Categories: Primeira Divisão

Um novo começo para Daniel Bilos

Bilos com a camisa do Guillermo Haig

Depois de um ano afastado dos gramados, Daniel Bilos voltou a jogar futebol. O ex-jogador do Boca, Banfield, San Lorenzo, América do México e Saint-Étienne falou ao jornal La Nación sobre as dificuldades de sua lesão e suas expectativas para o futuro. “Fiz muito esforço para voltar a jogar e treinar. Tomara que tudo continue assim. Estou feliz. Para mim, é como voltar a viver”, disse.

À primeira vista, aquele jogador de 1,94 parecia tudo, menos jogador de futebol. Com uma técnica raramente vista para jogadores de sua idade, Daniel Bilos estreou com o Banfield em 2001, num tempo em que o “Taladro” ia de mal a pior no Apertura. Com a chegada do uruguaio Luis Garisto, a equipe melhorou e chegou em 5º lugar no Clausura do ano seguinte. Mas Bilos ainda entrava pouco na equipe.

Tudo mudou em 2003. Julio César Falcioni chegou para substituir Garisto e, vendo a técnica apurada de Bilos, recuou o jogador. Ao invés de ficar como centroavante, o “Flaco” foi jogar pela esquerda, no meio-campo. Bastou para que o jovem deslanchasse. O pequeno clube chegou à Libertadores de 2005 e Bilos, com 5 gols, foi o artilheiro do elenco, que só caiu nas quartas, para o River. Saiu do Banfield e veio ao Boca por indicação do então técnico xeneize, Alfio Basile. Lá, conquistou tudo o que pôde: Apertura, Clausura, Recopa e Copa Sul-Americana.

Tanta regularidade despertou o interesse de uma seleção para a Copa de 2006. De pais croatas, Bilos abriu mão da possibilidade de disputar a Copa pela seleção da terra natal deles e preferiu ser chamado para defender a camisa albiceleste, após José Pekerman usá-lo em amistoso de novembro de 2005 contra o Qatar. Só que o técnico não levou o jogador para a Alemanha. Alfio Basile assumiu a seleção argentina após a eliminação da Argentina e o então jogador do Boca voltou. Jogou apenas mais duas partidas e até fez um gol, na derrota para a Espanha por 2 a 1.

Bilos em ação com a Argentina, em sua reestreia, contra o Brasil

Com o sucesso, Bilos foi atuar na Europa e depois jogou no América do México e no San Lorenzo. E então sua carreira entrou em parafuso. Uma grave contusão no joelho esquerdo e sua longa recuperação fizeram com que o jogador nunca mais atuasse no nível que o consagrara no Banfield e no Boca. Assim, em dezembro de 2009, Daniel Bilos anunciava sua aposentadoria com apenas 29 anos, logo após o primeiro título de seu Banfield na elite – ele, que integrava o elenco, em uma volta ao Taladro, ironicamente não pôde jogar nenhuma partida da campanha.

O tempo passou e o “Flaco” procurou um médico especializado e muito respeitado no futebol argentino. Jorge Batista disse que a recuperação foi lenta pois com três meses de tratamento o jogador fraturou a rótula. Mas, após um ano do anúncio de sua aposentadoria e totalmente recuperado, Daniel voltou a jogar futebol e resolveu recomeçar pelas suas origens. Defenderá o Douglas Haig, da sua Pergamino natal. A equipe está no Torneo Argentino A, que equivale à Série C do Brasileirão.

Daniel conta como foi a recuperação: “Jorge Batista me disse para ficar tranquilo, pois era jovem e o joelho ficaria firme, mas que a recuperação foi muito longa e decidi abandonar a carreira. Quando existe a ruptura dos ligamentos cruzados, você sabe que em seis meses voltará a jogar. Mas a minha lesão, a osteocondrite, não era possível ter alguma previsão de cura total. Existem muitos jogadores que deixaram de jogar por causa dessa lesão. A ansiedade de ficar curado me desgastava psicologicamente. Em junho do ano passado, decidi fazer alguns testes, fui treinar no CEFAR (Centro de Treinamento para Futebolistas de Alto Rendimento), o joelho respondeu positivamente e aqui estou. Que acontecerá daqui para frente? Só Deus sabe. Aproveito cada dia”.

