Primeira Divisão

Mercado de Passes: como estão se movimentando os clubes argentinos

A atual crise na Associação de Futebol Argentino (AFA) deixa os clubes também em uma situação complicada. Sem calendário definido para o segundo semestre, a não ser com as disputas da Copa Argentina e Copa Sul Americana, os clubes seguem em pré-temporada e movimentando o mercado de passes.

Até o momento sete equipes mudaram de treinador, sendo as principais mudanças no Independiente que trocou Mauricio Pellegrino pelo velho ídolo Gabriel Milito e no San Lorenzo que muda Pablo Guede pelo uruguaio Diego Aguirre, ex-Atlético-MG e Internacional. Por falar no San Lorenzo, o time realizou até agora a principal contratação do mercado de passes repatriando um velho conhecido da torcida: o zagueiro Fabricio Coloccini de 34 anos que retorna ao clube onde foi campeão argentino em 2001 após uma passagem de 15 anos no futebol inglês. Coloccini que disputou a Copa de 2006 e foi medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas em 2004 já havia manifestado o interesse de retornar ao Nuevo Gasometro desde o ano passado. “Sonhava com este retorno já há um bom tempo, mas não conseguia o acordo com o Newcastle para a minha liberação. Agora que tudo se acertou estou feliz e venho para somar com os companheiros, espero ajudar nesse processo de transição do elenco”, disse em sua apresentação.

colocc
Coloccini em ação pela Seleção Argentina. Veterano encerrará a carreira no San Lorenzo. Foto: Getty Images

Talvez o clube que vive a maior transição de elenco na Argentina é o River Plate. Após a eliminação da Libertadores deste ano, o técnico Marcelo Gallardo já anunciava que o desmanche seria inevitável e os Millionarios estão trabalhando para retomar o trabalho vitorioso dos três últimos anos. Os campeões da America em 2015 perderam nada menos que 10 jogadores após o final da competição deste ano: Marcelo Barovero (Necaxa, México), Leonel Vangioni (Milan, Italia), Emmanuel Mamanna (Lyon, Francia), Julio Chiarini (Sarmiento de Junín), Guido Rodríguez (Tijuana, México), Tomás Martínez (Sporting Braga, Portugal), Alexander Ullúa e Juan Kaprof (Defensa y Justicia), Federico Andrada (Quilmes) e Luis González. O principal nome até agora em Nuñez é o do zagueiro Luciano Lollo, ex-Racing que chega por 3,5mi dólares e um contrato de quatro anos. Outro nome importante é o de Giovanni Simeone que retorna após empréstimo ao Banfield. O jogador está na lista dos atletas que disputarão as Olimpíadas do Rio no próximo mês.

gio_simeone_1002
Após ótima passagem pelo Banfield, Gio Simeone retorna como esperança ao River

O Rosario Central também não foi poupado no que se refere a saídas de jogadores. Nada menos que sete atletas deixaram os Canallas, enquanto Giovanni Lo Celso tem saída garantida em janeiro. As principais baixas são as do meia Franco Cervi que foi para o Benfica-POR e do zagueiro Donatti para o Flamengo. Para a defesa, chegou Marco Torsiglieri, ex-Boca e que estava no Morelia-MEX. O atual campeão Lanús é outro que passa por reformulação, perdendo o zagueiro Gustavo Gomez para o Besiktas-TUR, Oscar Benítez para o Benfica-POR, Gonzalo Castellani que retornou ao Boca e Lucas Mancinelli para o Temperley. Até agora chegaram além de nomes desconhecidos, o atacante paraguaio Brian Montenegro de 23 anos do Nacional.

Tosriglieri
Marco Torsiglieri tem a missão de substituir Donatti no comando de zaga do Central

No Estudiantes, o destaque para o retorno de Rodrigo Braña, campeão da Libertadores de 2009 ao lado do presidente Verón e para as saídas de Álvaro Pereira para o Cerro Porteño e Gaston “La Gata” Fernandez que foi para a Universidad do Chile. O rival Gimnasia perdeu dois de seus principais jogadores: o meia Fabian Rinaudo que retornou ao Catania-ITA e o atacante Walter Bou que foi para o Boca Jrs.

mauro-matos
Mauro Matos é a grande aposta do Newell’s

Outras contratações destacadas são a de Matías Suarez, 28 anos que retorna ao Belgrano após oito temporadas no Anderlecht-BEL. Suarez foi campeão belga por quatro temporadas e eleito o melhor atleta do campeonato em 2011 e 2012. O atacante Diego Morales que estava na LDU chega ao Tigre e o atacante Mauro Matos, ex-San Lorenzo vai ao Newell’s Old Boys.

Alexandre Silva

Quase ex-jornalista. Apresentador e repórter na Rádio Transamerica BH, mineiro e torcedor da Seleção Argentina desde a Copa de 98. @AlexandreSilva8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.