Primeira Divisão

Argentina conhece seus representantes na Copa Sulamericana de 2017

Com todas as mudanças anunciadas pela Conmebol nas duas principais competições continentais, a Argentina já conhece seus 6 representantes na Copa Sulamericana de 2017. A classificação se deu por meio do torneio transición, disputado no início deste ano e que teve o Lanús como o grande campeão. Independiente, Arsenal de Sarandí, Defensa y Justicia, Huracan, Gimnasia La Plata e Racing serão os times a disputar o torneio internacional.

Num primeiro momento o torneio transición não indicaria os classificados para a Sul Americana, porém com a mudança que a Confederação promoveu nas suas competições com o início sendo marcado para o primeiro semestre, não haveria tempo hábil para indicar os times no campeonato que está acontecendo agora.

O Rey de Copas Independiente, time com o maior numero de Copas Libertadores, já foi campeão da Sula, quando venceu o Goiás na final em 2010. Este ano esteve novamente na competição, sendo eliminado pela Chapecoense nas quartas de final. Faz um campeonato nacional mediano, é o 12° colocado e o time vem sendo alvo de protestos da torcida, principalmente após a derrota para o rival Racing por 3-0, fato que não acontecia desde a década de 60.

independiente-campeon-sudamericana-2010
Campeão em 2010 o Rojo se livrava de um jejum de 15 anos sem títulos internacionais

O Arsenal de Sarandí é outro time que já levantou o troféu do torneio continental. Em 2007 o time do então todo poderoso da AFA Julio Grondona venceu o América do México na final e se sagrou campeão. Agora os tempos são outros. O Arsenal faz a pior campanha do atual torneio nacional acumulando 12 jogos sem vitória e apenas 5 pontos conquistados. Sua última participação internacional foi na Libertadores de 2013 quando enfrentou os brasileiros Atlético-MG e São Paulo e caiu na primeira fase.

fiesta-premiacion-arsenal-campeon-sudamericana_oleima20100328_0116_6
Campeão em 2007 nos tempos de Grondona: para o torcedor do Arsenal só sobrou saudade. Foto: Olé

O Defensa y Justicia, clube de Florencio Varela na região metropolitana de Buenos Aires fará a sua estréia em competições a nível internacional. O time que subiu para a primeira divisão na temporada de 2013/2014 vem conseguindo se manter na elite, mas este ano faz uma campanha fraca: é apenas o 22° colocado do atual campeonato.

O Huracan, vice campeão da Copa Sul Americana de 2015 retorna a competição tentando repetir o sucesso do time comandado por Wanchope Ábila, hoje no futebol brasileiro onde defende as cores do Cruzeiro. A equipe bastante modificada vem tendo dificuldades na competição atual e ocupa a vice-lanterna com apenas 8 pontos conquistados em 12 jogos.

O Gimnasia La Plata, vulgo o “time mais sofrido do mundo” (leia a história do Gimnasia aqui) também retornará a uma competição internacional. A última foi a própria Sul Americana em 2014 onde não passou da primeira fase, sendo eliminado pelo rival Estudiantes. O Gimnasia também esteve na Copa Libertadores de 2007 onde enfrentou o Santos na fase de grupos e também foi eliminado ainda na primeira fase. O time fez uma boa campanha no torneio do inicio do ano e vinha surpreendendo na Copa Argentina, tendo eliminado os gigantes Racing e San Lorenzo, porém caiu nas semifinais diante do River Plate. É mais uma chance para o Gimnasia se livrar do jejum de títulos.

O Racing tinha como grande objetivo na temporada se classificar para a Copa Libertadores, porém a disputa da mesma no primeiro semestre atrapalhou a campanha da equipe no torneio transición e o time não conseguiu boa colocação. O Racing caiu nas oitavas de final para o Atlético-MG e sobrou somente a Copa Argentina como caminho para regressar. Eliminado pelo Gimnasia, a Copa Sulamericana vem como uma espécie de premio de consolação, mas uma grande possibilidade de voltar a vencer um título internacional após 29 anos, já que a última conquista foi a Supercopa de 1988.

fotos-Racing-Bolivar_OLEIMA20160224_0193_29

A Copa Sul Americana 2017 começa no dia 28 de fevereiro e o sorteio dos confrontos da primeira fase ocorre dia 30 de janeiro no Uruguai.

Alexandre Silva

Quase ex-jornalista. Apresentador e repórter na Rádio Transamerica BH, mineiro e torcedor da Seleção Argentina desde a Copa de 98. @AlexandreSilva8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.