EspeciaisLibertadores

Há 10 anos da primeira Libertadores do Sport Club Internacional, relembre os argentinos que passaram pelo clube gaúcho

O colorado de Porto Alegre é o clube brasileiro que mais contratou argentinos neste século, a equipe nacional com maior número de estrangeiros que vestiram sua camisa e com o caso de maior sucesso de um jogador argentino. Pelo clube já passaram 21 jogadores argentinos e cerca de 70 estrangeiros ao total.

O primeiro hermano a vestir o manto rubro foi Silenzi, em 1938, compondo o Rolo Compressor e participando do notável 6×0 sobre o maior rival  Grêmio, aonde  além dos seis convertidos, outro cinco gols foram anulados por piedade da arbitragem, segundo  relato de torcedores que estiveram presente  na época.

inter
Silenzi em destaque no GreNal dos 5 gols anulados

No Sport Club Internacional que temos o maior sucesso de um argentino na terra das palmeiras onde cantam os sábias. Andrés Nicolás D’alessandro, o portenho criado nas calles da Paternal começou a jogar nas canteras do River Plate onde desde novo foi tratado como jóia, e até comparado com Diego Maradona( como todas as promessas argentinas na década de 90). Após sagrar-se campeão nacional em Nuñez, rumou à Europa e teve passagens conturbadas em diversas equipes do velho continente e acabou retornando ao país de origem para jogar no Ciclón, em seguida se transferiu para Porto Alegre. E em 13 de agosto de 2008 fez sua estreia com a camisa vermelha, logo em um Gre-Nal, clássico que fez história por grandes atuações e provocações ao rival. Atualmente o jogador ainda tem contrato com a equipe, mas está emprestado ao River Plate, até agora o camisa 10 colorado conta com 341 jogos disputados, 76 gols convertidos e diversos títulos; sete campeonatos estaduais, uma Copa Sul-Americana, uma Recopa Sul-Americana e uma Libertadores.

“El Cabezón” é tratado como Deus pela parte vemelha da capital gaúcha e odiado pela parte azul.
“El Cabezón” é tratado como Deus pela parte vemelha da capital gaúcha e odiado pela parte azul

A conquista da libertadores de 2010 foi o ápice  da mescla Brasil e Argentina nas canchas do continente, o elenco colorado contava com três jogadores da terra do Prata; Pato Abbondanzieri, Pablo Guiñazu e Andrés D’alessandro. Ambos tiveram alta importância na glória, o goleiro reverteu uma penalidade na fase grupos na altitude de Quito. Já “Cholo” Guiñazu ficou marcado por sua entrega,  sempre presente em todas as partes do gramado. “El Cabezón” comandou o elenco colorado fardando a camisa ”10” e conquistando o prêmio de melhor jogador da América ao fim da temporada.

D'alessandro, Abbondanzieri e Guiñazu lideraram a conquista para o bi da América
D’alessandro, Abbondanzieri e Guiñazu lideraram a conquista do bi da América

Mas não são apenas de triunfos que é escrita a história dos hermanos no Gigante da Beira-Rio, nomes de sucesso na Argentina não conseguiram ter boas atuações em solo brasileiro. Entre esses jogadores temos; Cláudio “Turco” García, Ignácio Scocco, Jesus Dátolo, Horácio Ameli, Mario Bolatti e Fernando Cavenaghi.

Além de personagens argentinos dentro de campo, o colorado também já contou com castelhanos comandando a equipe no lado de fora, Carlos Volante treinou o clube de 1946 à 1948, lançando para o futebol  Ênio Andrade.  O outro comandante, Alfredo González, orquestrou o Rolo Compressor, que como o nome propõe patrolava os adversários.

A torcida colorada  possui relação muito forte com o país fronteiriço, a Barra Brava do Inter, Guarda Popular mantem amizade com a torcida do Independiente de Avellaneda, Los Diablos Rojos. Durante as eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 algumas torcidas, lideradas pelos Rojos, se uniram e criaram a Hinchadas Unidas Argentinas e em algumas partidas houve presença de trapos do Inter durante os jogos da seleção alviceleste.

hua inter
Líderes da torcida colorada presentes no jogo da argentina com trapos do Rio Grande do Sul

 

 

Confira a lista de argentinos que atuaram no Internacional:

Silenzi (Volante) – 1938 até 1939

Villalba (Atacante) – 1941 até 1944 e 1946 até 1949

Mario Beresi (Meio-Campo) – 1947

Fandiño (Meio-Campo) – 1948

Hélio Montaño (Atacante) – 1959

Rúben Dario (Meio-Campo)- 1994

Cláudio “Turco” García (Atacante) -1995

Goycochea (Goleiro) – 1995 até 1996

Horácio Amelli (Zagueiro) – 2002

Herbella (Zagueiro) – 2004

Pablo Guiñazu (Volante) – 2007 até 2010

Andrés D’alessandro (Meio-Campo) 2008 até 2016

Pato Abbondanzieri (Goleiro) – 2010

Fernando Cavenaghi (Atacante) – 2011

Mario Bolatti (Volante) – 2011 até 2015

Jesús Dátolo (Meio- Campo) – 2012 até 2013

Ignácio Scocco (Atacante) – 2013

Carlos Luque (Atacante) 2015 até 2016

Lisandro López (Atacante) – 2015

Treinadores que passaram pelo Internacional:

Alfredo González- 1950 até 1951

Carlos Volante – 1946 até 1948

Bolívar Silveira

Bolívar Silveira é estudante de Geografia e fanático do sul do mundo. Porto-alegrense, pertencente ao lado rubro da cidade. Acompanha futebol argentino desde 2012, quando contraiu Lepra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + quinze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.