Especiais

Há 120 anos, o campeão argentino foi uma equipe B

O principal clube de futebol da municipalidade de Lomas de Zamora é o Banfield. Mas o maior campeão é o Lomas Athletic. Paradoxo? Explica-se: o Lomas desativou o futebol após ser rebaixado em 1909. Mas era tão forte que em 1896, ano da fundação do Banfield, a própria equipe B do vizinho terminou campeã. Os banfileños têm somente um título argentino, logrado em 2009, exatamente cem anos depois que perdeu a concorrência do Lomas Athletic, que ainda assim seguem os maiores campeões da área: foram cinco títulos. Ou seis, se considerarmos aquele da Lomas Academy.

Equipes B não são uma raridade no futebol, mas o comum é que compitam nas divisões inferiores. Não é assim atualmente na Argentina: há a segunda divisão propriamente dita e há um campeonato separado entre os quadro reservas dos clubes da elite. No passado, porém, a segunda divisão também comportava equipes B (a do Boca ganhou as de 1922, 1923 e 1936, por exemplo). E em tempos ainda mais distantes era possível aos clubes da elite inscreverem quantas equipes de si pudessem.

O campeonato argentino, após uma edição inaugural em 1891, é continuamente disputado desde 1893, edição conquistada pelo Lomas Athletic – clube fundado por alunos da Lomas Academy, colégio anglo-argentino da cidade de Lomas de Zamora. Em 1894, tornou-se o primeiro bicampeão, seja seguido ou alternado. Isso se ampliou em 1895, com o tri. Tamanha dominância ensejou neste ano a inscrição de uma equipe B, também chamada Lomas Academy. E o vice foi justamente ela.

Em 1896, o campeonato daqueles primórdios do futebol argentino reuniu cinco times, todos da comunidade britânica: além da dupla lomense, também o Flores Athletic, o Retiro Athletic e o Belgrano Athletic. Foi disputado em turno e returno de maio a agosto. Mas já em 11 de julho a Lomas Academy, ao vencer por 4-0 o Retiro, ficou inalcançável. O Flores chegou a golear-lhe por 4-1 na quinta rodada, mas terminaria dois pontos atrás. Nos duelos contra os “titulares”, a Academy ganhou ambos, 1-0 no primeiro turno e 2-0 no segundo.

A melhor exibição dos campeões, sem dúvida, foi os 6-1 sobre o Belgrano Athletic, que incorporaria a novidade a partir do campeonato seguinte, no qual também inscreveu times A e B. Este mesmo clube faria isso outra vez na edição de 1906, a terceira e última vez em que a elite admitiu duas equipes de uma mesma instituição. Isso porque o sucesso da experiência não foi repetida pelos lomenses em 1897: o Lomas Academy desafiliou-se e, reforçados pelos reservas campeões, o Lomas Athletic recuperou o título em 1897 (o artilheiro do campeonato, o escocês William Stirling, era da Academy em 1896) e o manteve em 1898.

Lomas02
Anderson (na foto, como presidente de rúgbi) foi o artilheiro do campeonato. À direita, o Alumni de 1903: McKechnie é o quarto em pé e Buchanan, o primeiro sentado. Eram da Lomas Academy

De certa forma, foram seis títulos seguidos, só superados na Argentina pelo hepta do Racing de 1913 a 1919. Em 1899, o Lomas manteve-se campeão, mas no rúgbi, esporte do qual foi um dos fundadores da federação argentina naquele mesmo ano (ao lado do mencionado Belgrano Athletic, dentre outros). Um dos presidentes da federação foi o inglês James Osvald Anderson, que individualmente também transitava nos dois esportes.

Como jogador do Athletic, Anderson foi o artilheiro daquele campeonato de 1897. Em 1902, esteve no primeiro jogo da seleção argentina de futebol, contra o Uruguai. Eram tempos de decadência do clube e ele é até hoje o único jogador que a seleção chamou do Lomas. Para a FIFA, o primeiro jogo foi este, mas a AFA considera como primeiro um de 1901, também contra o Uruguai. Anderson esteve neste também, acompanhado de outros dois lomenses, o goleiro Roberto Rudd e o ponta Guillermo Leslie, ex-membro da Academy de 1896. Rudd apitou o jogo de 1902.

Outros dois jogadores do Lomas nos tempos de ouro chegaram a defender a Argentina. E ambos estavam na equipe Academy em 1896: o escocês William Leslie, então centroavante em 1896, jogou como beque direito nas partidas de 1901 e 1902, já como jogador do Quilmes – ele, curiosamente, também apitou uma partida da Argentina, no 2-1 sobre o Uruguai. Fez dupla de zaga em 1902 com Walter Buchanan, campeão pela Academy e que já estava no Alumni, o sucessor dos lomenses como bicho-papão: este clube venceria dez vezes entre 1900 e 1911. No Alumni também jogou Juan McKechnie, goleiro da Academy em 1896.

A escalação do jogo do título, ocorrido em 11 de julho de 1896, foi Juan McKechnie; Joe E. Wright, Walter Buchanan; L. Jacobs, R. N. Clark, Ítalo Nóbili; John J. Bridge, Luis Nóbili (Walter Stirling), William Leslie, William Stirling e Guillermo E. Leslie. Alguns deles eram veteranos do título inaugural do Athletic, em 1893. Jogaram contra W. Brown; J. Murphy, J. Pendergast; J. Dunn, J. Holmes, J. H. Talbot; F. Clark, W. Tracey, H. Monroe, W. Brunt e J. Grindrod, do Retiro.

O atual Club Atlético Lomas segue existindo. Não chegou a ter o mesmo êxito no rúgbi e seu maior enfoque virou outro esporte bastante popular na Argentina, o hóquei sobre grama. Já dedicamos ao primeiro supercampeão argentino outros especiais. Clique abaixo:

Futebol e Rugby – Parte 2: o Club Atlético Lomas

Há 120 anos, começava o 1º campeonato da AFA

Há 115 anos, acabava uma era. E logo começava outra

Lomas03
Primeiro jogo da seleção argentina: Leslie, Buchanan e Rudd (de paletó escuro) são os três últimos em pé. Anderson é o terceiro sentado em cadeira. À direita, o foco atual do Lomas, o hóquei

Caio Brandão

Advogado desde 2012, rugbier (Oré Acemira!) e colaborador do Futebol Portenho desde 2011, admirador do futebol argentino desde 2010, natural de Belém desde 1989 e torcedor do Paysandu desde antes de nascer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.