanha “sua consulta não machuca” em 2007, focada naqueles que nasceram no período ditatorial e têm dúvidas sobre a própria identidade. O primeiro jogador a participar da campanha, aliás, esteve ontem no Monumental de Núñez: foi o volante Leonardo Ponzio, que naquele 2007 ainda era um recém-chegado ao River. Seu vídeo encontra-se na matéria mencionada acima.

Não deixa de ser uma outra volta por cima do River também nesse aspecto: o general Roberto Viola, presidente de facto do país em 1981, chegou a ser nomeado sócio honorário naqueles tempos tenebrosos.

Abaixo, tweets de astros argentinos naquele 5 de agosto de 2014, comemorando a reaparição de Guido, e crítica válida do jornalista Esteban Bekerman.

Concluímos aqui a série de especiais comemorativas do título. Abaixo, os demais:

*Maidana e Bertolo, os primeiros a vencer a Libertadores por Boca e River

*Gallardo é o 7º a vencer a Libertadores como jogador e técnico. 5 são argentinos

*Funes e Veira: o Alario e o Gallardo na 1ª Libertadores do River

Carlotto
A divulgação há um ano de que Estela, ao centro, localizou o neto
maradona
O técnico Maradona recebendo Estela com todas as honras na concentração da seleção na Copa de 2010

 

Caio Brandão

Advogado desde 2012, rugbier (Oré Acemira!) e colaborador do Futebol Portenho desde 2011, admirador do futebol argentino desde 2010, natural de Belém desde 1989 e torcedor do Paysandu desde antes de nascer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.