Categories: Arquivo

Opinião: Eu também quero Pratto na Seleção…Argentina

Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG

“Meu sonho é jogar na seleção argentina. Se não me chamam e aparece o Brasil, não sei, teria que ver”. A recente declaração de Lucas Pratto, vice artilheiro do Campeonato Brasileiro com 12 gols, mexeu com os arredores rivais, envolvendo brasileiros e argentinos nos últimos dias. Bem verdade que o centroavante enfrenta um páreo duro na briga por uma vaga no ataque da Seleção Argentina, que hoje conta com nada mais, nada menos que Messi, Ángel Di María, Agüero, Higuaín, Tévez e outros, como o jovem Paulo Dybala, recente destaque do Palermo e hoje na Juventus. Para Martino, em sua filosofia de jogo, o centroavante da Seleção deve ter mobilidade, sem se fixar na grande área, posto onde Agüero figura atualmente com Messi e Di María apoiando pelos lados. Há espaço para Pratto ser observado?

Mobilidade pelo ataque, marca de Lucas Pratto já desde o Vélez Sarsfield e hoje no Atlético Mineiro. Fonte: Footstats

“Pratto que serve bem”. O trocadilho nunca caiu tão bem. Além da busca pelo gol, Pratto costuma ser eficiente servindo os companheiros. Em 46 jogos pelo Atlético, o atacante deu 8 assistências, chamando muito atenção quando se desloca pelos lados do setor ofensivo. Apesar do porte, Lucas se apresenta e circula por todo o ataque com ótima leitura, inclusive no primeiro combate quando o adversário sai jogando.

É sempre interessante lembrar a distância da trajetória até o próximo Mundial. Há tempo para Pratto cada vez se consolidar mais no futebol brasileiro e também ser avaliado para uma oportunidade na Albiceleste. Na trajetória de Alejandro Sabella até a Copa de 2014, nomes menos badalados como Franco Di Santo, Germán Denis e Hernán Barcos foram avaliados pela comissão técnica e receberam oportunidades. Barcos, ainda no Palmeiras, foi o último centroavante argentino atuando em território brasileiro que foi convocado para a Seleção…Argentina.

Barcos e Lionel Messi. Parecia improvável. O então centroavante do Palmeiras substituiu Higuaín aos 83 minutos na vitória sobre o Uruguai por 3×0 no dia 12/10/2012.

Os 27 anos assustam quem pensa que Pratto é mais velho. Apesar da aparência realmente lembrar mais, é possível pensar em um projeto a longo prazo com o jogador. Além do encaixe tático que Tata tem declarado preferência, perfil e disposição em campo não faltam a Pratto. Mais concorrência na Seleção. Se eu sou Martino, não perderia tempo.

Júnior Marques

Sul-matogrossense Bacharel em Esporte pela Universidade Estadual de Londrina. Preparação Física e Cardiologia. Gabriel Batistuta nas peladas de infância, Hincha Albiceleste!

Share
Published by
Júnior Marques

Recent Posts

César Luis Menotti, o técnico da Copa 1978 que a seleção teve graças ao Juventus-SP

Originalmente publicado em 5 de novembro de 2018 - e com atualizações em 5 de…

2 semanas ago

As Principais Características dos Slots Online

Os slots online, também conhecidos como máquinas caça-níqueis ou simplesmente slots, são um dos jogos…

2 meses ago

7 jovens talentos argentinos para ficar de olho em 2024

Apesar do excelente desempenho nas Eliminatórias Sul-Americanas e da incerteza sobre a continuidade de Lionel…

5 meses ago

50 anos do primeiro Mundial do Independiente

Originalmente publicado no aniversário de 40 anos, revisto, atualizado e ampliado Há exatos 50 anos,…

6 meses ago

Elementos em comum entre Boca Juniors e Fluminense

Os seis duelos pela Libertadores entre 2008 e 2012 corrigiram certa lacuna do século XX,…

7 meses ago

50 anos do Huracán 1973: o time que ressoou na Copa 78 levando Menotti à seleção

Originalmente publicado no aniversário de 45 anos, em 16-09-2018 - e revisto, atualizado e ampliado…

8 meses ago

This website uses cookies.