EspeciaisSan Lorenzo

40 anos do primeiro rebaixamento de um gigante: o do San Lorenzo

Originalmente publicado no aniversário de 35 anos, em 2016

Há 40 anos, Maradona ganhava seu título pelo Boca e é esse dado que repercutirá mais no mundo. Só mesmo algo assim para ofuscar outra faceta histórica daquele 15 de agosto de 1981: a queda do San Lorenzo, no primeiro rebaixamento de um dos cinco grandes argentinos. Ou dois seis grandes, para os conservadores que incluem o Huracán, o arquirrival sanlorencista, nesse grupelho (visão forte na época). A vergonha foi tanta que a pesada camisa azulgrana foi trocada pela reserva no segundo tempo. A comoção foi tanta que traz consequências até hoje: por causa daquilo, a AFA instalou o famigerado sistema de promedios para definir os rebaixados…

Entre 1968-74, não houve time mais vitorioso no cenário nacional do que o San Lorenzo. Foram quatro títulos, incluindo o primeiro invicto do profissionalismo argentino (o primeiro da série, no Metropolitano de 1968) e o primeiro bicampeonato anual no país, com as taças tanto do Metropolitano como do Nacional (também invicto) em 1972. Mesmo com campanha pobre, o título vinha, como foi o último da série, o Nacional de 1974. Em 1975, as taças não vieram mas o matador Héctor Scotta pulverizava a todos ao marcar 60 gols na temporada, ainda um recorde.

Os cartolas azulgranas não administraram o que era o auge do clube do bairro de Boedo. Clube que, melhor dizendo, acabaria saindo do bairro de Boedo. As dívidas – e uma pressão canalha da canalha ditadura, é justo dizer – acarretaram na venda já em 1979 do mítico estádio Gasómetro, até então o maior do país (“o Wembley argentino”: saiba mais). Também em 1979 saíram os quatro principais nomes: o elegante volante Claudio Marangoni, para o Sunderland, em uma das primeiras exportações ao futebol inglês; os únicos representantes sanlorencistas da Argentina campeão mundial no ano anterior, o zagueiro Jorge Olguín, ao Independiente, e o goleiro Ricardo La Volpe, ao futebol mexicano, onde criaria raízes; e o velho ídolo Narciso Doval, aos EUA.

Os remanescentes do ciclo de 1968-74 eram Victorio Cocco e Sergio Villar, recordista de jogos pelo time. Estiveram nas quatro taças e por causa delas foram por quarenta anos os maiores campeões pelo San Lorenzo, ao lado do goleiro Agustín Irusta e do volante Roberto Telch, também daquele período (foram superados em 2014 em alto estilo por Leandro Romagnoli, que com a Libertadores acumulou sua quinta taça). Em 1981, Villar seguia jogando enquanto Cocco era o técnico, o que não o impediria de barrar o ex-colega no meio do torneio. Jogador campeão duas vezes em 1972 e outra em 1974, o lateral Rubén Glaria, de volta do Racing, era mais um dos bons tempos.

Outro ídolo veterano que voltava era Scotta. Também reforçava os cuervos dois vira-casacas, Omar Larrosa, campeão da Copa de 1978 e ex-jogador do rival Huracán campeão de 1973 (Larrosa havia sido justamente o artilheiro huracanense daquela campanha), e Rubén Suñé, ex-Huracán e capitão das primeiras Libertadores vencidas pelo Boca, em 1977-78. Mesclavam-se a jogadores da base que futuramente virariam ídolos, casos do goleiro Rubén Cousillas, dos volantes Rubén Insúa e Armando Quinteros e dos atacantes Jorge Rinaldi e Walter Perazzo. Rinaldo e Insúa, anos depois, jogariam pela Argentina ainda defendendo o San Lorenzo, e Insúa seria o técnico campeão da Sul-Americana de 2002. Quinteros e Perazzo seriam semifinalistas da Libertadores de 1988.

