Categories: Seleção

Com dificuldades, Argentina vence na estréia de Sabella

Depois do fiasco na Copa América, com atuações abaixo da média, a Seleção Argentina voltou a campo. A esperança era de novos ares. Mas, mesmo com novo treinador, um time remodelado, os problemas das gestões anteriores continuaram expostos. A boa notícia foi mais uma boa atuação de Messi com a Argentina, na vitória por 1-0 sobre a Venezuela.

O time argentino, todavia, não teve vida fácil. Viu uma forte marcação dos venezuelanos, que a cada dia se credencia como um dos favoritos a uma vaga no Mundial 14’, nas eliminatórias que se iniciam no mês que vem. Isso sem contar a boa atuação dos atacantes na segunda etapa, onde em determinados momentos, mereceu a vitória em Calcutá. .

A Argentina também mostrava bem na marcação. Assim como no Estudiantes, Sabella armou um time que marcava bem no meio campo, ajudando, e muito os defensores, ainda frágeis em relação há décadas anteriores. No ataque, Lionel Messi era um show a parte. Além de jogar bem – cansou no final, é verdade – era alvo de ovação por parte dos indianos a cada toque na bola.

As melhores chances foram criadas justamente pelo jogador do Barcelona. Armou muito, arriscou em inúmeras oportunidades, mas não foi desta vez que o Melhor do Mundo entrou no grupo dos 10 maiores goleadores da Seleção – está a um gol de Mario Kempes, que tem 20 gols. Se ele não marcou, foi importante para a vitória. Arriscou um chute na entrada da área que gerou o escanteio, aos 24 minutos do segundo tempo. Na cobrança do corner, um minuto depois, mandou na cabeça de Otamendi, que cabeceou forte e fez o único gol da partida.

Ainda é pouco para dizer se a Argentina tem salvação. Romero, mais uma vez, foi bem no arco argentino. Os defensores ainda precisam ter um pouco mais de segurança. Zabaleta e Rojo não comprometeram, mas deixaram espaços nas alas. Demichelis e Nico Otamendi tentam se redimir após o Mundial 10’. Ricky Alverez e Lucho Gonzalez ainda estão longe de serem titulares, com toques refinados ao excesso. Pastore entrou bem, assim como Aguero. Dí Maria ainda continua devendo e Higuaín está longe de ser o matador tão esperado pelos argentinos. Enquanto isso, segue a Messidependência.

Na próxima terça-feira, a Argentina encará a Nigéria, em Bangladesh, no último amistoso com data FIFA antes da estréia nas Eliminatória Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2014, já que haverá os jogos da Copa Roca contra o Brasil nos dias 14 (em Córdoba) e 28 de setembro (em Belém), somente com atletas que atuam no País.

httpv://youtu.be/IENm-KI6JP8

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

View Comments

  • Concordo plenamente com algumas análises do texto.Existem alguns problemas de ordem técnica nos grupos que a seleção vem montando que são perceptíveis a todos que acompanham futebol.
    O que mais me deixa indignado é o fato de nenhum treinador conseguir montar um time forte ao ponto de voltar a sermos competitivos internacionalmente.
    Se a seleção argentina depender somente de Messi,ela não chegará a lugar nenhum.Não há como centralizar o jogo em um único jogador,ele precisaria ocupar todos os espaços do campo simultaneamente,o que é impossível.
    As pessoas que dirigem o futebol argentino precisam entender que a chave do sucesso para Messi brilhar no Barcelona está inicialmente na sua genialidade para desequilibrar individualmente e na capacidade de leitura de jogo que o permite desenvolver situações diferentes a todo instante.
    Eu não consigo entender porque Valeri,Banega,Pastore,Aguero e Messi podem jogar juntos como titulares,se eles são aquilo que temos de melhor tecnicamente.
    Guardiola mostrou ao mundo que não há o que inventar no futebol além de utilizar os melhores em cada função e extrair ao máximo de cada jogador no aspecto tático.
    Por isso devemos abrir mão de Higuain,Di Maria,recuar Mascherano para a defesa porque ele é excelente marcador e não precisa passar do meio campo com a bola,lá atrás ele é um fenômeno.
    Para mim,há muitas outras coisas a serem feitas além disto que sugiro,mas é que não vejo necessidade para mantermos tanta gente jogando abaixo do nível ideal para uma seleção que quer voltar a ser protagonista.
    Torço para que as coisas mudem,mas sei que é início de trabalho e que muita coisa deve acontecer,só não sei se para melhorar o que está posto ou para piorar o que está ruim.

  • Maior problema nessa seleção é MOVIMENTAÇÃO! Não existe ímpeto nos jogadores não tem qualidade de passe e velocidade para tabelas, abrir jogo e coisas básicas do futebol.

    Mudar de técnico para não mudar nada na seleção?! Mesma formação, idéia (nenhuma) e Messi terminando exausto porque precisa fazer função de todo mundo para todo mundo.

    Messi não precisa da melhor seleção do mundo para fazer a diferença, ele só precisa de uma equipe encaixada.

  • Temos um time que troca muito pouco de posicionamento em campo,isso é fato mesmo.Quando um treinador tem jogadores com essas características é ótimo,mas se não tem ele deve pedir essa alternância de posicionamento já na proposta tática,visto que hoje os espaços estão muito reduzidos e que só Messi com a sua capacidade de transpor os marcadores não é suficiente.
    No Barcelona,os homens de meio campo e ataque trocam constantemente de posição,por isso também e pela grande capacidade técnica que possuem,é muito difícil marcar a equipe do Barcelona.
    O Barcelona tem o modelo de como se deve jogar futebol,cabe a nós,com as características dos melhores homens que temos,tentar montar um similar,mas sem imitar um 4-3-3 que agora somente eles podem usar e que eu não arriscaria na Argentina.
    É isso...

Recent Posts

César Luis Menotti, o técnico da Copa 1978 que a seleção teve graças ao Juventus-SP

Originalmente publicado em 5 de novembro de 2018 - e com atualizações em 5 de…

2 semanas ago

As Principais Características dos Slots Online

Os slots online, também conhecidos como máquinas caça-níqueis ou simplesmente slots, são um dos jogos…

2 meses ago

7 jovens talentos argentinos para ficar de olho em 2024

Apesar do excelente desempenho nas Eliminatórias Sul-Americanas e da incerteza sobre a continuidade de Lionel…

5 meses ago

50 anos do primeiro Mundial do Independiente

Originalmente publicado no aniversário de 40 anos, revisto, atualizado e ampliado Há exatos 50 anos,…

6 meses ago

Elementos em comum entre Boca Juniors e Fluminense

Os seis duelos pela Libertadores entre 2008 e 2012 corrigiram certa lacuna do século XX,…

7 meses ago

50 anos do Huracán 1973: o time que ressoou na Copa 78 levando Menotti à seleção

Originalmente publicado no aniversário de 45 anos, em 16-09-2018 - e revisto, atualizado e ampliado…

8 meses ago

This website uses cookies.