Seleção

Derrota mostra que é preciso mudança radical para que Argentina possa sonhar com algo nesta Copa América

Não é de hoje que a Argentina não joga bem uma partida durante os 90 minutos. Se toma um gol aí que tudo desanda. Hoje não poderia ser diferente. Em Salvador, a Argentina até mostrou um bom futebol por 26 minutos, até tomar o gol de Roger Martínez em um contra-ataque. Foi o suficiente para acabar com o ânimo argentino, que ainda viu Duván Zapata marcar o segundo gol e sacramentar a vitória da Colômbia por 2×0.

Com o resultado, a Argentina se vê obrigada a vencer o Paraguai na quarta-feira para depender apenas de si para se classificar para as quartas de final. Caso isso não ocorra, terá que vencer o Catar e torcer para ficar com uma das duas vagas para os terceiros colocados.

Culpados? Poderíamos listar uma infinidade de desculpas nas linhas abaixo. Mas a falta de padrão de jogo é a principal delas, aliada a uma falta de vontade e um futebol argentino que foi deixado de lado – já não de hoje. Aquele sentimento de um futebol envolvente, aguerrido, com raça foi substituído por uma sonolência e um toque de bola sem objetividade. Triste fim do futebol da Albiceleste.

O primeiro tempo foi daqueles que faz qualquer torcedor se arrepender de ter ido ao estádio. Para quem mora em Salvador, ao menos economizou as passagens aéreas e a hospedagem. Não houve praticamente um susto por ambos os lados. A não ser as canetas oferecidas por Messi e uma jogada que gerou polêmica, com o 10 argentino dando um passe enquanto os colombianos pediam fair play, nada mais aconteceu. Vaias mais do que justas ao fim dos 45 minutos.

Lionel Scaloni tirou Di María para colocar Rodrigo De Paul, o que deu um melhor volume de jogo e mais alternativas aos argentinos. Com o meia da Udinese, Messi e Agüero apareceram mais e até criaram mais oportunidades. Além disso, Paredes apareceu como elemento surpresa, finalizando em três vezes, duas delas que pararam nas mãos de Ospina.

O lance crucial foi aos 21 minutos do segundo tempo. Aguero cruzou e Otamendi subiu mais alto que a zaga colombina a e cabeceou baixo. Ospira salvou e Messi desperdiçou o rebote. Ali, a sensação era que o gol sairia a qualquer momento. E veio, só que do lado oposto. Após um lançamento genial de James Rodriguez, Roger Martinez recebeu, passou por Saravia e marcou um golaço.

A partir dali a Argentina caiu de vez de produção. Lionel Scaloni ainda tirou Agüero para colocar o contestado Matías Suárez em campo. E foi aos 40 minutos que o banho de água fria veio. Ainda no meio campo, Zapata passou por quatro marcadores e tocou para Martinez. Com uma avenida pelo lado direito, os argentinos viram os colombianos devolverem para o próprio Zapata, que percorreu praticamente todo o campo para por números finais na partida.

Scaloni terá que mudar muita coisa para uma melhorar. Ainda que vença os paraguaios e os cataris, ainda terá que melhorar muito para por fim a seca de títulos. E pelo andar da carruagem uma eliminação parece ser iminente.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.