Categories: Arquivo

Torneio Argentino A: definidos os finalistas do Reducido

Definido o último dos vencedores do Torneio do Interior, o San Martín, de Formosa. Também estão definidos os finalistas do torneio Reducido do Argentino A, que dará uma vaga à disputa da promoción com um representante do interior no Nacional B. São eles o Sportivo Belgrano, de San Francisco e o Sportivo Desamparados, de San Juan. As duas semifinais foram dramáticas, principalmente a que o Desamparados teve contra o Central Norte, de Salta, um outro grande time que ficou pelo tortuoso caminho que leva ao sonho do acesso.

Argentino A
No primeiro jogo, da primeira semifinal, em Sunchales, o Libertard não conseguiu se impor frente ao Belgrano. Dominou as principais ações do meio campo, mandou no primeiro tempo, mas não conseguiu chegar ao gol. O time retornou do intervalo da mesma forma, mas teve mais eficiência. Dessa forma, logo aos 3 minutos chegou ao gol da vitória, com uma jogada genial de Quiroga dentro da área, 1×0. A partir daí, a equipe recuou e foi amplamente dominada pelo visitante. Em Sunchales, o Belgrano já tinha demonstrado sua superioridade frente ao rival. Em casa, na partida de volta, apenas confirmou essa superioridade, ao golear seu rival por 3×0 e se classificar à final do Reducido.

Na outra semifinal, a disputa foi mais acirrada e dramática. O primeiro jogo foi em San Juan, na cancha do Desamparados, que levou a melhor sobre o Central Norte, por 1×0. O jogo foi tenso e equilibrado do começo ao fim, com ambas as equipes tendo inúmeras chances de abrir o placar. Contudo o gol do local só saiu aos quarenta e dois minutos da etapa complementar, quando os seus torcedores (alguns chorando na arquibancada) já esperavam pelo pior. Numa ótima jogada no meio campo, Ceballos passou por dois jogadores do visitante e chutou forte e de cobertura no ângulo esquerdo do goleiro, 1×0. Só que, pela maneira como o Central se comportou em San Juan, nada indicava o favoritismo do Desamparados na partida de volta.

Em Salta, o Desamparados apostou na proposta defensiva e no desgaste emocional do rival, que precisava apenas de um gol para se classificar, já que teve uma melhor campanha na Categoria. Até os vinte primeiros minutos, o visitante não saiu de sua defesa; a partir daí, porém, empurrou um pouco mais sua segunda linha de quatro para o meio de campo. A proposta era a do conta-ataque, e ela funcionaria na etapa complementar. No segundo tempo, os visitantes mantiveram sua proposta do final do primeiro, só que a marcação melhorou.

A proposta do visitante levava em conta que o local precisava fazer um gol e deixaria muitos espaços para os contra-ataques. Dessa forma, não havia razões para se arriscar. Por outro lado, o time de Salta, que fez duas grandes partidas, nos dois jogos, pouco a pouco foi sentindo o cansaço e a decepção por não converter em gols as inúmeras oportunidades que criou (inclusive com bolas na trave). Jorge Honecker processou alterações e o Cuervo salteño chegou a ficar com quatro atacantes em campo. O time então foi todo para o ataque e sofreu um duro golpe aos 43 minutos, quando Garrido entrou na área e sofreu pênalti. Lamberti converteu e deixou o time de San Juan a quatro partidas do sonho da segunda divisão do futebol argentino.

Argentino C
A final II do torneio Argentino C foi marcada pela presença dos cartolas em campo, como o Futebol Portenho já havia divulgado nos post anterior. No primeiro jogo, o bom time de Venado Torto havia ganhado por 3×0 do San Martín, mas a partida foi anulada e a vitória de 1×0 foi dada ao time de Formosa pelo Conselho Federal. Então a equipe de Venado Torto foi a Formosa para ganhar por uma diferença de dois gols para se classificar. O elenco foi combalido à cancha adversária pela decisão dos cartolas e também pelas expulsões e contusões que tinha conseguido na primeira partida. Já o San Martín, havia recuperado parte de seu moral e contava com o apoio da torcida para vencer o confronto. Apesar disso, a equipe visitante deu muito trabalho para o local, que no entanto venceu por 3×2 e fez a festa com os seus hinchas apaixonados. Parabéns ao San Martín, que a despeito de toda a confusão, foi uma equipe com excelente campanha na Categoria. Quanto ao time de Venado Torto, precisa se recuperar emocionalmente e voltar a campo para a disputa da promoción com um representante do Argentino B.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Share
Published by
Joza Novalis

Recent Posts

César Luis Menotti, o técnico da Copa 1978 que a seleção teve graças ao Juventus-SP

Originalmente publicado em 5 de novembro de 2018 - e com atualizações em 5 de…

2 semanas ago

As Principais Características dos Slots Online

Os slots online, também conhecidos como máquinas caça-níqueis ou simplesmente slots, são um dos jogos…

2 meses ago

7 jovens talentos argentinos para ficar de olho em 2024

Apesar do excelente desempenho nas Eliminatórias Sul-Americanas e da incerteza sobre a continuidade de Lionel…

5 meses ago

50 anos do primeiro Mundial do Independiente

Originalmente publicado no aniversário de 40 anos, revisto, atualizado e ampliado Há exatos 50 anos,…

6 meses ago

Elementos em comum entre Boca Juniors e Fluminense

Os seis duelos pela Libertadores entre 2008 e 2012 corrigiram certa lacuna do século XX,…

7 meses ago

50 anos do Huracán 1973: o time que ressoou na Copa 78 levando Menotti à seleção

Originalmente publicado no aniversário de 45 anos, em 16-09-2018 - e revisto, atualizado e ampliado…

8 meses ago

This website uses cookies.