Suñé, Moreno, Schamberger, Barreras, Cousillas e Quinteros; Scotta, Osvaldo Rinaldi (irmão de Jorge Rinaldi), Larrosa, Perazzo e Ceballos. À direita, o técnico Lorenzo

Se no papel o time era bom, em janeiro sofreu um baque terrível. Hugo Pena, pilar na defesa, faleceu eletrocutado em acidente doméstico na frente da família ainda em 9 de janeiro. O torneio já começou com mau presságio simbólico: derrota 4-1 para o Estudiantes, “em casa” – o San Lorenzo era o mandante, mas, sem casa própria, alugou o estádio do Ferro Carril Oeste (o FCO situa-se no bairro de Caballito, relativamente próximo a Boedo e no centro geográfico de Buenos Aires, o que o faz não raramente “emprestar” sua casa a outros times). Foi a primeira das quinze derrotas em 34 rodadas. O que definiu a queda, contudo, não foi exatamente as vezes que o time perdeu: o nono colocado Instituto de Córdoba também levou quinze reveses. Só que o Instituto ganhou treze. O San Lorenzo, só nove, mais apenas que o outro rebaixado, o Colón.

Ainda assim, a equipe teve chances vivas até a última rodada. Contra o próprio Colón o Sanloré jogou em seguida, batendo-o fora de casa por 1-0, gol de Mario Rizzi. Daí pecou-se pela irregularidade: derrotado “em casa” pelo Ferro Carril Oeste (os azulgranas eram mandantes, mas o jogo foi no estádio do próprio FCO), começou vencendo fora de casa o Rosario Central (vencedor do campeonato anterior) por 2-0 mas levou o empate. Daí ficou em 1-1 com o Racing na casa alugada pelo Ferro, mas bateu em Córdoba o Talleres, com gol de Eduardo Delgado aos 37 minutos do segundo tempo.

Alugando o estádio do vizinho Huracán, perdeu de virada para o Boca aos 40 minutos do segundo tempo, mas em seguida bateu o próprio Huracán na casa rival – um 3-1 com dois gols do vira-casaca Larrosa para os azulgranas, enquanto pelo lado rival marcava outro doblecamiseta, Marangoni. Após vencer o clássico, o CASLA, voltando a alugar o campo do Ferro, enfim emendou a segunda vitória seguida, um 1-0 no Platense. Perdeu depois do Sarmiento em Junín (2-0, dois gols de Ricardo Gareca) e emendou outras duas vitórias: mandando o jogo na Bombonera, bateu o Unión (chorado, com Delgado marcando os 2-1 aos quarenta do segundo tempo) e, no campo do Ferro, o Instituto (1-0).

Mas então vieram seis rodadas sem vencer: 3-1 para o Newell’s em Rosario; 1-0 para o Independiente no estádio do Vélez; 1-1 fora de casa contra o River; 1-1 mandando na casa do Ferro contra o Vélez; 1-1 fora contra o Argentinos Jrs; e 2-1 para o Estudiantes em La Plata, já pelo segundo turno. Desconsiderando-se o porte do San Lorenzo e tendo em vista a penúria econômica que vivia, o primeiro turno foi mais (ir)regular do que objetivamente um desastre. Em dezessete jogos, venceu seis e também perdeu seis. O problema maior foi na segunda metade. Foram só três vitórias. Após perder novamente para o Estudiantes, o Sanloré, no estádio do Ferro, venceu novamente o Colón (2-0). Mas perdeu cinco dos sete jogos seguintes, os últimos sob o comando técnico de Cocco.

A sequência incluiu duas goleadas contra outros dois grandes, Racing e Boca. Foi esta: 2-1 para o Ferro; 0-0 (no estádio do Ferro) contra o Rosario Central; o 4-0 para o Racing, em Avellaneda; um raro triunfo em um 2-1 sobre o Talleres (aos 44 minutos do segundo tempo, no estádio do Ferro); o 4-0 para o Boca, na Bombonera; e, como mandante no estádio do Boca, derrota de 1-0 no clássico com o Huracán. No dérbi, o San Lorenzo jogou quase todo o segundo tempo com um jogador a mais, mas sofreu o gol justamente nessa etapa. A rivalidade pesou e Cocco caiu nessa rodada.

