Arquivo

Sorteio da Libertadores: Boca e River dão sorte. San Lorenzo cai em grupo duríssimo

grupos

Ao fim de uma longa e chatíssima solenidade, a Conmebol finalmente realizou o sorteio da Libertadores 2016. Nele, os clubes argentinos tiveram sorte muito variável. River Plate e Boca Juniors tiveram sorte e foram premiados com grupos muito acessíveis. O Racing também não tem muito a reclamar. O Huracán terá dificuldades. San Lorenzo e Rosario Central foram agraciados com adversários duríssimos.

Campeão da última Libertadores, coube ao River Plate ser o cabeça de chave do grupo 1. As companhias já definidas são os bolivianos do The Strongest e os venezuelanos do Trujillo. Equipes que podem dar um cansaço no Milo, em especial os bolivianos, que vem fazendo boa figura nas últimas edições, mas nada que possa ameaçar um candidato ao título de se classificar. O que complica a chave é a possível presença do São Paulo, caso vença o Cesar Vallejo na chamada Pré-Libertadores. Ainda assim, a classificação não deve escapar.

O Boca vai encarar um grupo bem semelhante, em uma chave que já tem Bolívar e Deportivo Cali definidos. O vencedor do confronto entre Racing e Puebla completa a chave. Assim, a lógica aponta para dois argentinos se classificando para os mata-matas, com os colombianos correndo por fora buscando roubar uma vaga.

Na ponta oposta está o San Lorenzo. O campeão da Libertadores de 2014 terá como rivais o Grêmio, a LDU e os mexicanos do Toluca. Respectivamente: um adversário muito forte, um rival perigoso e uma longuíssima viagem. Na mesma linha está o Rosário Central, que encara o tradicional Nacional do Uruguai, o Palmeiras e o vencedor do jogo mais duro da Pré-Libertadores: Universidad de Chile x River Plate (URU). Finalmente temos o Huracán, que teve a sorte de encarar o Caracas na Pré-Libertadores, mas se passar encara um grupo equilibrado, com Peñarol, Atlético Nacional e Sporting Cristal.

Vejam como ficaram definidos os jogos da primeira fase, aqui conhecida como Pré-Libertadores (na ordem do primeiro jogo. Na volta o mando se inverte):

G1: Oriente Petrolero x Santa Fé

G2: Huracán x Caracas

G3: Puebla x Racing

G4: River Plate(URU) x Universidad de Chile

G5: Independiente del Valle x Guaraní

G6: Cesar Vallejo x São Paulo

Grupos:

1: River Plate, Strongest, Trujillanos e G6

2: Nacional, Palmeiras, Rosário Central e G4

3: Boca, Bolívar, Deportivo Cali e G5

4: Peñarol, Sporting Cristal, Atletico Nacional e G2

5: Colo-Colo, Atlético-MG, Melgar e G5

6: San Lorenzo, Grêmio, LDU e Toluca

7: Olimpia, Emelec, Tachira e Pumas

8: Corinthians, Cerro Porteño, Cobresal e G1

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.