Categories: Arquivo

Grondona suspende a virada de mesa na Argentina

Depois de uma repercussão negativa por parte dos torcedores, imprensa, anunciantes e até mesmo membros do Governo quanto a virada de mesa que favorecia os cinco grandes argentinos, o presidente da AFA, Julio Grondona, anunciou no início da noite desta segunda-feira que essa idéia está suspensa.

Em reunião no prédio da AFA, 22 dos 26 representantes de clubes votaram contra o torneio de 38 clubes justamente uma semana após terem aprovado tal idéia. Desta maneira, está mantida o rebaixamento por meio de promédios no ano que vem. Em nota oficial, a AFA classificou a atitude da imprensa e de partes de torcedores como “imprudentes”, fazendo assim como que o clima nos bastidores das AFA ficasse “insuportável, já que a intenção destes era prejudicar o futebol argentino”.

A decisão aconteceu justamente um dia antes de uma manifestação em prédio da AFA, no centro de Buenos Aires. Cerca de 30 mil pessoas haviam confirmado presença para protestar contra a idéia. Além disso, a forte critica de grande parte da imprensa, que assim como Futebol Portenho se opuseram a idéia, e o desagrado dos anunciantes atuais, foram fatores determinantes para a suspensão da idéia.

Na mesma nota, em resposta aos críticos do sistema que seria oficializado no próximo dia 18 de outubro, pontuaram quatro fatores que os levaram desistir do campeonato argentino com 38 equipes a partir da temporada 2012/13. “O presidente (Julio Grondona) resolveu suspender o tratamento da proposta nos términos considerados em sessão do Comitê Executivo do dia 25 de julho passado (…) que a totalidade dos torneios organizados pela AFA começará como seus respectivos regulamentos os dispõem”.

Confira a nota oficial no site da AFA

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

View Comments

  • O ja sofrido futebol argentino não merecia mais essa bola nas costas,felizmente prevaleceu o bom senso e espero que essa ideia de jerico nunca mais seja lembrada.Assim sendo vou continuar acompanhando o campeonato dos hermanos.

  • Espero que os argentinos não desanimem, e realizem o protesto do Chau Grondona da mesma forma.

  • Infelizmente, temos que ser honestos: se não houvesse eleições esse ano para a presidencia, a virada de mesa continuaria. A Kirchner, que é sabido que foi uma das proponentes dessa ação, não quis tomar uma medida impopular em ano de eleição.
    É uma boa notícia, mas mostra como a politica partidaria ainda influi no futebol argentino. Pena

Share
Published by
Thiago Henrique de Morais

Recent Posts

César Luis Menotti, o técnico da Copa 1978 que a seleção teve graças ao Juventus-SP

Originalmente publicado em 5 de novembro de 2018 - e com atualizações em 5 de…

2 semanas ago

As Principais Características dos Slots Online

Os slots online, também conhecidos como máquinas caça-níqueis ou simplesmente slots, são um dos jogos…

2 meses ago

7 jovens talentos argentinos para ficar de olho em 2024

Apesar do excelente desempenho nas Eliminatórias Sul-Americanas e da incerteza sobre a continuidade de Lionel…

4 meses ago

50 anos do primeiro Mundial do Independiente

Originalmente publicado no aniversário de 40 anos, revisto, atualizado e ampliado Há exatos 50 anos,…

6 meses ago

Elementos em comum entre Boca Juniors e Fluminense

Os seis duelos pela Libertadores entre 2008 e 2012 corrigiram certa lacuna do século XX,…

7 meses ago

50 anos do Huracán 1973: o time que ressoou na Copa 78 levando Menotti à seleção

Originalmente publicado no aniversário de 45 anos, em 16-09-2018 - e revisto, atualizado e ampliado…

8 meses ago

This website uses cookies.