Primeira Divisão

Mancuello se despede do Independiente e vai ao Rio para se apresentar ao Flamengo

Ao lado do presidente Moyano, Mancuello se despede do Independiente em entrevista coletiva
Ao lado do presidente Moyano, Mancuello se despede do Independiente em entrevista coletiva

Após muitas negociações, finalmente está tudo certo entre Flamengo e Independiente para a transferência de Federico Mancuello para o clube carioca. O meio campista já se despediu dos companheiros, esvaziou seu armário no clube de Avellaneda e concedeu entrevista ao lado do presidente do Rojo, Hugo Moyano, confirmando a saída.

Segundo veículos da imprensa argentina, a oferta inical do Flamengo era de 1,5 milhão de dólares por metade dos diretos do jogador, considerada insuficiente pela direção do Independiente. Após um aparente impasse que já se estendia por semanas, a direção rubro-negra mudou a proposta, finalmente aceita pelos comandantes do Rojo: 3 milhões de dólares por 90% dos direitos do meio campista.

Hoje, Mancuello deu entrevista coletiva ao lado do presidente Moyano, na maior parte do tempo dedicada a falar sobre a gratidão que sente pelo clube de Avellaneda. Mas mandou seu recado aos torcedores rubro-negros: “sei que o Flamengo é muito grande, um dos clubes com maior torcida no mundo. Ao torcedor do Flamengo, digo que tenho muita vontade de estar lá e estou muito esperançoso. Falei com os dirigentes e fiquei muito feliz com o desejo deles de que eu estivesse lá. Tentarei retribuir com meu compromisso de sempre”.

Federico Mancuello tem 26 anos, e foi revelado pelo próprio Independiente, o único clube pelo qual atuou, exceto por um período de empréstimo ao Belgrano entre 2011 e 2012. Atuou no clube como lateral-esquerdo, segundo volante e meia armador. Sua grande fase ocorreu nos últimos dois anos, quando finalmente se tornou protagonista do time rojo.

Foi quando passou a ter mais liberdade para jogar, seja como um segundo volante com dupla função, saindo para armar o jogo quando o time tem a posse da bolsa seja como meia armador. No ano passado, jogou como armador e marcou 13 gols, vários dos quais de bola parada, fundamento em que se aprimorou bastante nos últimos anos.

Mancuello terá a missão de ser o primeiro ex-Independiente a vingar no Flamengo: o ponta Raimundo Orsi (anos 30) e o defensor Sabino Coletta (anos 40) foram campeões estaduais quando isso importava, mas jogaram pouquíssimo; o atacante Claudio Borghi e o meia paraguaio Diego Gavilán decepcionaram nos dois. A recíproca é verdadeira e o volante Alejandro Mancuso, o zagueiro paraguaio Claudio Gamarra e o lateral uruguaio Sergio Ramírez não deram certo em Avellaneda. Já o técnico Armando Renganeschi integrou a campanha roja campeã de 1963, mas foi demitido ainda no início por maus resultados, enquanto venceu nos rubro-negros o Estadual de 1965 mas perdeu para o Bangu o de 1966. Clique aqui para relembrar os demais argentinos da história flamenguista.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 8 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.