descenso03
Gol de Maradona nos 4-0 do Boca. À direita, o recordista Villar ainda nos bons tempos

Carlos Román assumiu como técnico interino no jogo seguinte, mas o roteiro não mudou: 1-0 para o Platense. O substituto de Cocco não poderia ser outro: foi Juan Carlos Lorenzo, o técnico do vitorioso 1972 (e que mantivera sucesso treinando os primeiros títulos do Boca na Libertadores e no Mundial, entre 1977-78). Com El Toto Lorenzo, o clube buscou o empate em 1-1 com o Sarmiento, mandando a partida no estádio do Ferro, onde começou perdendo. Mas nem o velho comandante conseguiu fazer melhor trabalho. Os cuervos perderam do Unión em Santa Fe (2-1) e foram em seguida massacrados em Córdoba pelo Instituto, um 6-2 que chegou a ser 5-0 só no primeiro tempo.

As esperanças se mantinham porque na época a vitória valia dois pontos, e não três. Assim, quem não disputava a liderança não estava tão distante. O San Lorenzo caiu em penúltimo com 28 pontos, só seis a menos do que o sétimo colocado, o Rosario Central. O Colón, último com 21 pontos, era carta fora. Os concorrentes contra a penúltima posição eram sobretudo Vélez, Platense, Sarmiento, Estudiantes, Talleres e um Argentinos Jrs órfão de Maradona, recém-negociado com o Boca – ainda com Dieguito, havia sido simplesmente vice-campeão um ano antes.

Nos jogos do San Lorenzo seguintes aos 6-2, os últimos cinco do campeonato, houve uma ligeira reação, o que se refletiu no público. O San Lorenzo, que sob Cocco não vinha levando mais de quatro mil espectadores, só perdeu uma partida, justamente a última. Contra o Newell’s, terceiro colocado, buscou o empate em 1-1 (no estádio do Ferro); contra o Independiente, segurou o 0-0 em Avellaneda; depois bateu por 2-1 no River em uma verdadeira batalha campal no estádio do Ferro.

O velho ídolo Scotta marcou um dos gols, mas também foi um dos expulsos, ainda no primeiro tempo. Levaram o vermelho do lado sanlorencista também Moreno e Insúa (autor do outro gol azulgrana), estes ainda ao dez minutos do segundo tempo, enquanto Ramón Díaz e Alberto Tarantini foram os millonarios expulsos. Por outro lado, a fuga até parecia tranquila ao fim do domingo: na rabeira da tabela, Talleres 28 pontos, San Lorenzo 27, Sarmiento 26, Argentinos Jrs 24, Colón 21.

Mas, antes do fim de semana seguinte, o tapetão reoxigenou o Argentinos Jrs com um precioso ponto extra diante do doping positivo do lateral Abelardo Carabelli, do Talleres, após duelo que estes dois clubes travaram ainda pela 28ª rodada – o empate em 2-2, arrancado curiosamente pelo brasileiro Júlio César “Uri Geller” em cobrança de falta a dois minutos do fim, terminou sumulado como vitória colorada por 2-0. Havia o outro lado da medida também, positivo, pois ela também tirava um ponto do Talleres, agora com os mesmos 27 pontos do Ciclón.

descenso04
Ceballos marcado por Salinas no jogo fatídico. Foi de Salinas o gol do rebaixamento

Na rodada seguinte, a penúltima, os azulgranas ficaram no 0-0 fora de casa com o Vélez. O resultado livrou de vez o oponente do rebaixamento e permitiu que o San Lorenzo, com 28 pontos, se livrasse também se vencesse “em casa”, no campo do Ferro, o jogo seguinte. O Sarmiento e o Argentinos Jrs haviam vencido seus jogos e foram respectivamente a 28 e 27 pontos. Já o Talleres parara nos 27 ao perder para o Racing e teria pela frente um dérbi cordobês contra o Instituto – que era o clube do artilheiro daquele Metropolitano, Raúl Chaparro. O San Lorenzo, por sua vez, faria um duelo direto com o Argentinos Jrs, que poderia ser convertido em amistoso de compadres caso o Talleres caísse para os vizinhos do Instituto; nesse cenário, um empate salvaria os dois times da capital federal.

