Especiais

18 anos da final do século para os cordobenses

No último dia 5 completou 18 anos do jogo mais importante da história cordobense. O ano era 1998, em um 5 de julho, um dia após Argentina vs Holanda pela copa da França, aonde o selecionado alviceleste caiu frente à poderosa equipe de Denis Bergkamp e suas magnificas conclusões. Mas pouco disso importava na cidade de Córdoba, o que interessava era a decisão entre Talleres e Belgrano pelo segundo jogo da final do Acesso para a Primeira Divisão, Matador x Pirata.

As ruas foram invadidas pelos torcedores de ambas as equipes.No primeiro jogo o Talleres havia vencido por 1×0. Muita coisa estava em jogo, à honra de ser o dono na cidade e subir em frente ao rival ou perder o principal clássico da cidade alçando o antagonista para a Primeira Divisão.

“La final del Siglo” foi o nome dado pela imprensa portenha para a decisão. Na casamata encontravam-se Ricardo Gareca comandando a esquadra da “T” e Ricardo Rizzi com o “B”. O panorama futebolístico de Córdoba era tristonho, sendo a segunda maior cidade da Argentina e sem nenhuma equipe na divisão principal, aquela era a oportunidade de mudar tudo e ainda por cima sobre o maior rival. Para o Talleres vencer poderia ser ainda mais revigorante, os alviazuis vinham de 14 anos sem se quer uma vitória no derby e com duas derrotas seguidas na disputa por uma vaga na preciosa Primeira Divisão.

Dentro do Estádio Monumental de Córdoba houve recorde de publico, com a torcida dos Matadores em ligeira vantagem, que se refletiu na abertura do placar. Após um primeiro tempo truncado e sem muitas chances, o segundo tempo proporcionou tudo que um amante do esporte bretão aguarda. Aos 4 minutos Garay avança área adentro, e num toque para o meio da área encontra Albornos, que estufa o gol. Vitória parcial do Talleres e insanidade nas arquibancadas. Mas é um clássico e uma final, tudo pode acontecer. Em jogada de intensa troca de passes o Belgrano chega com seis jogadores na área de ataque e proporciona uma descarga de chutes em direção ao gol que teimam em encontrar zagueiros e goleiro, mas que ao fim, encontra o gol. O placar encontra-se em 1×1, o título ainda é Matador e faltam dez minutos para o apito final. Belgrano proporciona uma pressão descontrolada para alcançar o 2×1 e poder levar a decisão para as penalidades, sucedem-se lances de perigo; trave, defesa, bola raspando, travessão e falta! Aos 43 minutos falta para o Belgrano. Titi Sosa, camisa 9 pirata, ajeita a bola com carinho, o estádio que pulsava, agora se encontra quieto, apenas se escuta a respiração profunda e rezas de todas as possíveis religiões. Apita o juiz, Titi vai para a bola, ela passa a barreira e…GOL. Loucura Pirata e abatimento Matador agora mesclam os degraus de cimento do estádio.

Haverá pênaltis.

Os piratas encontram-se em polvorosa dentro e fora do gramado, o cenário é animador, o futuro possivelmente é de alegria para o time do Belgrano. Começam as penalidades, os dois primeiros batedores acertam. Chega o momento de Titi Sosa decidir novamente e como de costume ele decide, 2×1. Clementz agora tem que empatar, corre para a bola e erra. Talleres supostamente ficará mais um ano na B Nacional. Alarcon vai para a bola buscando aumentar o placar, chuta fraco e no meio, defende Cuenca. Depois Astudillo tem a chance de igualar e erra. Manrique tem a oportunidade de decidir, corre para a bola e perde. A Primeira Nacional parece não querer aceitar um time de Córdoba. David Diaz põe a pelota na marca da cal e sem muito espetáculo põe goleiro de um lado, bola do outro e iguala o marcador, 2×2. Em sequencia, Artime e Villareal também convertem.  Binetti tem a chance de pôr o Belgrano outra vez na frente, vai para a bola e à coloca no travessão. Matadores enlouquecem pela primeira vez após o gol que abriu o placar no inicio do segundo tempo.

Alguns dizem que futebol é poesia e neste dia realmente o foi. Para decidir o último pênalti sobrou para Roberto Oste, ex-jogador do Belgrano, o número dezesseis pega a bola com visível nervosismo, a acomoda, dá alguns passos para trás, respira fundo e vem correndo com a força de um touro. Um touro com T, de Talleres, GOL! Afunda os cordéis da cidadela, Talleres volta para a Primeira Nacional e marca no couro o acesso sobre o maior rival.

Roberto Oste comemorando acesso sobre ex-equipe.

As escalações da final foram compostas por:

Belgrano: Bernardo Ragg; Cosme Zaccanti, Diego Alarcón, Hernán Medina, Norberto Testa; Horacio García, Adrián Ávalos, Guillermo Guendulain, Hernán Manrique; Luis Sosa (c), Cristián Carnero. DT: Ricardo Rezza.

Talleres: Mario Cuenca (c); David Díaz, Horacio Humoller, José María Rozzi; Andrés Cabrera, Javier Villarreal, Fernando Clementz; Daniel Albornos, Diego Garay; José Zelaya, Ramón Medina Bello. DT: Ricardo Gareca.

Substituições: ST, 13m Carlos Gómez por Medina (B) y Luis Artime por García (B), 29m Rodrigo Astudillo por Garay (T), 37m Gustavo Lillo por Albornos (T) y 41m Roberto Oste por Zelaya (T). PTS: Cristian Binetti por Gómez (B).

Alguns dias depois a equipe do Belgrano também conquistou a vaga para a Primeira divisão, mas a flauta nunca será esquecida na cidade de Córdoba.

Bolívar Silveira

Bolívar Silveira é estudante de Geografia e fanático do sul do mundo. Porto-alegrense, pertencente ao lado rubro da cidade. Acompanha futebol argentino desde 2012, quando contraiu Lepra.

View Comments

Recent Posts

As Principais Características dos Slots Online

Os slots online, também conhecidos como máquinas caça-níqueis ou simplesmente slots, são um dos jogos…

1 mês ago

7 jovens talentos argentinos para ficar de olho em 2024

Apesar do excelente desempenho nas Eliminatórias Sul-Americanas e da incerteza sobre a continuidade de Lionel…

4 meses ago

50 anos do primeiro Mundial do Independiente

Originalmente publicado no aniversário de 40 anos, revisto, atualizado e ampliado Há exatos 50 anos,…

5 meses ago

Elementos em comum entre Boca Juniors e Fluminense

Os seis duelos pela Libertadores entre 2008 e 2012 corrigiram certa lacuna do século XX,…

6 meses ago

50 anos do Huracán 1973: o time que ressoou na Copa 78 levando Menotti à seleção

Originalmente publicado no aniversário de 45 anos, em 16-09-2018 - e revisto, atualizado e ampliado…

7 meses ago

As apostas esportivas são um ótimo investimento

Cada pessoa que se deixa a apostar tem que estar ciente que suas estratégias são…

9 meses ago

This website uses cookies.