Acesso

Primeira B: Argentinos Jrs. é campeão e brigas por acesso e contra o rebaixamento se acirram

Com 4 rodadas de antecedência,  a Primeira B Nacional já tem a primeira equipe a figurar na primeira divisão no próximo Campeonato Argentino. É o Argentinos Juniors que rebaixado no ano passado fez campanha irretocável e garantiu neste final de semana não só o acesso, mas também o título da competição. O “Bicho” venceu o Gimnasia Jujuy por 1-0 e selou com 81 pontos, absurdos 13 a frente dos segundos colocados o retorno a elite. O time de La Paternal conquistou 23 vitórias, 12 empates e somente 6 derrotas no campeonato inteiro, o que dá ao técnico Gabriel Heinze, ex-zagueiro da Seleção um lugar no hall de promissores técnicos da nova geração argentina.

Enquanto o Argentinos celebra o acesso a briga pela segunda vaga na elite do próximo campeonato segue ferrenha basicamente entre dois times. O tradicional Chacarita Jrs. do bairro de Villa Crespo na capital e de 54 participações na elite argentina – sendo a última delas em 2010 –  e o novato Guillermo Brown, da pequenina Puerto Madryn localizada no litoral da província de Chubut, na patagônia argentina e que nunca esteve na primeira divisão do país. Os dois somam 68 pontos até agora, porém o Chacarita tem um jogo a menos que o time do sul do país (a partida diante do Juventud Unida foi suspensa aos 15 minutos de jogo devido as condições climáticas). Algumas equipes ainda possuem chances apenas matemáticas, mas dependem de verdadeiros milagres e combinações de resultados improváveis para ultrapassar os dois, casos de Independiente Rivadavia com 60 (que curiosamente também luta contra o rebaixamento nos promedios), Nueva Chicago, Ferro Carril, Instituto de Cordoba e Brown de Adrogué, todos com 59 pontos.

Guillermo Brown e Chacarita Jrs. travam batalha intensa pela segunda vaga na elite

Na parte de baixo da tabela a luta também é ferrenha, com destaque para o caso do Independiente Rivadavia que com 60 pontos luta na parte de cima da tabela, mas integra atualmente a zona de rebaixamento via promedios. O time tem 1.243 nos promedios e luta desesperadamente com Juventud Unida e Crucero del Norte para sobreviver para a próxima edição da Primeira B. O único rebaixado já garantido é o Atlético Paraná que ocupa a última colocação dos promedios e também do campeonato. O Central Cordoba e o Douglas Haig também estão caindo para as divisões inferiores do campeonato argentino.

A próxima rodada acontece no meio de semana e intensificará as brigas nas partes distintas da tabela. Em cima, o Guillermo Brown enfrenta o Ferro Carril na quarta-feira às 20h05 em Buenos Aires enquanto o Chacarita joga contar o Los Andes na quinta-feira às 21h. Na parte de baixo, o Rivadavia recebe o Douglas Haig em confronto direto contra a degola, o Juventud Unida recebe San Martín de Tucumán e o Crucero del Norte visita o Flandria.

Alexandre Silva

Quase ex-jornalista. Apresentador e repórter na Rádio Transamerica BH, mineiro e torcedor da Seleção Argentina desde a Copa de 98. @AlexandreSilva8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.