Embora sem Maradona, o Argentinos tinha a tarimba de alguns ex-jogadores do Boca trocados por Diego, inclusive alguns protagonistas no bicampeonato boquense na Libertadores em 1977 e 1978. Tudo se definiu por pênaltis: aos quinze minutos, um arremate de Rinaldi em escanteio resvala na mão do adversário Pedro Magallanes. Eduardo Delgado, justamente o artilheiro da pobre campanha cuerva, perdeu duas vezes: teve a cobrança e o rebote espalmados pelo goleiro Mario Alles. Aos 39, foi a vez de um pênalti para o Argentinos. O mesmo Magallanes foi derrubado por Glaria. Carlos Salinas, um dos ex-Boca (fez gol no Mundial Interclubes de 1978), não perdoou.

Em agosto de 2016, El Loco Salinas, ex-pupilo do técnico Juan Carlos Lorenzo no Boca internacionalmente vencedor, relembrou à El Gráfico: “as voltas da vida, não? Senti muito porque os torcedores choravam, foi terrível, o primeiro grande a ir à série B. Meti o gol de pênalti e o deles errou Delgado, que foi companheiro meu no Chacarita. (…) Eu não tinha que chutá-lo, na realidade, mas agarrei a bola porque meus companheiros estavam todos atrás do gol ajeitando as meias, ninguém queria chutar. Ainda por cima, com toda a torcida do Argentinos atrás dessas traves”. No dia seguinte, Salinas juntou-se ao Independiente, com quem já havia negociado, mas rechaçou que não se importaria com o duelo: “como não ia me importar, se isso depois levas para a vida toda?”.

Ao fim do primeiro tempo, o 1-0 do Argentinos Jrs somando ao 0-0 em Córdoba forçaria um jogo-extra entre San Lorenzo e Talleres, que chegava aos mesmos 28 pontos do Ciclón. O Sarmiento, por sua vez, tinha missão mais tranquila por receber o já rebaixado Colón e fazia o dever de casa literalmente desde o primeiro minuto, quando abrira o placar – com 15, o jovem Ricardo Gareca (emprestado pelo Boca) anotou o segundo de um 3-0. Assim, a sobrevida sanlorencista se voltava para Córdoba, mas logo aos 4 minutos de segundo tempo ela começou a esvair-se: Talleres 1-0. E, aos 13 minutos, 2-0. O Instituto só conseguiu descontar, ficando-se no 2-1.

O San Lorenzo começara o segundo tempo com a camisa reserva branca substituindo o tradicional manto azulgrana. Com vitórias valiam dois pontos e não três, o empate serviria para forçar jogo-extra com o Talleres. Sabendo disso, 19.144 pagantes, segundo maior público do San Lorenzo mandante, tentaram nos últimos quatro minutos empurrar um “Sanlorééé, Sanlorééé” como incentivo a jovens facilmente truncados pelas faltas e cera do Argentinos. Mas não adiantou. Um mês depois, o time estreava no Torneio Nacional em confronto simbólico contra o San Lorenzo de Mar del Plata, pálida cópia (embora rubro-negra) do original.

Mas 1982 reservava uma volta grandiosa à elite, levando mais públicos para um jogo de segunda divisão do que toda uma rodada dos times da primeira. E os ascendidos quase emendaram a segundona com o título da elite em 1983, perdido por um só ponto. Reviravolta que contamos neste outro Especial.

Os pênaltis de Delgado e Salinas
Os pênaltis de Delgado e Salinas

Caio Brandão

Advogado desde 2012, rugbier (Oré Acemira!) e colaborador do Futebol Portenho desde 2011, admirador do futebol argentino desde 2010, natural de Belém desde 1989 e torcedor do Paysandu desde antes de nascer

6 thoughts on “40 anos do primeiro rebaixamento de um gigante: o do San Lorenzo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.