Primeira Divisão

Times argentinos conhecem seus adversários na Copa Sul Americana

Foram sorteados nesta terça-feira na sede da Conmebol em Luque no Paraguai, os confrontos da primeira fase da Copa Sul Americana 2017 que a exemplo da Libertadores, será disputada durante o ano todo, com termino previsto apenas para o mês de dezembro. Seis times argentinos estarão na disputa e diferentemente das edições anteriores não participarão mais da “fase nacional”, onde jogavam entre si e apenas os vencedores se classificavam para enfrentar equipes de outros países. Independiente, Racing, Gimnasia La Plata, Huracan, Arsenal e Defensa y Justicia conheceram seus adversários na disputa que se inicia a partir do final de fevereiro.

Campeão do torneio em 2007, o Arsenal vive péssima fase no Campeonato Argentino, sendo o lanterna da competição com apenas 8 pontos conquistados em 14 jogos. Enfrentará o Juan Aurich do Peru. O time de Sarandí trocou de técnico recentemente, saindo Lucas Bernardi e chegando Humberto Grondona. Já o Independiente, que também já levantou a taça, no ano de 2010, enfrentará o tradicional Alianza Lima do Peru e buscará se livrar da pressão que vive de seu torcedor devido aos resultados ruins no campeonato nacional.

O Rojo quer voltar a brilhar no cenário internacional. Já são 7 anos da última conquista.

O Rojo é outro time que mudou de treinador na janela de final de ano, saindo Gabriel Milito e chegando Ariel Holan, e também não teve mudanças drásticas no elenco. No torneio de verão, o time empatou um clássico de Avellaneda com o Racing por 0-0 e perdeu outro por 3-0.

Por falar na outra equipe de Avellaneda, o Racing em teoria é o mais forte dos argentinos e terá pela frente o Rio Negro Águilas da Colômbia. Ocupando atualmente a 10ª posição na tabela do campeonato nacional, o time foi quem mais mexeu com o mercado nesta mudança de ano. Em dezembro, anunciou o retorno do técnico Diego Cocca (campeão em 2014), que estava no futebol colombiano, para substituir Ricardo Zielinski, demitido após a derrota para o Unión Santa Fe.

O Racing também anunciou as contratações do volante Marcelo Meli, ex-Boca Juniors e que estava no Sporting de Portugal, e do zagueiro Marco Torsiglieri, ex-Rosario Central.

Meli tentará repetir no Racing o mesmo sucesso do Boca Juniors

O Huracán, vice-campeão da edição de 2015, é outro time que vem em má fase no campeonato nacional e busca brilhar novamente no cenário internacional. Seu confronto nessa primeira fase será diante do Deportivo Anzoategui da Venezuela. O Globo, que está ameaçado de rebaixamento pelos promedios, terá o comando de Juan Manuel Azconzábal e no elenco terá o retorno de Lucas Villalba, que estava emprestado ao Atlético Tucumán.

Confrontos contra brasileiros

O Gimnasia La Plata fará um confronto interessantíssimo contra a Ponte Preta, pelo menos para quem gosta de histórias e superstições do mundo do futebol. A semelhança entre as duas equipes é trágica: o azar de não ganharem títulos expressivos em mais de 100 anos de história, trajetória que destrinchamos aqui no que se refere à equipe argentina.

Enquanto o Lobo tem no currículo apenas o campeonato argentino de 1929 (ainda na era amadora e por isso nem sempre considerado) e a Copa Centenário da AFA de 1993, a Macaca possui o Campeonato Paulista da Série A2 em 1969 e mais alguns troféus também em disputas amadoras. Em termos de Sul Americana, o time de Campinas leva vantagem sobre o rival, já que foi vice-campeão do torneio em 2013, quando perdeu o título para o Lanús. Já o Gimnasia só o disputou uma única vez, em 2014, quando foi eliminado justamente pelo seu maior rival, o Estudiantes, nas quartas de final.

O time argentino vem para 2017 com diretoria nova, que na campanha chegou a prometer até a contratação de Ronaldinho Gaúcho. Mas, com os pés no chão, a nova diretoria tripera fez duas boas contratações nesta janela de transferências: o veterano atacante Mauro Matos, ex-San Lorenzo, e o volante Brahian Alemán que veio da LDU de Quito. Saíram os atacantes Federico Rasic e Christian Ramos.

Brahian Alemán e Mauro Matos: as novas esperanças do “time mais azarado do mundo”

Quem faz a sua estreia em torneios internacionais é o Defensa y Justicia, clube de Florencio Varela, região metropolitana de Buenos Aires. E quis o destino que enfrentasse justamente um dos times da América Latina com maior tradição em torneios internacionais: o São Paulo, campeão da edição de 2012 e tri campeão da Libertadores. O time que subiu para a primeira divisão na temporada de 2013/2014 vem conseguindo se manter na elite até aqui, mas este ano faz uma campanha fraca: é apenas o 19° colocado do atual campeonato com 17 pontos conquistados em 14 jogos.

O elenco é formado em sua maioria por jovens atletas e o jogador mais conhecido é o volante Jonás Gutiérrez, de 33 anos, que disputou a Copa do Mundo de 2010 pela Seleção Argentina. O jogador que iniciou a carreira no Vélez tem passagens por La Coruña e Newcastle no futebol europeu e retornou ano passado a Argentina para defender as cores do Defensa. Jonás tem uma trajetória de superação em sua carreira, quando em 2014 fez tratamento para tratar de um câncer nos testículos. Curado, o jogador fez o gol que manteve o Newcastle na elite do campeonato inglês no ano de 2015.

Jonás Gutierrez (camisa 23) ao lado de Messi e Maxi Rodriguez na Seleção Argentina

O time ainda corre o risco de perder seu goleiro Agustín Rossi para o Boca. O atleta pertence ao Estudiantes, que tem interesse de negociá-lo com o time da capital. O Defensa y Justicia fez três amistosos em janeiro e teve sorte em todas as ocasiões. Diante do Vélez e do Gimnasia venceu por 1-0 e bateu o All Boys, da B Nacional, pelo placar de 3-0.

Alexandre Silva

Quase ex-jornalista. Apresentador e repórter na Rádio Transamerica BH, mineiro e torcedor da Seleção Argentina desde a Copa de 98. @AlexandreSilva8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.