EspeciaisRugby

150 anos do pioneiro do futebol (e rúgbi) rosarino: o Plaza Jewell, ou Atlético del Rosario

O Buenos Aires FC foi, como indicado no nome, o primeiro clube de futebol da Argentina (e das Américas), fundado em agosto de 1867. Meses antes, aquele mesmo ano viu nascer o Rosario Athletic Club, depois “nacionalizado” Club Atlético del Rosario. De todo modo, para os rosarinos ele é Plaza Jewell, que hoje faz 150 anos de história oficial desde que seus sócios fundaram-no em 27 de março de 1867 no lugar do Rosario Cricket Club. É o clube argentino mais antigo em atividade contínua. Já contamos em 2011 essa história pioneira, que merece atualização.

As semelhanças com o ex-Buenos Aires FC (atual Buenos Aires Cricket & Rugby Club) vão além do mesmo ano de fundação, da criação a partir de um time de críquete e do abandono do futebol; o Plaza Jewell também surgiu no seio da comunidade britânica. Suas cores, com azul celeste e grená na camisa e branco nos calções, são uma combinação comum na Inglaterra, onde vestem, das equipes mais conhecidas, o Aston Villa, o West Ham United e o Burnley. Inicialmente “isolado” em Rosario, o Plaza Jewell se limitava a jogos internos e contra times de ferroviários.

A partir de 1886, começaram uma série de duelos anuais com o Buenos Aires FC. Eram o grande acontecimento dos primórdios do rúgbi argentino, gerando um clima animado desde as viagens entre as cidades (tanto que, em meio à Revolução de 1890, membros do BAFC chegaram a ser presos sob suspeita de serem revolucionários), encerrando em confraternização britânica, com direito a uísque, chá e tortas preparadas pelas damas presentes. O Plaza Jewell e o BAFC também só jogaram uma única vez o campeonato argentino de futebol. A grande diferença é que o BAFC abandonou de vez o futebol após a lanterna no primeiro campeonato argentino deste esporte, em 1891.

O Jewell, por sua vez, jogou a edição de 1894. E a campanha também foi bem diferente. Mesmo usando os mesmos jogadores que praticavam rúgbi, foi vice, dois pontos atrás do detentor do título e que ali obteve o bi, o Lomas Athletic. O aniversariante de hoje foi assim o primeiro clube de Rosario a participar da competição; o time da Buenos Aires and Rosario Railway, presente naquela edição e também nas de 1891 e 1893, era portenho e em 1896 originou o Belgrano Athletic. Se o Plaza Jewell não retornou, não foi para focar-se apenas no rúgbi, o motivo do BAFC.

À esquerda, jogadores que enfrentaram o Buenos Aires FC no duelo de 1894. No mesmo ano, foram vices de futebol. À direita, Henry Talbot

O futebol remanesceu, mas sem afiliar-se na liga argentina, que, apesar do nome, era restrita à Grande Buenos Aires. Tanto que só em 1939 é que ela convidaria novamente clubes rosarinos, inserindo a dupla Newell’s e Rosario Central diretamente na elite e posteriormente equipes menores na segundona (Central Córdoba em 1943, Argentino e Tiro Federal em 1944). Ainda alternando-se entre os dois esportes bretões, o Plaza Jewell fundou em 1899 a União de Rúgbi do Rio da Prata, ao lado do BAFC, do Lomas, do Belgrano e do Flores Athletic – até então, os duelos neste esporte eram escassos e desorganizados, salvo os encontros entre rosarinos e o BAFC.

A “irmandade” entre BAFC e Plaza Jewell se evidencia na ata de fundação da União de Rúgbi: o representante rosarino, Maurice Gilderdale, também era sócio do BAFC. Posteriormente, seria o quarto presidente da União. Por ser da distante Rosario, o Jewell inicialmente entraria em uma “semifinal” contra o segundo na soma de pontos entre os portenhos. Naquele torneio inaugural, o Jewell venceu essa semifinal, mas perdeu a decisão por 4-0 para o Lomas. Já em 1900, as disputas de futebol com as equipes da Grande Buenos Aires retornaram por meio da Copa Competencia, primeiro torneio de futebol interclubes realizado de forma regular na América.

