Arquivo

Agonia dos grandes

1060683No ano presente, a campanha do Boca Juniors é de 12 vitórias, 8 empates e 15 derrotas. Eliminado da Libertadores nas oitavas, da Sul-Americana no primeiro jogo e foi 14° no Clausura.

O River Plate venceu 10 vezes, empatou 8 e perdeu 14. Nos dois torneios continentais que disputou ficou na 1ª fase e terminou o Clausura em 8°.

Na tabela de classificação para a próxima Libertadores, o River é o 9° colocado, ao passo que o Boca está ainda mais longe, em 13°, 12 pontos atrás do último time que se classificaria hoje.

Os números por si só refletem a agonia pela qual passam os hinchas xeneizes e millonários. São incompatíveis com clubes acostumados a mandar na Argentina. Porém, ver os dois dentro de campo está pior que as estatísticas.

Curiosamente, os problemas de ambos são tão graves quanto comuns entre eles.

O Boca sofre com contra-ataques por ter vendido Forlin e por seguir apostando em Pato Abbondanzieri. O River nunca teve um goleiro definido, e sua zaga é falha desde o Apertura 2008.

Tanto Boca quanto River confiam sua criatividade no meio-de-campo a dois veteranos inconstantes: Roman e Ortega. Por conta disso, são tão instáveis quanto eles.

No ataque, os xeneizes levam vantagem por ter o ainda artilheiro Palermo, enquanto River sofre com Fabbiani. Mas nem isso está rendendo uma grande vantagem recentemente.

Até os técnicos sofrem do mesmo mal. Alfio Basile e Nestor Gorosito não são os grandes responsáveis pela má fase. No entanto, estão igualmente a um passo de entregarem o boné.

A curto prazo, é mais possível imaginar uma reação do Boca, pois o elenco deles tem jogadores mais qualificados. Contudo, a lógica de longo prazo os coloca fora da Libertadores 2010.

Como a solução ideal para ambos, que é trabalhar consciente do pouco dinheiro, mas sem vender jogadores indispensáveis, não virá por agora. Resta as duas maiores torcidas da Argentina que se contentem com o que tem agora, sem esperar muito por milagres.

Rodrigo Vasconcelos

Rodrigo Vasconcelos entrou para o site Futebol Portenho no início de julho 2009. Nascido em Buenos Aires e torcedor do Boca Juniors, acompanha o futebol argentino desde o fim da década passada, e escreve regularmente sobre o Apertura, o Clausura e a seleção albiceleste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 13 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.