Seleção

Crise financeira faz AFA desistir de Xerém e Seleção Argentina ficará na Vila Olímpica

A crise financeira da AFA afetou mais uma vez a preparação da Seleção Argentina para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A Federação não chegou a um acordo com o Fluminense e desistiu de ficar concentrado em Xerém, CT das categorias de base do clube carioca. Com isso, a seleção olímpica ficará hospedada na Vila Olímpica, sem a mesma privacidade e comodidade que teriam em Xerém, e treinará no Ninho do Urubu, do Flamengo.

As negociações com o Fluminense começaram há mais de um mês, mas ficaram estagnadas durante a Copa América e retornaram nas últimas semanas. O Fluminense exigia que a AFA pagasse pela estadia no local e por pequenas reformas e troca de mobília dos quartos, como camas e ar-condicionado. Mas a atual crise financeira fez a AFA desistir do negócio.

Além de ficar hospedada na Vila Olímpica, a seleção do técnico Olarticoechea terá que compartilhar o Ninho do Urubu com outras seleções olímpicas e o próprio time profissional do Flamengo, que seguirá treinando no local durante os Jogos. O Centro de Treinamento do Zico, CFZ, e o Estádio Nilton Santos também são opções de local para treino.

O acordo com o Flamengo foi fechado com o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, livrando a AFA de qualquer despesa com hospedagem e aluguel de um CT exclusivo.

Essa não é a primeira vez que a crise da AFA afeta a preparação os Jogos. Além de dificuldade de conseguir a liberação dos jogadores de seus clubes, a falta de dinheiro para a parte operativa fez o começo dos treinamentos em Ezeiza ser adiado duas vezes. Faltava dinheiro, inclusive, para a alimentação dos jogadores. Os treinamentos, que estavam programados para começar no início de Junho, mesmo com apenas 11 jogadores, só começaram no último dia 11 de Julho.

O ex-técnico da Seleção principal, Gerardo Martino, chegou a ficar alguns meses sem receber salário quando estava no cargo. E a dificuldade para a convocação dos jogadores para as Olímpiadas foi o estopim de sua demissão.

A Albiceleste está agora em preparação em Miami, nos Estados Unidos. Na última quinta-feira, empatou um amistoso com a Colômbia por 0 x 0. Neste domingo, o amistoso é contra Haiti, também em Miami. A última partida antes da viagem para o Rio de Janeiro é contra o México, em Puebla, no próximo dia 28.

Gabriel Rodrigues

Carioca criado no Rio Grande do Sul, desde cedo teve contato com futebol sul-americano e argentino e é admirador da cultura de arquibancada na Argentina. Estudante de Jornalismo na Universidade Federal Fluminense, já trabalhou no Lance! como setorista de Futebol Brasileiro e do Vasco.

One thought on “Crise financeira faz AFA desistir de Xerém e Seleção Argentina ficará na Vila Olímpica

  • Miguel Rodrigues

    Los hermanos estan hod… pero tienen futbol e ganas.
    será la final de la Olimpiada. Brasil e x Argentina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.