Jogavam times das associações argentina, rosarina e uruguaia. Daquela primeira edição até a de 1905, o então Rosario Athletic fez bonito, chegando à final em todas estas seis, conquistando a metade delas. Após um bivice inicial, obteve a de 1902 sobre o Alumni, o grande time argentino daquela década, de forma das mais árduas. A final terminou empatada em 1-1, requisitando então uma nova partida. Nesta, o resultado se repetiu em três horas de disputa, só interrompida com o anoitecer. Duas semanas depois, com um 2-1, os rosarinos sagraram-se pela primeira vez campeões, conseguindo após um total de quase sete horas em três jogos a revanche sobre a equipe que lhe derrotara em 1901.

O primeiro elenco de um título rosarino (e também santafesino e de todo o interior argentino) no futebol foi formado por F. Boardman, Ricardo Le Bas e J. Middleton; F. Warner, Eduardo Jewell e C. Parr; Alfredo Le Bas, H. Middleton, Alberto Le Bas, J. Parr e G. Topping. O craque era Ricardo Le Bas, que tinha experiência europeia de campeão suíço com o Grasshoppers em 1901 e cuja família forneceu gerações de membros ao clube. Já os irmãos Carlos e Eduardo Jewell doaram um terreno para o clube construir sua sede. É em homenagem a eles que a sede chama-se Plaza Jewell, sinônimo do próprio clube; o endereço do site oficial é www.plaza.org.ar, e o perfil no Twitter é @plazajewell.

Campeões da Competencia de 1905: H. Middleton, E. Le Bas, Alberto Le Bas, Roberts, Wells, Wilfrid Stocks, Henry Talbot, Ricardo Le Bas (também ao lado), Knight, Parr e G. Middleton

Em 1903, o Alumni deu o troco na final. Em 1904 e em 1905, então, o Plaza Jewell emendou um bi vencendo nas duas finais o CURCC (Central Uruguayan Railway Cricket Club), o ferroviário time uruguaio que originou o Peñarol alguns anos mais tarde. Na segunda destas decisões, os aurinegros conseguiam empate em 3-3 e abandonaram o campo assim que levaram o quarto gol, no início da prorrogação, protestando contra a arbitragem, da qual já haviam reclamado na final anterior. O autor do tento, Wilfred Stocks, iria no ano seguinte à capital federal para jogar no Belgrano Athletic (que vencera sua equipe na decisão de 1900), de onde chegaria em 1906 à Seleção Argentina.

Nenhum jogador do Rosario chegou a atuar em jogos válidos (contra outras seleções oficiais) pela Argentina vindo do clube; já em não-oficiais, a seleção recrutou em 1904 Eduardo Jewell e F. Boardman para partida contra a equipe inglesa do Southampton, de visita ao país naquele ano. Foram os dois primeiros que a seleção convocou de uma equipe rosarina, embora tal primazia seja atribuída a Zenón Díaz (jogador do Rosario Central que debutaria em 1906, mas em jogo considerado válido, contra o Uruguai). Já em 1905, outros dois fatos foram marcantes além do tri na Competencia.

O clube obteve naquele 1905 seu primeiro título de rúgbi, a ser emendado com um bi no ano seguinte, e fundou a Liga Rosarina de Futebol, juntamente com o Rosario Central, o Newell’s e o Argentino (atual Gimnasia y Esgrima de Rosario, outro time de futebol que passou a praticar rúgbi). O elenco campeão de rúbgi continha alguns campeões da Copa Competencia daquele ano: E. Le Bas, Ricardo Le Bas, Wilfred Stocks e o capitão Henry Talbot, que cinco anos mais tarde estaria presente no primeiro jogo da seleção argentina de rúgbi, sendo ali o único jogador do interior (Stocks também participou, como bandeirinha). Talbot, posteriormente, seria também o primeiro presidente da União de Rúgbi da província de Santa Fe.

