Categories: Primeira Divisão

Campeonato chega à metade. Hora de recesso.

Com 32 pontos, o San Lorenzo fechou a primeira metade do campeonato na liderança, e vai em paz para o recesso

Chegou a parada do campeonato argentino para a Copa América. E a parada ocorre exatamente na metade da fase de classificação. Foram jogadas 15 de 30 rodadas. Quatro grandes ocupam as primeiras posições na tabela de classificação. Mas os clubes do interior mostraram sua força, principalmente através de Rosário Central e Belgrano, que lutaram o tempo todo para chegar ao G4 e seguem ameaçando e os grandes.

No sábado, uma partida muito disputada entre San Lorenzo e Belgrano terminou no zero a zero. Nos 90 minutos houve pênalti perdido, várias bolas na trave, muitas oportunidades de gol, e ao fim as duas equipes terminaram relativamente satisfeitas com o empate. O San Lorenzo fechou a primeira metade do campeonato na liderança, com 32 pontos. Os cordobeses ficaram fora do G4 mas seguem na briga.

Na vice-liderança, apenas um ponto atrás do Ciclón, está o Boca, que aplicou um 4 a 0 com a maior facilidade em um enfraquecido Newells, mesmo com a Bombonera vazia. Um ponto atrás dos xeneizes vem o Racing, que no domingo fez 3 a 1 no Vélez. Fechando o grupo dos quatro primeiros está o River, que ficou no 1 a 1 com o Olimpo em Bahia Blanca e está um ponto atrás da Academia.

Um ponto atrás do G4 vem o Rosário Central, que se manteve forte em toda a primeira metade do torneio, mas ficou no 1 a 1 com o Independiente em casa e perdeu a chance de subir na tabela de classificação. Um ponto abaixo dos canallas está o Belgrano, fazendo com que apenas 5 pontos separem os seis primeiros colocados na classificação.

A maior decepção do campeonato até agora é o Independiente, que ocupa um modesto décimo sexto lugar. O Vélez também ocupa uma posição a que seu torcedor não está acostumado, o décimo oitavo lugar, em um momento de reformulação do plantel, que está repleto de jovens. Empatados em 10o e 11o lugar, Estudiantes e Newells também ocupam um papel inferior ao que se imaginava a princípio.

Na ponta de baixo da tabela, a pior campanha é a do Nueva Chicago, que encerrou a primeira metade perdendo para o Rafaela por 2 a 0 e encerrando a 15a rodada sem uma única vitória. Um pouco melhores, mas também bastante decepcionantes estão Arsenal e Olimpo, com uma vitória cada. Defensa y Justicia e Atlético Rafaela terminam o semestre com duas vitórias cada.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Recent Posts

César Luis Menotti, o técnico da Copa 1978 que a seleção teve graças ao Juventus-SP

Originalmente publicado em 5 de novembro de 2018 - e com atualizações em 5 de…

2 semanas ago

As Principais Características dos Slots Online

Os slots online, também conhecidos como máquinas caça-níqueis ou simplesmente slots, são um dos jogos…

2 meses ago

7 jovens talentos argentinos para ficar de olho em 2024

Apesar do excelente desempenho nas Eliminatórias Sul-Americanas e da incerteza sobre a continuidade de Lionel…

4 meses ago

50 anos do primeiro Mundial do Independiente

Originalmente publicado no aniversário de 40 anos, revisto, atualizado e ampliado Há exatos 50 anos,…

6 meses ago

Elementos em comum entre Boca Juniors e Fluminense

Os seis duelos pela Libertadores entre 2008 e 2012 corrigiram certa lacuna do século XX,…

7 meses ago

50 anos do Huracán 1973: o time que ressoou na Copa 78 levando Menotti à seleção

Originalmente publicado no aniversário de 45 anos, em 16-09-2018 - e revisto, atualizado e ampliado…

8 meses ago

This website uses cookies.