Primeira Divisão

Resumo da Rodada: em meio a despedidas e quedas de treinadores, 2016 termina com o Boca na liderança

A última rodada de 2016 no futebol argentino foi marcada por despedidas, queda de treinadores, quebra de jejum e consolidação de liderança isolada. Após 14 rodadas disputadas, o Campeonato Argentino retorna somente no dia 05 de fevereiro e até lá diversas mudanças devem acontecer em todas as equipes que estão na disputa. Boca, Newell’s, San Lorenzo e Estudiantes formam o G4, grupo de classificação direta a Libertadores e o Banfield é o quinto, também na zona de classificação, mas para a primeira fase. Na zona de descenso para a Primeira B estão Olimpo, Sarmiento, Temperley e Atletico Rafaela por causa dos promedios dos torneios anteriores. Huracan, Arsenal de Sarandi e Quilmes também correm risco de descenso.

Quedas de treinadores

A rodada 14 foi marcada pela queda de três treinadores, duas delas nos rivais de Avellaneda. O Independiente que perdeu para o Banfield em casa por 1-0 anunciou a saída do técnico Gabriel Milito logo após a partida. Milito já havia colocado o cargo a disposição da diretoria após a derrota no clássico para o Racing por 3-0, pedido que não foi aceito na época. Na 9ª posição da tabela e pressionado constantemente pelo torcedor, o Independiente faz campanha totalmente irregular no campeonato. Nos bastidores do clube já se comenta que o nome preferido para assumir a equipe em 2017 é o de Eduardo Coudet, que deixou o Rosario Central após a perda da Copa Argentina na última quarta-feira.

Gabriel Milito se despediu do Independiente. Foto: Olé

O rival Racing também mudou o treinador após a 14ª rodada. Ricardo Zielinski pediu demissão após a queda para o Unión em Santa Fe pelo placar de 1-0. O time que já esteve brigando pelas primeiras posições da tabela caiu vertiginosamente e hoje ocupa somente a 10ª colocação, uma atrás do rival Independiente. O “Russo” dirigiu a Academia em 14 jogos, sendo 13 pelo torneio local com 6 vitórias, 2 empates e 5 derrotas e uma partida pela Copa Argentina, quando foi eliminado pelo Gimnasia La Plata.

Outro treinador que caiu nesta rodada foi Lucas Bernardi do Arsenal de Sarandi, lanterna do campeonato. Porém a saída já era esperada, já que o comandante havia anunciado a saída antes da partida. Curiosamente o Arsenal quebrou o jejum e venceu seu primeiro jogo no campeonato, batendo o Vélez Sarsfield por 2-1 em casa.

O “até logo” de Tevez?

Apesar de ter terminado o ano fora das competições continentais de 2017, o Boca Juniors fecha 2016 na ponta isolada da tabela do Campeonato Argentino com 3 pontos de frente para o vice-líder Newell’s. Neste domingo jogando na Bombonera, o Boca goleou o Cólon de Santa Fe por 4-1 na partida que pode ter marcado a despedida do ídolo Carlitos Tevez, que deve jogar no futebol chinês. Ele marcou um dos gols da partida e deixou o campo emocionado com o carinho do torcedor Xeneize. O “Apache” que retornou ao Boca em alta após um vice-campeonato europeu com a Juventus de Turim ficou por 17 meses em seu clube do coração, tendo disputado 56 jogos e marcado 25 gols. Foi campeão argentino e da Copa Argentina em 2015 e deixa o time na ponta isolada da tabela. Dos últimos 10 gols que o Boca marcou, 7 tiveram participação do ídolo (4 gols e 3 assistências).

Caso concretize a ida para China, Tévez será um dos jogadores mais bem pagos do mundo. Foto: Fabián Marelli

Briga pelas primeiras posições

Líder isolado no início do campeonato quando ficou 10 jogos sem derrota, o Estudiantes tropeçou pela quarta rodada consecutiva e despencou para o quarto lugar da tabela. Jogando em La Plata o time do técnico Nelson Vivas foi derrotado pelo Defensa y Justicia por 2-1 e permanece com 27 pontos, agora 4 atrás do líder Boca. Por outro lado o Newell’s voltou aos dias bons da dupla Maxi Rodriguez e Nacho Scocco e foi responsável pela maior goleada da rodada: 6-1 sobre o San Martín de San Juan.

Autor de mais um gol, Maxi Rodriguez comanda a boa campanha do Newell’s. Foto: Olé

Com 40 mil torcedores no estádio Marcelo Bielsa – que aproveitaram para lembrar a terceira derrota do rival Central na Copa Argentina – o time de Diego Osella termina o ano em alta e credenciado para continuar sonhando com o título e o retorno a Libertadores em 2018. Já o San Lorenzo de Diego Aguirre conseguiu um empate com sabor de vitória fora de casa, já que o time perdia por 2-0 até os 25 minutos do segundo tempo e contou com o artilheiro Cauteruccio para somar mais um ponto e garantir a terceira posição na tabela.

A rodada foi completada nesta segunda-feira com a vitória do Quilmes sobre o Temperley por 1-0 e o empate de Tigre e Atlético Tucumán por 0-0.

Alexandre Silva

Quase ex-jornalista. Apresentador e repórter na Rádio Transamerica BH, mineiro e torcedor da Seleção Argentina desde a Copa de 98. @AlexandreSilva8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.