Arquivo

Um River de incertezas

De Buenos Aires – O dia seguinte pós-descenso do River Plate é de incertezas. O rebaixamento para B Nacional após empate em 1×1 contra o Belgrano (0x2 na ida) deixou inúmeras dúvidas sobre o que será da instituição a partir deste momento. Interdição do Monumental, perda de pontos, possível renuncia de Passarella e divida dos jogadores são os assuntos que estão em pauta no Mundo River. A única certeza é que as partidas como visitantes serão transmitidas pela TV Pública.

Nesta segunda-feira, o comitê de segurança começou a fazer o laudo pós-guerra no Monumental e nas redondezas do estádio. Tudo indica que o clube possa perder vários mandos de campo por conta dos incidentes que assolaram Buenos Aires neste domingo, além da perda pontos, assim como aconteceu com o Nueva Chicago, anos atrás. Contudo, desde aquela punição, nenhum clube foi punido com a perda de pontos, o que abre um precedente a favor da instituição de Núñez. Naquela situação, o time de Mataderos perdeu 20 mandos e 18 pontos, o que culminou a queda para a Primeira B (terceira Divisão).

Nos bastidores, também se fala de uma possível saída de Daniel Passarella a frente da equipe. Segundo informações de dentro do clube, 16 dos 25 membros do comitê diretivo estariam a favor da saída de Daniel, o que bate com o instituto do clube. Contudo, depende do próprio dirigente tal decisão. A expectativa é que na próxima quarta-feira o Passarella conceda uma entrevista, assim como estava previsto em uma nota oficial divulgada no site do clube, na última quinta-feira.

Outra sombra que assola o clube é a divida trabalhista. Segundo informações preliminares, o clube deve 23 milhões de pesos de luvas (os salários estariam em dia). Alguns atletas devem ir a AFA e ao sindicato de jogadores para tentar o passe livre, reclamando da divida do clube consigo. Ainda assim, o River pode perder uma grande quantia em dinheiro da TV. Atualmente, o clube recebe 30 milhões de pesos. Os clubes da B Nacional recebem, no máximo 4 milhões de pesos. Todavia, já está confirmado, ao menos, as transmissões dos jogos do River na B Nacional quando jogar como visitante.

Quem ficará?
Segundo informações divulgadas no programa Show del Fútbol na noite de domingo, Ramón Diaz estaria disposto a assumir o clube, mesmo na segunda divisão. Cavenaghi, que pediu desligamento de empréstimo do Internacional recentemente, também teria se colocado a disposição para ajudar o clube a voltar a Primeira. Os salários não seriam problema, uma vez que abririam mão de um salário milionário no qual estão acostumados.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

2 thoughts on “Um River de incertezas

  • Renato Pais da Cunha

    Sou Boquense, mas o River voltará no próximo ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 16 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.