Primeira Divisão

Resumo da Rodada: Homenagens a Chapecoense e grandes jogos, como foi a 12ª rodada do Campeonato Argentino

A 12ª rodada do Campeonato Argentino aconteceu neste final de semana e entre resultados e clássicos marcados por grandes jogos, as homenagens a Chapecoense deram o tom não só na primeira divisão, mas também entre as equipes e torcidas das divisões inferiores. As homenagens mais tocantes vieram de três gigantes: River Plate, Independiente e San Lorenzo que por coincidência foram rivais da Chape na Copa Sul Americana. O River na semifinal de 2015 e Independiente e San Lorenzo nas quartas e semi em 2016, respectivamente.

Mais um tropeço do líder

O líder Estudiantes entrou em campo e mostrou que o embalo inicial de 10 jogos sem derrota chegou ao final. Após perder para o Banfield na ultima rodada, a equipe de Nelson Vivas não passou de um empate por 0-0 com o Talleres de Córdoba em pleno estádio Único de La Plata. Ainda assim o time segue na liderança, isso porque o vice-líder Newell’s também foi vítima do Banfield e no sábado foi derrotado em casa por 2-0 para o time verde e branco. Com a derrota, o NOB caiu duas posições, mas segue entre os cinco primeiros da tabela.

2312597h765

Clássico de seis gols

No melhor jogo da rodada, Boca e Racing se enfrentaram na Bombonera e protagonizaram uma partida digna do tamanho das duas equipes. No confronto dos irmãos Bou – Gustavo pelo Racing e Walter pelo Boca – o Xeneize levou a melhor marcando duas vezes e contribuindo para o time assumir a vice-liderança do campeonato. Insua abriu o placar marcando contra a favor do Boca e Carlitos Tevez também deixou o seu, depois de ter perdido um gol incrível sem goleiro. Para o Racing, o artilheiro Lizandro Lopez repetiu o desempenho do último domingo contra o Independiente e marcou duas vezes, dessa vez insuficiente para o time de Avellaneda. Apenas dois pontos separam o Boca do líder Estudiantes (27 a 25) enquanto o Racing vem na quinta colocação com 21 pontos.

fotos-boca-racing_oleima20161204_0174_28
Homenagem na Bombonera antes da partida entre Boca x Racing. Foto: Olé

fotos-boca-racing_oleima20161204_0167_28Apoio da torcida do Boca. Foto: Olé

Homenagens aos colegas mortos

Depois de conseguir a classificação para a final da Copa Argentina na última quinta-feira diante do Gimnasia, o River enfrentava o Independiente em Avellaneda com um time misto e utilizou uma camiseta toda verde, no mesmo tom da equipe catarinense. Antes da partida, jogadores dos dois times se reuniram no meio do gramado com uma faixa com dizeres em português “Somos Todos Chapecoense”. O fato triste nesta partida foi que parte da torcida do Independiente não respeitou o minuto de silêncio prestado pelos times e pela maioria do estádio. Insatisfeita com a campanha fraca da equipe no campeonato e principalmente pela derrota para o rival Racing na última rodada, uma das “barras bravas” do time de Avellaneda entoava normalmente seus cânticos de guerra e cobrança ao time no momento da homenagem. O Independiente levou em sua camisa um nome de cada jogador da Chapecoense falecido na tragédia. E na camisa do goleiro Augusto Batalla do River, os nomes dos colegas de posição, Danilo e Follmann.

cy4ldk0uoaesqrq
O Rojo venceu a partida por 1-0, gol de Diego Vera e interrompeu uma sequencia de quatro jogos sem vitória da equipe de Avellaneda. Já o River permaneceu na 8ª posição com 19 pontos.

cy3j7gdxgaavib8
Cada jogador do Independiente carregava um nome de atleta da Chapecoense. Foto: Reprodução
cy3ku21wiae5shj
Colegas de profissão e de posição homenageados pelo goleiro Augusto Batalla do River

A homenagem mais tocante

O San Lorenzo, último adversário da Chapecoense na Sul Americana entrou em campo com as camisas do time catarinense. Após a partida na Arena Condá no último dia 23 de novembro, os jogadores dos dois times trocaram camisetas, prática mais que comum entre atletas e essa foi a maneira encontrada pelos atletas do Ciclón para prestarem suas condolências. Os torcedores do Olimpo de Bahía Blanca aplaudiram de pé o adversário e também se manifestaram solidários. “Nosso time estava muito tocado com toda a situação, pois estávamos diretamente envolvidos. Estes últimos quatro dias foram terríveis para todos nós. Por isso o grau de dificuldade desse jogo já era além do esperado, o fator emocional ia pesar e nós tínhamos ciência disso”, declarou o técnico Diego Aguirre logo após a partida. O San Lorenzo venceu por 2-1 com gols de Blandi e Cauteruccio, enquanto Pizzini descontou para os donos da casa. O time de Boedo está na terceira posição, somente um ponto atrás do Boca Jrs. e a três do líder Estudiantes.

olimpo-san-lorenzo-torneo-primera-division-03122016_16loqka23x07f12l7u0s2skwez
Os jogadores de Olimpo e San Lorenzo posam juntos antes da partida.

 

A rodada foi fechada nessa segunda-feira com dois jogos: Arsenal 0-0 San Martín e Lanús 1-0 Gimnasia LP. As lembranças a Chapecoense ocorreram em praticamente todas as demais partidas da primeira divisão e também nas divisões inferiores:

belgrano-temperley
Belgrano 0-0 Temperley: as duas equipes jogaram com o escudo da Chape em suas camisas. Foto: Prensa Belgrano
el-futbol-del-sabado-2312332w640
Banfield, antes do jogo contra o NOB. Foto: Marcelo Manera/La Nación
t4t
Unión 2-0 Rosario Central
brownadrogue-allboys
Pela segunda divisão a torcida do Brown de Adrogué levou seu apoio na partida contra o All Boys. Foto: AFA Instagram
tristansuarez-acasussoprimeirac
Minuto de silêncio antes do jogo entre Tristán Suarez x Acasusso pela Primeira B Metropolitana
primeirad
Homenagem na partida entre Deportivo Muñiz x Yupanqui pela Primeira D Metropolitana, equivalente a 5ª divisão.

Alexandre Silva

Quase ex-jornalista. Apresentador e repórter na Rádio Transamerica BH, mineiro e torcedor da Seleção Argentina desde a Copa de 98. @AlexandreSilva8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.