Especiais

Estudiantes – Gimnasia: Inimigos íntimos em La Plata

Nesta quarta-feira, dia 29 de setembro, o Apertura 2010 realiza o seu Clássico de La Plata. O jogo é válido pela quarta rodada, já que foi adiado graças à participação do Estudiantes na Recopa Sul-Americana contra a LDU Quito. A partida será realizada na cidade de Quilmes.

As duas equipes possuem uma história em comum. Uma das mais antigas agremiações esportivas da Argentina, o Club de Gimnasia y Esgrima La Plata foi fundado em 1887. Por muito tempo, o clube se recusou a jogar futebol. Isso fez com que alguns sócios, estudantes universitários em sua maioria, fundassem em 1905 o Club Estudiantes de La Plata.

A mera existência de um clube de futebol saído do Gimansia por causa da ausência de prática futebolística prova, para alguns historiadores, que o Gimnasia não pode ser considerada a equipe de futebol mais antiga em atividade, o Decano del Fútbol Argentino.

Em tese, esse título é do Quilmes, equipe que até recebeu esse título da AFA em 1987, que teria sido fundado em 1887, cinco meses depois do Gimnasia, mas já exercendo a prática futebolística.

Voltando para a história em comum, ou seja, para a fundação do Estudiantes, há aqui um fato curioso. O nome foi escolhido graças ao fato dos dissidentes serem todos, na maioria, estudantes. Como boa parte deles fazia Medicina, a equipe ganhou o apelido de Pincharratas, uma alusão aos exercícios de vivissecção de cobaias que os fundadores eram obrigados a fazer na faculdade.

Em 1913, o Estudiantes ganha o seu primeiro título da Primeira Divisão, sendo a primeira equipe de La Plata a ser campeã argentina. Só que em 1914, o Gimnasia resolve jogar futebol, vence a segunda divisão em 1915 e isso acaba levando, no ano seguinte, à criação do Clássico de La Plata (Clásico de La Plata), conhecido também como Clásico Platense e a curiosa denominação de Clásico de la ciudad de las diagonales. Isso é explicado pelo fato de que La Plata é uma cidade que possui em excesso um determinado tipo de rua chamada diagonal.

Em 27 de agosto de 1916, pela Primeira Divisão Argentina, na época amadora, as duas maiores equipes de La Plata se enfrentaram pela primeira vez. A disputa entre Gimnasia y Esgrima La Plata e Estudiantes acabou com em vitória para El Lobo, 1 a 0, com o gol contra do pincha Ludovico Pastor.

No histórico profissional, foram 147 Clássicos de La Plata: 51 vitórias do Estudiantes, 51 empates e 45 vitórias do Gimnasia. Se somarmos o confrontos da época amadora (1916-1931), foram 165 partidas com 57 vitórias do Estudiantes, 58 empates e 50 vitórias do Gimnasia. A maior goleada foi um 7 a 0 que o Estudiantes aplicou no El Lobo no Apertura 2006.

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Em 2010, na primeira versão desse texto, Rafael Duarte Oliveira Venancio escrevia para o Futebol Portenho, era professor do Senac e doutorando na USP. Em 2014, era professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia e mantinha o blog Lupa Esportiva no Correio de Uberlândia. Agora, em 2020, é pós-doutor pela ECA-USP, além de escritor e dramaturgo com peças encenadas em 3 países e em 3 línguas. Nestes 10 anos, sempre tem alguém comentando este texto com ele, seja rindo, seja injuriado...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 15 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.