Sul-Americana

Matheu: “Entramos para a história”

A noite foi histórica em Avellaneda. Não apenas uma conquista sul-americana depois de 15 anos, mas também a virada heróica, a vitória nos pênaltis, a volta da mística do “Rey de Copas”… Foi uma noite que dificilmente sairá da memória dos envolvidos. E as declarações dos jogadores mostram bem isso.

Para Matheu, “Este grupo merecia isso, pelo esforço que fez. Faz tempo que vinhamos lutando por uma vitória assim. Entramos para a história do clube, e isso é importante”. Tuzzio, que converteu o penalti decisivo, ressaltou a emoção: “Estou muito emocionado. Dedico o título à minha família e à torcida do Independiente. Estávamos mal no campeonato, mas sólidos na copa. Soubemos passar pelos obstáculos”.

O goleiro Navarro, um dos destaques da vitoriosa campanha disse que “o grupo merece muito, pelo que passou”. Já Mareque observou que “não conseguiríamos sem lutar e sofrer. Goiás foi uma equipe complicada, mas por sorte a taça ficou conosco”.

Uma declaração singular foi a de Facundo Parra, autor de dois gols na final, gols no mínimo curiosos. Sobre isso o atacante observou: “Não quis fazer os gols daquela maneira, mas valeram do mesmo jeito. As finais se ganham como se pode”.

Já o presidente do clube, Julio Comparada, que acaba de chegar à primeira conquista, preferiu ressaltar o conjunto do trabalho: “É um dia importante e deve ser o ponto de partida para colocar o Independiente em um lugar privilegiado. A chegada de Mohamed foi importante. Mas a conquista também é de Tolo Gallego, Daniel Islas, el Flaco Menotti e el Dany Garnero”.

Já o treinador campeão mostrou a sensação de dever cumprido: “chegamos sabendo que tínhamos de ganhar algo e aqui está, conseguimos”. Antes de sair para festejar, disse ainda que “Somos campeões com justiça. Hoje sofremos, ficamos sem pernas, mas soubemos superar as coisas. Nos fizeram um gol e não nos entregamos, sempre lutamos. Agora quero comemorar”.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − onze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.