Seleção

Lista de Sampaoli é, desde o princípio, a busca por sua imagem e semelhança na Seleção

Nem o mais otimista torcedor da Seleção Argentina talvez esperasse uma mudança tão brusca na imagem da Seleção Argentina em 2017. Da hierarquia de Bauza e o acúmulo de fracassos em campo à nova gestão da AFA com Sampaoli encabeçando uma série de mudanças no plantel albiceleste, para já, em junho, quando a Argentina enfrentará o Brasil, dia 09, em Melbourne, e Singapura, dia 13, no Estádio Nacional do país. 

Sampaoli trouxe consigo 11 novos nomes em relação às listas anteriores de Bauza e de prontidão, fez ajustes pontuais em conhecidas figuras, como Ezequiel Lavezzi e Kun Agüero, que não constaram entre os 27 nomes. Apesar da assinatura do Hombrecito ainda não estar na lista, ela certamente representa a essência do que Sampaoli pensa sobre futebol:

Goleiros: Sergio Romero (Manchester United-ING), Nahuel Guzmán (Tigres-MEX), Gerónimo Rulli (Real Sociedad-ESP)

Defensores: Javier Mascherano (Barcelona-ESP), Gabriel Mercado (Sevilla-ESP), Nicolás Otamendi (Manchester City-ING), Emanuel Mammana (Lyon-FRA), José Gómez(Lanús), Nicolás Tagliafico(Independiente), Javier Pinola(Rosário Central) e Jonathan Maidana(River Plate).

Meio-campo: Lucas Biglia (Lazio-ITA), Alejandro ‘Papu’ Gómez (Atalanta-ITA), Ever Banega (Inter de Milão-ITA), Eduardo Salvio (Benfica-POR), Manuel Lanzini (West Ham-ING), Leandro Paredes (Roma-ITA), Guido Rodríguez (Tijuana-MEX), Marcos Acuña(Racing), Ignacio Fernández(River Plate) e  Angel Di María (PSG-FRA).

Atacantes: Lionel Messi (Barcelona-ESP), Paulo Dybala (Juventus-ITA), Mauro Icardi (Inter de Milão-ITA), Gonzalo Higuaín (Juventus-ITA), Joaquín Correa (Sevilla-ESP) e Lucas Alario(River Plate).

O nome de Mascherano entre os defensores é certamente um dos indícios do que possivelmente veremos na pretendida prática de Sampaoli, além de Di María no meio-campo. As presenças dos jovens laterais Tagliafico e Gómez, além dos meio-campistas Salvio e Acuña inferem uma provável busca por amplitude e fortalecimento do jogo pelos lados do campo, um dos pontos mais fracos e criticados na Argentina nos últimos jogos. 

Guido Rodríguez, apesar do desconhecimento de prontidão, é grata surpresa. Poucos jogadores recuperam tantas bolas no futebol mexicano como o jovem volante argentino revelado pelo River Plate. Papu Gómez e Lanzini, meias ofensivos de velocidade e técnica chegarão para abastecer e ajudar o ataque, onde estará talvez o mais comentado nome dessa lista, Mauro Icardi. As nem tão recentes confusões envolvendo Mauro Icardi e Maxi López, jogador próximo a Mascherano e Messi, induziram uma série de rumores sobre possíveis desafetos cada vez que as listas da Argentina eram anunciadas. Rumores nunca confirmados, ao contrário de Icardi, carimbado para a Seleção e com muita justiça. 

O nome de Sampaoli sempre foi o plano principal da nova presidência da AFA, comandada por Chiqui Tapia. Por mais que a lista tenha sido divulgada e Sampaoli tenha se despedido em sua última coletiva no Sevilla, ainda falta o anúncio oficial. Angelici viajará na próxima semana à Espanha para os últimos ajustes e negociações. Hoje a lista e junho sim, a busca pela imagem e semelhança de Sampaoli nas cores da Argentina, com dinamismo, ofensividade e a tentativa de uma vaga na Rússia. 

Júnior Marques

Sul-matogrossense Bacharel em Esporte pela Universidade Estadual de Londrina. Preparação Física e Cardiologia. Gabriel Batistuta nas peladas de infância, Hincha Albiceleste!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − treze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.