Seleção

Sai zica: com grande atuação de Messi, Argentina vence a Colômbia por 3-0

Quando Lionel Messi volta a ser Lionel Messi, os milagres aparecem. E foi isso que aconteceu esta noite em San Juan quando a Seleção voltou a vencer nas eliminatórias, batendo a Colômbia por 3-0 com um show do camisa 10. Messi abriu o placar para a albiceleste em cobrança de falta, fez o cruzamento na cabeça de Lucas Pratto no segundo gol e fez a jogada do terceiro, que Di Maria desencantou e mandou para a rede. Com a vitória, a Argentina volta a respirar nas eliminatórias sul americanas e entra novamente na zona de classificação, indo para a quinta posição (repescagem) com 19 pontos e tirando justamente a Colômbia, que ficou com 18.

Nem parecia o mesmo time que foi facilmente dominado e goleado pela Seleção Brasileira na última quinta-feira no Mineirão. A equipe do técnico Edgardo Bauza então com 3 modificações – Mercado por Zabaleta, Banega por Enzo Pérez e Pratto por Higuain – adotou uma postura um pouco mais ofensiva e organizada do que vinha atuando nas últimas partidas. Messi forçando sempre as jogadas pra cima de Balanta e Murillo conseguia levar perigo ao gol de Ospina. E foi logo aos 9 minutos que ele mostrou a que veio. Em falta sofrida na entrada da área, ele mesmo bateu sem chances para o goleiro e abriu o placar. A primeira chance com real perigo do time colombiano foi com Falcão Garcia aos 18’ que aproveitou cruzamento pra área e mandou por cima do gol de Romero. Mas aos 22’, mais uma vez Lionel Messi apareceu e cobrou falta na cabeça de Lucas Pratto que ampliou: 2-0. O resultado deu mais tranquilidade ao time que passou a jogar com a torcida a favor. O meio campo um pouco mais sólido com a entrada de Banega controlava as tentativas de Cuadrado e James Rodriguez, que produziram pouco.

pratto-convirtio-colombia-ap_oleima20161115_0239_28
Pratto marcou seu segundo gol com a camisa da Seleção. Foto: AP

Na segunda etapa o time colombiano voltou um pouco mais ofensivo, com a entrada de Macnelly Torres na vaga de Barrios, mas foi novamente a Argentina que teve a primeira chance do jogo, quando numa trapalhada de Arias, a bola bateu em Lucas Pratto e saiu a direita do gol. Aos 6’ Macnelly Torres respondeu, emendando de fora da área por cima do gol de Romero. Aos 16’ foi a vez de James Rodriguez mandar pra área e Falcao aproveitar, mas o atacante ex-River estava em impedimento quando desviou o chute. Di Maria, um dos jogadores mais criticados nos últimos jogos tentava buscar o gol e aos 21’ recebeu grande passe de Messi mas finalizou na trave de Ospina.

Aos 33’ um momento estranho na partida, Bauza trocou Lucas Pratto por Gonzalo Higuain e a torcida san juanina vaiou o atacante da Juventus, enquanto ovacionou Pratto, mostrando que a insatisfação com Pipita é imensa, devido não só às últimas atuações, mas o histórico negativo em decisões recentes. Aos 38’ foi a vez de Di Maria tirar o peso das costas ao marcar o terceiro aproveitando mais um passe de Messi e dar números finais a partida.

Para os mais supersticiosos, a vitória de hoje remete a uma virada na trajetória da seleção argentina. Em 15/11/2011 a equipe então treinada por Alejandro Sabella vinha numa sequencia ruim nas eliminatórias para a Copa do Brasil e venceu a Colômbia fora de casa com gols de Messi e Aguero e a partir dali reagiu na campanha que a levaria ao vice-campeonato mundial três anos mais tarde. Com o tempo menor e com uma crise um pouco maior, fica a torcida para que o time de Bauza e Messi entre novamente nos eixos.

messi15_0260_29
O time festeja: sai um pouco do peso. Foto: Diário Olé

ARGENTINA: Romero; Mercado, Funes Mori, Otamendi e Más; Biglia, Banega (Pérez), Mascherano e Di Maria (Acuña); Messi e Lucas Pratto (Higuaín). DT: Edgardo Bauza.

COLÔMBIA: Ospina; Sanchez, Balanta, Murillo e Arias; Daniel Torres (Copete), Barrios (Macnelly Torres), Carlos Sanchez e James Rodriguez; Cuadrado e  Falcao Garcia (Carlos Bacca). DT: José Pekerman.

Alexandre Silva

Quase ex-jornalista. Apresentador e repórter na Rádio Transamerica BH, mineiro e torcedor da Seleção Argentina desde a Copa de 98. @AlexandreSilva8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.