Questionado sobre uma possível volta a algum da Série A, Bilos é realista. Procura não pensar nisso, para evitar novas precipitações. Por agora, quer aproveitar a volta ao time de sua cidade e ajudá-lo a subir para B Nacional. E lembra com saudades a época de Boca: “Fui campeão lá. Foi ótimo jogar no Boca, pois foi lá que obtive reconhecimento. Em tudo o que fazíamos, tinha uma repercussão impressionante, como uma banda de rock. Fomos para a Coreia do Sul, El Salvador e Honduras e sempre éramos notícia”.

Bilos também falou sobre sua não ida para a Copa de 2006 pela Croácia: “Sabia que as chances de ir para a Copa pela Argentina eram pequenas. Mas não fiquei com vontade de jogar a Copa. Quando o Pekerman me convocou, foi sincero e disse que havia muitos jogadores para a minha função. A decisão de jogar pela Argentina foi minha. Talvez outro jogador teria aceitado, mas continuo achando que foi a melhor decisão que tomei. Com a Argentina, joguei contra o Brasil, o Qatar e a Espanha, em que fiz um gol”.

Depois de tudo o que passou, o ex-jogador do Boca tenta recomeçar. A estreia do Douglas Haig no Argentino A será contra o Guillermo Brown, fora de casa. A distância de Pergamino a Puerto Madryn, cidade do rival, na Patagônia, é de cerca de 1000 quilômetros e a viagem de ônibus leva 16 horas.

Alexandre Leon Anibal

Analista de sistemas, radialista e jornalista, pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Neto de argentinos e uruguaios, herdou naturalmente a paixão pelo futebol da região. É membro do Memofut, CIHF, narrador do STI Esporte (www.stiesporte.com.br ) e comentarista do Esporte na Rede, programa da UPTV (www.uptv.com.br ).

View Comments

  • Nem reparei que nem tinha comentado aqui. Criei o verbete do Bilos na wikipédia por conta desse texto! Só queria dar duas erratas:

    Na legenda da primeira imagem, seria Douglas Haig... Guillermo, como você mesmo explica, é o time que a nova equipe do cara irá enfrentar na estreia da terceirona.

    A outra é que o texto informa que o Bilos só teria estreado pela Argentina após a Copa de 2006. Constatei que não: seu debute foi ainda em 2005.

    No mais, uma bela matéria. Quase um especial! Hehehe.

Recent Posts

As Principais Características dos Slots Online

Os slots online, também conhecidos como máquinas caça-níqueis ou simplesmente slots, são um dos jogos…

2 meses ago

7 jovens talentos argentinos para ficar de olho em 2024

Apesar do excelente desempenho nas Eliminatórias Sul-Americanas e da incerteza sobre a continuidade de Lionel…

4 meses ago

50 anos do primeiro Mundial do Independiente

Originalmente publicado no aniversário de 40 anos, revisto, atualizado e ampliado Há exatos 50 anos,…

5 meses ago

Elementos em comum entre Boca Juniors e Fluminense

Os seis duelos pela Libertadores entre 2008 e 2012 corrigiram certa lacuna do século XX,…

6 meses ago

50 anos do Huracán 1973: o time que ressoou na Copa 78 levando Menotti à seleção

Originalmente publicado no aniversário de 45 anos, em 16-09-2018 - e revisto, atualizado e ampliado…

8 meses ago

As apostas esportivas são um ótimo investimento

Cada pessoa que se deixa a apostar tem que estar ciente que suas estratégias são…

10 meses ago

This website uses cookies.