Copa do Mundo

As dúvidas de Sampaoli para definir os selecionáveis para a Rússia

Durante uma entrevista ao Jornal Nacional na última segunda-feira, o técnico da Seleção Brasileira, Tite, afirmou que o fechamento da lista final foi definida apenas minutos antes do anúncio aos jornalistas. O mesmo deve passar o Jorge Sampaoli, técnico da Argentina, que irá divulgar nesta segunda-feira (21), às 13h, a lista dos 23 convocados em uma coletiva de imprensa.

Se pelas terras tupiniquins a dúvida era no último nome do ataque e quem seria o substituto de Daniel Alves, na Argentina algumas coisas são bem parecidas. Entre sábado e domingo, um nome que estava praticamente certo entre os cortados era o de Cristian Ansaldi, do Torino. Contudo, tudo parece ter mudado, principalmente pelo fato de ele poder jogar nas duas laterais – tradicionalmente é pela esquerda – e por conta da lesão de Mercado, que ainda preocupa.

Desta maneira, seriam sete os defensores convocados – um a menos do que no Brasil, por exemplo (veja lista completa abaixo). Isso porque a tendência de Sampaoli é ter mais opções ofensivas, ainda que tenha em Messi a principal esperança para conquista do tricampeonato. Maxi Meza, por exemplo, é um dos que estariam na convocação final, segundo o diário Olé, principalmente por que Sampaoli “o considera que pode ser como alternativa como volante interno em algum momento”.

Centurión, grande surpresa entre os brasileiros na lista dos 35 jogadores de Sampaoli (mas não entre os argentinos), começa a ficar em dúvida para a Copa do Mundo. Se antes a imprensa local via como certa a presença do atleta do Racing, hoje ele brigaria por uma vaga com o defensor Marcos Acuña e o atacante Diego Perotti entre os últimos convocados.

O certo é que a Argentina chegará para a Copa do Mundo com as mesmas incertezas defensivas vistas nas Eliminatórias. Principalmente pela lentidão de alguns jogadores da posição e também pela idade – neste caso, mais precisamente sobre Javier Mascherano, que estará na lista como um dos defensores e não como volante, como foi na última Copa. Assim, fica a incerteza do que poderá acontecer, pois sabe-se que em Mundiais, para conquistar o título, basta uma solidez defensiva. O ataque, a não ser na fase de grupos, pode ser uma mera consequência, já que todas as partidas podem ser decidas nos pênaltis a partir das oitavas de final. Em torneio de sete jogos, o ideal é não tomar gol.

Apresentação
Alguns jogadores que estarão na lista dos 23 para a Copa do Mundo já trabalham em Ezeiza. São os casos dos defensores Javier Mascherano e Nicolas Tagliafico, os meias Manuel Lanzini e Eduardo Salvio e o atacante Sergio Agüero. Eles estão no Prédio de Ezeiza desde o dia 15 após o termino de suas atividades em seus clubes.

A expectativa é que todos os 23 jogadores já estejam à disposição de Sampaoli, no máximo, até o dia 24, quinta-feira, já que Franco Armani irá jogar na quarta-feira pelo River Plate, no duelo contra o Flamengo, pela liderança do Grupo D.

No dia 29 de maio, a Argentina faz o único amistoso em terra local contra o Haiti, na Bombonera. No dia 9 de junho, a Argentina fará seu último amistoso antes da Copa do Mundo contra a seleção de Israel.

Os prováveis 23
Goleiros: Sergio Romero (Manchester United), Franco Armani (River Plate) e Wilfredo Caballero (Chelsea).

DEFENSORES: ​Gabriel Mercado (Sevilla), Federico Fazio (Roma), Javier Mascherano (Habei Fortune-CHN), Nicolás Otamendi (Manchester City), Cristian Ansaldi (Torino), Nicolás Tagliafico (Ajax) e Marcos Rojo (Manchester United).

MEIAS: Ever Banega (Sevilla), Eduardo Salvio (Benfica), Lucas Biglia (Milan), Angel Di María (PSG), Gio Lo Celso (PSG), Manuel Lanzini (West Ham), Maxi Meza (Independiente).

ATACANTES: Lionel Messi (Barcelona), Sergio Agüero (Manchester City), Gonzalo Higuaín (Juventus), Cristian Pavón (Boca Juniors) e Paulo Dybala (Juventus).

A última vaga ficará entre Marcos Acuña (Sporting Lisboa), Ricardo Centurión (Racing) ou Diego Perotti (Roma).

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.