No torneio rosarino, por sua vez, o três vezes campeão internacional e uma vez vice argentino, ironicamente, não lograria sucessos. Na primeira edição do campeonato local, que contou também com o Provincial (que ainda pratica futebol e rúgbi) e o futuro Central Córdoba (ainda como time da Córdoba and Rosario Railway), ficou em penúltimo. Cabe o registro de que foi em sua sede que ocorreu o primeiro clássico entre Newell’s e Rosario Central, naquele 1905, conforme contamos aqui sobre a rivalidade mais ferrenha do país e talvez do mundo. Na liga local de futebol, o Plaza Jewell só conseguiu um vice, em 1913, um ponto atrás do Newell’s.

Campeões de rúgbi em 1905: Wade Gery, Pinsent, Webster, Bridger, Norris, Wilson, Middleton e Leahy; E. Le Bas, Ricardo Le Bas, Talbot, Stocks e dois desconhecidos. À direita, vitória no Peñarol

O pioneiro também decaiu na Copa Competencia. Além deixar de disputá-la algumas vezes (ausentou-se entre 1910 e 1912 e na de 1914), caiu quatro vezes logo no primeiro confronto, duas delas por W.O. Em 1915, então, teve o seu canto do cisne no futebol, justamente no torneio que o consagrou. Caiu nas semifinais para o futuro campeão (da etapa argentina do torneio) Porteño após eliminar os rivais rosarinos Newell’s e Tiro Federal. Em 1916, após uma penúltima colocação na liga rosarina, se desafiliou da mesma e retirou-se do futebol competitivo.

Já direcionado ao rúgbi, também percorreu caminho parecido neste esporte; fundou em 1928 a União de Rúgbi de Rosario e teve uma trajetória de idas e vindas entre ela e a de Buenos Aires (sucessora da União do Rio da Prata, aquela co-fundada por ele em 1899). Em 1936, um ano após obter seu terceiro título nesta, desafiliou-se da mesma pela primeira vez, mas algumas voltas (e novas saídas) ocorreriam até que chegou a estar exclusivamente na de Rosario entre 1955 e 1985, ano em que completou treze títulos locais seguidos. Convidado a retornar à URBA neste mesmo ano, resolveu desligar-se ali da URR mesmo que isso significasse a última divisão. Conquistou quatro acessos seguidos.

Na URBA, conquistou ainda as edições de 1996 (hoje o site oficial publicou esta bela crônica sobre o desjejum de 61 anos) e 2000, sendo o sétimo maior vencedor do torneio da mesma (mais valorizado que o próprio torneio nacional de clubes, já vencido pelos rosarinos Duendes e Jockey Club, mas ainda não pelo Jewell), ao lado do Alumni, um de seus antigos rivais no futebol. Além destes dois esportes, é ligado a outros, alguns em cujas associações também foi fundador. Isto se deu no tênis, na associação argentina e na federação santefesina; na natação, nas associações santafesina e rosarina; e no hóquei sobre grama, na associação santafesina. A prática sempre amadora de sua quase sesquicentenária história de atividades desportivas diversas continua a ser motivo de orgulho da instituição.

E no futebol? Depois dele, só Rosario Central e o Talleres, ambos na Copa Conmebol, foram outros do interior a conseguirem troféus internacionais. Cem anos após abandonar os chutes, o Plaza Jewell ainda é o time do interior (e, por conseguinte, da província de Santa Fe e da cidade de Rosario) com maior quantidade de títulos internacionais, com suas três Copas Competencia. Como não é toda vez que se faz 150 anos, o pioneiro e recordista já anunciou que haverá uma festa por mês…

Voltamos a falar há dez dias sobre quem mais alternou-se no futebol e no rúgbi: clique aqui para conhecer James Oswald Anderson, pai da seleção de futebol e do campeonato de rúgbi na Argentina.

Duelos contra Lomas Athletic, Belgrano Athletic e Alumni. Em outros tempos ocorriam no futebol

Caio Brandão

Advogado desde 2012, rugbier (Oré Acemira!) e colaborador do Futebol Portenho desde 2011, admirador do futebol argentino desde 2010, natural de Belém desde 1989 e torcedor do Paysandu desde antes de nascer

4 thoughts on “150 anos do pioneiro do futebol (e rúgbi) rosarino: o Plaza Jewell, ou Atlético del Rosario

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 8 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.