Categories: Arquivo

Blog FP – Duas lendas sobre Messi

1) “Messi não é jogador de seleção”.

Absurdo. Messi teve a infelicidade de ser treinado na seleção argentina por treinadores que falharam ao armar a albiceleste. Basta perguntar: quem jogou nos últimos tempos com a camisa da seleção algo próximo do que joga com a camisa do clube? Tevez, Aguero, Higuain, Mascherano, Cambiasso, todos estão mal. Não dá pra jogar bem num time que é uma zona total.

E é bom ir acostumando. Cada vez será mais frequente que jogadores atuem melhor em seu clube do que em sua seleção, até porque as superestrelas comumente jogam em clubes melhores do que a seleção de seu pais (Rápida comparação: Mascherano é reserva no Barcelona, e Milito sequer se senta no banco; na albiceleste são ambos titulares). Como também treinam e jogam juntos o tempo todo, é evidente que a comparação penderá cada vez mais a favor dos clubes. Mas claro que na Argentina é pior porque seus treinadores tem sido horríveis.

2) “Os argentinos não gostam de Messi porque ele nunca jogou no país”

Os argentinos amam Messi. Claro que gostariam muito que ele tivesse atuado lá, mas ninguém é maluco de recriminar alguem por aceitar uma proposta do Barcelona aos 12 anos. Há, claro, a reticencia pelo fracasso com a camisa da seleção. Mas eles também sabem que Messi joga pela Argentina por opção, já que os espanhois pediram mil vezes que jogasse pela Fúria. A questão é claramente outra.

Messi não é um jogador com quem o torcedor possa se identificar. Não nasceu pobre, saiu cedo do país, quando vai à Argentina é sempre reservado, quase não dá entrevistas. E acima de tudo, não tem o carisma e o magnetismo pessoal de outros grandes ídolos. Pense em Pelé: era tão supercraque que é impossível se identificar com ele. E fora do campo, quer tanto ficar bem com todo mundo que ninguém quer se identificar com ele. Messi, como Pelé, é alguém que voce admira, mas não se identifica com ele, algo essencial para ser um ídolo.

Por outro lado olhe Tevez. Na sua cara, em seu jeito de jogar, em suas declarações sempre contraditórias, Carlitos transmite quem ele é: uma pessoa que nasceu pobre na periferia de Buenos Aires e venceu pelo talento mas também pelo esforço e pela raça. Tevez sim, está mais para Maradona, alguém com quem se pode identificar. É só pensar na torcida do Corinthians, clube onde se transformou em ídolo instantâneo. Ele é o “jogador do povo”, como dizem na Argentina, e não por ter feito sucesso no Boca. Tevez é da estirpe de Maradona, Garrincha e outros, um sujeito com quem voce sente empatia, que não apenas admira como ama. Messi é como Pelé, Kaká ou Rivaldo, alguém que voce admira, mas jamais pensaria em tomar um chope com ele.

Aliás podemos parar com essa tolice de atribuir um carater “passional” aos argentinos por terem uma relação mais afetiva com Maradona do que a que temos com Pelé. Essa diferença se deve aos jogadores em si, e não ao país onde nasceram. É só ver Ronaldo, que nos cativou pela eternidade ao dar a fenomenal volta por cima de 2002. Amamos Ronaldo incondicionalmente, independente das más fases, das imbecilidades que comete na vida pessoal, da tendencia de engordar, de seu comportamento contraditório. Ronaldo, como Maradona e Tevez (ou no Uruguai Forlán e Lugano), é o tipo do jogador que se ama. Messi, Kaká e Pelé não. Simples assim.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

View Comments

  • Olá em primeiro lugar parabéns pelo teu site, é ótimo.
    Discordo com a primeira "Messi teve a infelicidade de ser treinado na seleção argentina por dois treinadores que falharam ao armar a albiceleste (Maradona e Batista ) "
    Falto Pekerman ( 2006 ) e Basile, Messi nunca demonstrou nada na seleção, agora o que ele pode demonstrar ou não é u mero problema do futuro, sei que quatro técnicos passaram na seleção argentina e messi NADA.
    Como argentino, tomara que o messi me feche o bico.
    A segunda questão concordo contigo, já que isso é uma mera mentira de pessoas que não sabem de futebol, nem jogam futebol.

    Abração é mais uma vez parabéns.

