Categories: Especiais

Atlético – San Martín: O Clássico de Tucumán volta após 4 anos

Quem disse que neste fim de semana não temos clássico na Argentina? Pela B Nacional, neste sábado, dia 6, às 20h05 (horário de verão de Brasília), jogam San Martín de Tucumán contra Atlético Tucumán, ou seja, Los Cirujas contra o Decano, El Clásico Tucumano.

E a agitação toma conta da terra do Sanduíche de Milanesa – há até um projeto de lei para fazer o dia Provincial desse prato típico – , pois as equipes não se enfrentam desde 2006, quando empataram sem gols pelo Argentino A, terceira divisão para equipes do Interior.

Por ser o mais velho, o Atlético possui o apelido de Decano. Fundado em 27 de setembro de 1902, em San Miguel de Tucumán, ele é considerado por alguns a primeira equipe a ser fundada não só em Tucumán, mas em todo Norte Argentino. Além disso, a equipe se considera a primeira a utilizar na Argentina a camisa listrada albiceleste, fato de imensa briga por, na mesma época, 20 equipes argentinas usavam essas cores.

Já o San Martín, fundado em 2 de novembro de 1909, também em San Miguel de Tucumán, utiliza o albirojo e possui a vantagem de ser o mais vitorioso em clássicos.

Nos 55 jogos que disputaram, o San Martín venceu 19, o Atlético 14 e foram 22 empates. O placar mais normal entre as equipes é o 0 a 0, que aconteceu 10 vezes.

Na Primeira Divisão Argentina, no Campeonato Nacional, as equipes se enfrentaram de 1973 a 1981. Aliás, a partida do Nacional de 1973 foi um “jogão” de 7 gols: 4 a 3 para o Atlético.

Diante de mais de 21 mil pessoas, no dia 25 de novembro de 1973, o San Martín começou vencendo com Sosa, aos 19 minutos. Alderete empatou para o Atlético, mas com Herrera, o San Martín termina vencendo o 1º tempo. No entanto, com Silva, Gonzáles e Arroyo, o Atlético Tucumán vira e vence por 4 a 3, com Luna descontando no finalzinho.

Atualmente, na B Nacional 2010/11, o Atlético Tucumán é, antes da 13ª rodada, o 1º colocado com 22 pontos. Já o San Martín não vive uma boa situação com os seus 13 pontos, estando até muito próximo da zona de rebaixamento. Mas, num será isso que deixará o clássico tucumano desigual.

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Em 2010, na primeira versão desse texto, Rafael Duarte Oliveira Venancio escrevia para o Futebol Portenho, era professor do Senac e doutorando na USP. Em 2014, era professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia e mantinha o blog Lupa Esportiva no Correio de Uberlândia. Agora, em 2020, é pós-doutor pela ECA-USP, além de escritor e dramaturgo com peças encenadas em 3 países e em 3 línguas. Nestes 10 anos, sempre tem alguém comentando este texto com ele, seja rindo, seja injuriado...

Recent Posts

As Principais Características dos Slots Online

Os slots online, também conhecidos como máquinas caça-níqueis ou simplesmente slots, são um dos jogos…

2 meses ago

7 jovens talentos argentinos para ficar de olho em 2024

Apesar do excelente desempenho nas Eliminatórias Sul-Americanas e da incerteza sobre a continuidade de Lionel…

4 meses ago

50 anos do primeiro Mundial do Independiente

Originalmente publicado no aniversário de 40 anos, revisto, atualizado e ampliado Há exatos 50 anos,…

5 meses ago

Elementos em comum entre Boca Juniors e Fluminense

Os seis duelos pela Libertadores entre 2008 e 2012 corrigiram certa lacuna do século XX,…

6 meses ago

50 anos do Huracán 1973: o time que ressoou na Copa 78 levando Menotti à seleção

Originalmente publicado no aniversário de 45 anos, em 16-09-2018 - e revisto, atualizado e ampliado…

7 meses ago

As apostas esportivas são um ótimo investimento

Cada pessoa que se deixa a apostar tem que estar ciente que suas estratégias são…

9 meses ago

This website uses cookies.