Primeira Divisão

Buenos Aires: a cidade que mais tem campos de futebol no mundo

1

Não há cidade no mundo em que se assista e jogue mais futebol do que Buenos Aires. A região metropolitana da capital argentina com seus 13 milhões de habitantes é a terceira maior da América Latina e a que possui mais estádios com capacidade para mais de 10 mil espectadores: são 36 no total. O número supera cidades como São Paulo, com 15, Londres com 12, Rio de Janeiro com nove e Madrid, com cinco. Entre os 36 campos de Buenos Aires e região, o maior é o Monumental de Nuñez, casa do River Plate e da Seleção Argentina com capacidade para 61.688 pessoas. Depois, o “Cilindro” do Racing em Avellaneda com 51.389. De acordo com o levantamento, realizado pelo site “Canchallena”, existem mais seis estádios com capacidade entre 40 e 50 mil pessoas, seis entre 30 e 40 mil, oito entre 20 e mil e outros 14 estádios com capacidade para 10 a 20 mil pessoas. Somente na capital (Ciudad Autonoma de Buenos Aires), onde vivem 2,7 milhões de pessoas, são 412 campos de futebol, em clubes, parques e de aluguel, sem contar os estádios.

Segundo o escritor Alejandro Dolina, na Capital Federal e região, muitos dos habitantes jogam futebol pelo menos uma vez por semana, em ligas amadoras ou jogos sem compromisso, que quase sempre terminam num belo churrasco. “É raro por aqui aquele que não tenha costume de jogar futebol pelo menos uma vez por semana. Desde garotos até os mais velhos. Quando viajo, a Madrid ou Barcelona vejo que é muito mais difícil ver gente jogando futebol amador ou nas ruas”. Porém a qualidade dos estádios é criticada pelo autor. “A Seleção Argentina está entre as cinco melhores do mundo, mas seus estádios não estão de acordo com essa realidade. São mal conservados, inseguros e a maioria tem problemas de estrutura”, diz.

“Buenos Aires é uma das três cidades com mais estádios de futebol, de qualquer tamanho, junto com Londres e Montevidéu. Uma das explicações possíveis é que aqui se manteve a tradição britânica de que cada clube tenha seu próprio estádio”, comenta Julio Frydenberg, professor da Universidade de Buenos Aires e autor do livro “História Social do Futebol”. Estima-se que na capital onde vivem 2,7 milhões de habitantes, existam 412 campos de futebol de 5 a 11 jogadores, de aluguel ou em clubes e parques, sem contar os estádios. “Em outros países é natural que os times de uma cidade joguem no estádio municipal. Aqui sempre teve a tradição de cada clube conseguir um terreno e erguer seu próprio estádio, com a ajuda dos moradores da região”, destaca o professor.

Alexandre Silva

Quase ex-jornalista. Apresentador e repórter na Rádio Transamerica BH, mineiro e torcedor da Seleção Argentina desde a Copa de 98. @AlexandreSilva8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.