Libertadores

Três dos cinco grandes da Argentina estarão na Libertadores-2018

Após uma temporada com apenas dois gigantes na Copa Libertadores da América, a Argentina terá na edição do ano que vem ao menos três dos cinco grandes do País. Com o fim do campeonato na última terça-feira (que já havia como o seu campeão o Boca Juniors) River Plate e Racing Club obtiveram a vaga direta para a competição internacional do ano que vem. Estudiantes LP e Banfield, sendo este último para a fase preliminar da competição, também asseguraram a vaga para a edição da Libertadores de 2018.

Por muito pouco, Independiente e San Lorenzo também não conquistaram a vaga direta. Os clubes ficaram em sexto e sétimo, respectivamente, um ponto atrás do Banfield, dois do Racing Club e três do River Plate e Estudiantes LP. Tais clubes ainda têm chances de irem para a edição o ano que vem por meio da Copa Argentina. O Rojo está na fase 16avos de final, quando enfrentará o Atlético Tucumán. Já o San Lorenzo ainda jogará a fase 32avos de final contra o Cipolleti, clube da terceira divisão.

Vale lembrar ainda que Independiente e San Lorenzo estão na disputa dos torneios continentais, que também garantem uma vaga à próxima edição da Libertadores. O Rojo enfrentará o Deportes Iquique (CHI) na segunda fase da Sul-Americana, enquanto que o Ciclón encara o Emelec (EQU) nas oitavas de final da Libertadores 2018. Caso não conquistem a vaga ao principal torneio continental, ambos já estão com vaga garantida na Sul-Americana do ano que vem.

Sul-Americana
Além de San Lorenzo e Independiente, outros quatro clubes sacramentaram a vaga para o torneio secundário das Américas: Newell’s Old Boys, Lanús, Defensa y Justicia e Colón.

Rebaixamento
Nesta temporada, quatro equipes caíram para a B Nacional, o equivalente a segunda divisão argentina. Ainda no critério dos promédios, obtiveram as piores médias o Aldosivi, Quilmes, Atlético de Rafaela e o Sarmiente. Haverá apenas dois acessos. Restam ainda sete rodadas para o fim, com o Argentinos Juniors bem próximo do acesso, com 12 pontos sobre o terceiro colocado. O Guillermo Brown está em segundo, cinco pontos à frente do Chacarita Juniors.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.