Primeira Divisão

River, Independiente e Huracan garantem classificação na Sul Americana

Independiente-sigue-carrera_OLEIMA20150930_0238_29

A quarta-feira foi de 100% de aproveitamento para os times argentinos na Copa Sul Americana. River Plate, Independiente e Huracan, passaram por LDU, Olímpia e Sport Recife respectivamente e garantiram seus lugares nas quartas de final da competição continental. o outro representante, o Lanús, entra em campo nesta quinta-feira contra o Defensor no Uruguai, tentando manter o aproveitamento na competição.

A altitude foi o problema

Na altitude de mais de 2 mil metros em Quito, o River perdeu por 1-0 para a LDU, mas a vantagem conseguida no primeiro jogo quando bateu a equipe equatoriana por 2-0, garantiu a sequencia do time na competição. O River entrou em campo para administrar a vantagem, mas a equipe de Marcelo Gallardo não se intimidou e teve lances de perigo já no início da primeira etapa. Sempre com Alario e Mora, o time chegava bem e respondia nos contra ataques as investidas do time da casa. No decorrer da partida, se poupando pela altitude, a equipe soube se defender bem e segurar a pressão dos equatorianos.

liga-river.jpg_35960795

Na segunda etapa, disposta a conquistar o resultado que lhe daria a classificação, a LDU partiu com tudo para o ataque. Até que aos 7 minutos, após uma falta cobrada na área tocou a trave de Barovero e um minuto depois, aproveitando um cruzamento da direita, Mina tocou de cabeça e abriu o placar. A partir daí o time argentino se armou fortemente na defesa, enquanto a LDU atacava desordenadamente. O pior momento do River foi aos quando Kranevitter cometeu pênalti em Alvez. O uruguaio da LDU bateu pra fora, a esquerda de Barovero. A pressão continuou até os minutos finais, mas o River conseguiu suportar e se garantir na próxima fase da competição, quando espera a definição do adversário entre Chapecoense x Libertad-PAR.

A grande preocupação do River é com Lucas Alario, que saiu sentindo uma luxação no ombro direito. Nesta quinta-feira, quando a delegação chega a Buenos Aires, o atacante passará por uma série de exames que determinará a gravidade da contusão. Caso necessite de cirurgia, Alario poderia perder inclusive o Mundial de Clubes em dezembro, devido ao tempo de recuperação.

Alario-termino-lesionado-Quito_OLEIMA20151001_0064_29
Alario sente a contusão já no final da partida. Foto: Olé

 

O confronto dos “Reys de Copas”

Diante de um Defensores del Chaco lotado, o Independiente soube administrar bem o resultado da primeira partida, quando venceu por 1-0 e segurou o empate sem gols. O Olimpia disposto a reverter o resultado, quase abriu o placar logo aos 6 minutos, quando Nuñez mandou por cima do travessão. Sempre em velocidade pelas laterais, o Rey de Copas Paraguaio imprimiu um ritmo forte no início do jogo, mas pecava sempre nas finalizações. O Independiente chegou com real perigo somente aos 28 minutos, quando Diego Vera escapou no meio da zaga e tentou encobrir o goleiro Barreto, que defendeu. Desordenado, o time da casa ainda perdeu Aranda expulso ainda no primeiro tempo após cometer falta em Ortiz, o que prejudicou bastante a equipe, que não conseguiu demonstrar o mesmo ímpeto inicial.

fotos-Olimpia-Independiente_OLEIMA20150930_0220_8

Na segunda etapa o Rojo voltou melhor e soube administrar a vantagem com competência. “Cebolla” Rodriguez foi quem levou mais perigo ao gol do Olímpia, em jogadas de velocidade. A preocupação do time de Avellaneda, ficou por conta do artilheiro Lucas Albertengo, que saiu reclamando de dores no joelho.

 

Copero Huracan

Abila-hizo-Globo_OLEIMA20150930_0237_29
Wanchope Ábila comemora um de seus gols na classificação do Globo. Foto: Télam

E o “mais copero Huracan” dos últimos anos, que venceu a Copa Argentina e a Supercopa Argentina na temporada passada, não tomou o menor conhecimento do Sport Recife no El Palácio e atropelou: 3-0 com gols de Ábila (2) e Bogado. A equipe que não faz um bom campeonato nacional, ocupando atualmente a 24ª entre 30 equipes da competição, partiu pra cima desde o início do jogo e sufocou o adversário. No primeiro tempo o Sport teve poucas chances, sempre através de brechas dadas pela defesa argentina.

Os gols saíram somente na segunda etapa, logo aos 3 minutos Espinoza lançou na área, a bola passou pela defesa do Sport e ficou com Ábila, que bateu na saída de Danilo Fernandes para abrir o placar. Aos 7, desestruturado pelo gol sofrido, a zaga rubro negra rebateu uma bola na área que sobrou para Bogado ampliar. Mas tinha mais, aos 27 minutos, Distéfano cruzou na área e Ábila cabeceou para defesa de Danilo. No rebote, o mesmo Ábila mandou para o fundo das redes do El Palácio matando a classificação à próxima fase. O Huracan espera a definição do adversário que sai do confronto entre Defensor x Lanús hoje a noite.

Alexandre Silva

Quase ex-jornalista. Apresentador e repórter na Rádio Transamerica BH, mineiro e torcedor da Seleção Argentina desde a Copa de 98. @AlexandreSilva8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 7 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.