  • gostei do texto, embora discorde quase que na sua totalidade.
    o problema de messi é mais tático do que técnico e dizer q ele não joga pela argentina(seleção principal) e sim uma besteira já que nas seleções de base foi muito bem: mundial de 2005 sendo artilheiro(se nao me engano) e ouro olimpico em 2008, leia-se: tendo Batista como técnico.
    Na copa de 2010, embora nao tenha feito gols, foi muito eficiente, jogando pelo grupo... teve grandes atuações, mas as pessoas esquecem.
    Confio nele. E espero que hoje feche a boca de todos os criticos.

  • O Problema de Messi é tatico, é um jogador que tem que ser apoiado por mais jogadores fortes, na Argentina hoje não há um centro-avante digno de frente, e nem um bom enganche.
    A questão é que Messi nunca se deu bem na seleção nem mesmo quando tinha Riquelme, Crespo, Sorin, em 2007 que a Argentina brilhou na copa america ele ficou apagado. Nem com Pekermam deu certo é o que mais me frusta, acho que com o Basile ele foi um pouco melhor.
    E acho que ainda vai continuar assim, alias jogadores que carregaram seleções nas costa como Hagi, Cruyf, Maradona, Zidane não existe mais.

    Messi não é um Maradona para segurar a barra toda, ele vai ter que ter uma boa formação tatica se quiser ser alguma coisa pela seleção.

  • Como asim o poblema do messi é tecnico ? Vc quer diser q ele não tem tecnica ! Eu ja penso diferent a questão so messi é a forte marcação da am.ertca do sul , pq não tem outra explicação

  • Em resposta ao infeliz comentário do Sr. Tarcisio Castro, dizer que Messi não joga bem na seleção devido a marcação sulamericana é piada né?
    Quase todos os laterais , zagueiros e volantes dessa Copa America jogam na Europa...a maioria na Espanha, ou seja, Messi joga contra todos ou no Campeonato Espanhol ou nas competições europeias.
    Dizer qua é a marcação sulaericana é piada ....Messi não se destaca TANTO por que o treinador ( me recuso a falar o nome dessa besta ) é ruim mesmo...arma o time muito, mais muito mal mesmo.

  • Messi não é imagem de ídolo.#Fato

    Pessoas querem ver sentimentos nos craques, porque os enchergam como heróis. Então buscam todo momento em base de ídolos passados nos que surgem, e Léo não é um esteriótipo! Ele aparece para jogar bola e ponto final. Tentam ver emoção nele e não enchergam. Criando assim uma controvérsia de sentimentos no próprio fã, que não entende, ficam perdidos por não estarem acostumados a ver um herói tão indiferente (pelo menos por fora).

    Não vê notícias: Messi está com namorada nova. Messi está no desfile da escola de Samba X. Messi discute com segurança. Messi faz propaganda para marca de roupa. Messi briga e separa da esposa.

    Isso é bom... Porque quando Argentina voltar a triunfar, ser vencedora (Que volte mesmo a vencer), Messi será o herói pela bola e não pela boca do povo. Não pela mídia. Como diversos "craques" de hoje em dia.

  • Pessoal, espero não ser coincidência o Messi resolver jogar somente quando o Tevez está banco de reservas!

Share
Published by
Tiago de Melo Gomes

Recent Posts

César Luis Menotti, o técnico da Copa 1978 que a seleção teve graças ao Juventus-SP

Originalmente publicado em 5 de novembro de 2018 - e com atualizações em 5 de…

2 semanas ago

As Principais Características dos Slots Online

Os slots online, também conhecidos como máquinas caça-níqueis ou simplesmente slots, são um dos jogos…

2 meses ago

7 jovens talentos argentinos para ficar de olho em 2024

Apesar do excelente desempenho nas Eliminatórias Sul-Americanas e da incerteza sobre a continuidade de Lionel…

5 meses ago

50 anos do primeiro Mundial do Independiente

Originalmente publicado no aniversário de 40 anos, revisto, atualizado e ampliado Há exatos 50 anos,…

6 meses ago

Elementos em comum entre Boca Juniors e Fluminense

Os seis duelos pela Libertadores entre 2008 e 2012 corrigiram certa lacuna do século XX,…

7 meses ago

50 anos do Huracán 1973: o time que ressoou na Copa 78 levando Menotti à seleção

Originalmente publicado no aniversário de 45 anos, em 16-09-2018 - e revisto, atualizado e ampliado…

8 meses ago

This website uses cookies.