Arquivo

Bauza resgatou 2010 e estreitou o caminho para a Rússia. Afinal, o que joga a Argentina?

A particular sensação é de que Bauza em sua essência ainda não estreou, ou pelo menos não tem conseguido dar continuidade aos bons e seguros minutos contra o Uruguai em Mendoza. Agachado na posição Bielsa, em nervos, me sentí em 2010 quando ví a Argentina sofrer para vencer as linhas defensivas do Paraguai em Córdoba, na última partida da Albiceleste pelas Eliminatórias. Nítida sensação de que Maradona tinha voltado ao banco da Seleção e um buraco havia se instalado no meio-campo da Argentina.

Esta não é a Seleção do Bauza. Ao menos não era pra ser. Banega parecia exausto em resgatar a bola dos defensores e ver um deserto de opções para passe e lá na frente, como um oásis, Aguero e Higuaín, alinhados, sem efetividade, prontos para disputar um lançamento direto de algum dos volantes. A Argentina claramente está destinada a sofrer se continuar desta maneira.

Além do retorno de Messi, Bauza precisa se reencontrar com a característica solidez dos seus meio-campistas, uma das marcas que o levaram ao bi-campeonato da Libertadores da América. Aliado a isso, a má fase técnica de Mascherano  ainda preocupa meio a tantas pautas em questão. Quando em um jogo a Argentina esbarra na trave, um pênalti desperdiçado, gol mal anulado e mesmo assim não tem a derrota questionada, fica claro que: é preciso rever as escolhas, entre elas, a disposição tática de Kun Aguero.  Apesar de o momento não ser de terra arrasada, não sei o que joga a Argentina.

Como os espaços entre o meio-campo e ataque, sobram opções para uma reconstrução. Antes de deitar, Bauza precisa urgentemente abrir a gaveta da cabeceira, ler o próprio livro e se desapegar de outras convicções. Alí estarão as respostas.

Com base nas opções que Bauza tem demonstrado, seguem algumas idéias. Icardi, Belluschi e alguns outros são excelentes idéias para a tal reconstrução, mas hoje são utópicas. Ao menos hoje.

Júnior Marques

Sul-matogrossense Bacharel em Esporte pela Universidade Estadual de Londrina. Preparação Física e Cardiologia. Gabriel Batistuta nas peladas de infância, Hincha Albiceleste!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.