Copa do MundoEspeciais

Retrato da Seleção após convocação de Maradona

A declaração de Diego Armando Maradona na coletiva a imprensa na noite de noite, onde afirmou que já tem 50% dos jogadores sabem que irão ao Mundial trouxe – para nós – certezas por parte de alguns nomes e insegurança por parte dos que não foram convocados para o amistoso contra a Alemanha.

Pelo que tudo indica grande parte dos relacionados estarão na pré-lista, com 35 jogadores, que deve ser entregue há FIFA um mês antes do início da Copa. Ou seja, se houver algum problema de lesão, somente os jogadores que estão na lista podem substituí-lo, algo que já é feito pela entidade com os mundiais de clubes.

Mas, além de Lionel Messi, Javier Mascherano e Juan Sebastián Verón, nomes confirmados por Maradona, quem estaria garantido na Copa do Mundo? Walter Samuel, zagueiro da Internazionale, é um destes nomes. Diego recentemente o garantiu na competição, elogiando a sua postura a frente da equipe italiana. Já o seu parceiro de clube, Javier Zanetti está cada dia mais longe, já que não é convocado para a Seleção desde as derrotas para Brasil e Paraguai, pelas Eliminatórias.

Outros dois defensores parecem já ter recebido uma ligação otimista por parte de Maradona. Trata-se do seguro Martín Demichelis, do Bayern de Munique e o questionado Gabriel Heinze, que vem se destacando no Olympique de Marselle. O último citado, raramente não foi convocado por Diego, que recentemente agradeceu a equipe francesa por dar oportunidade de ter ritmo de jogo, algo que não acontecia no Real Madrid.

E por falar na equipe galáctica, tudo indica que apenas Gonzalo Higuaín estará na lista final para a Copa do Mundo. Isso porque Fernando Gago pouco vem jogando com a camisa do Real Madrid. Tanto que Maradona criticou e chamou o seu ex-companheiro de Seleção Argentina, o atual diretor do clube madrilenho, Jorge Valdano, de inimigo da pátria. Melhor para Bolatti, responsável pelo gol salvador em Montevidéu, que parece ter ganhado a vaga.

Os goleiros são outros nomes tarimbados. Romero e Andujar já estariam na Copa do Mundo como primeiro e segundo goleiros respectivamente. A dúvida é: quem seria o terceiro arqueiro. Essa é uma das principais dúvidas de Diego Maradona. Até mesmo Carrizo, descartado dos planos do treinador desde a vexatória derrota por 6 a 1 para a Bolívia estaria no planos. Mas, Pozo, Campestrini e até mesmo Orión, que nunca foi chamado, pode ser o terceiro goleiro da Seleção Argentina na Copa do Mundo, algo irrelevante, pois dificilmente jogariam.

Dos jogadores que atuam na Argentina, os jogadores do Estudiantes levam ligeira vantagem sobre os demais. Até mesmo sobre Martín Palermo. Clemente Rodríguez tem grandes possibilidades de ser o ala-esquerdo, já que não há um posto definido para tal. Até mesmo Angeleri, que se recuperou recentemente de uma lesão, pode ser um dos laterais direitos neste Mundial. Pior para Emiliano Papa, que terá de disputar uma vaga com Nicolas Burdisso.

Outros nomes que estariam garantidos? Jonas Gutiérrez, Aguero e Dí Maria certamente. Martín Palermo tem seus 80% de chances de ir, porém brigará com Diego Milito, artilheiro da Internazionale. Nicolas Otamendi tem o mesmo percentual do atacante do Boca Juniors, já que vem sendo convocado com frenquência. Javier Pastore, por sua vez, estaria a frente de Aimar e Sosa, apesar da juventude.

Contudo, o jogador do Estudiantes não seria surpresa na convocação final, uma vez que o próprio Maradona assumiu não querer perturbar os jogadores que atuam no país, devido a Libertadores e o Clausura. Assim, jogadores como Enzo Pérez, Boselli, Monzón, Emiliano Papa podem ter a última esperança de serem convocados. Já Banega, Lisandro López, Saviola, Zabaleta, Cambiasso e Lucho González, já podem procurar um lugar para desfrutar as férias, pois dificilmente estarão no Mundial.

Safári garantido*: Romero, Andujar, Samuel, Demichelis, Heinze, Bolatti, Verón, Mascherano, Jonas Gutierrez, Dí Maria, Aguero, Messi, Higuaín e Tévez

Só falta carimbar o passaporte: Burdisso, Clemente Rodríguez, Otamendi, Dátolo, Pastore, Palermo

Esperando a carona: Carrizo, Angeleri, Diego Milito, Coloccini, Lavezzi, Papa, Enzo Pérez, Mónzon

Férias forçadas: Zanetti, Gago, Lisandro López, Saviola, Zabaleta, Cambiasso, Lucho González

Os nomes acima são opiniões do FP. Ainda não há qualquer definição por parte do técnico da Seleção Argentina


Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

6 thoughts on “Retrato da Seleção após convocação de Maradona

  • Junior

    Acho q o Aimar vai, O benfica vai dar uma força pora isso!
    vamo pablito aimar, q la gloria volverá…

  • thiago

    onde está cambiasso?????? como maradona não chama o cara……isso é inacreditável…….pode tbm fika de olho em gabi milito….está jogando novamente no barça…..

  • cambiasso,lucho,aimar e zanetti fora é brincadeira!!!!!!!!!quem ta jogando mais que cambiasso?o maradona ta de brincadeira vai morrer abraçado em coisas como otamendi,romero,heinze e coisinhas do tipo

  • Leandro Wolney

    Em grande parte a convocação está boa , mas a indefinição no ataque ainda é o problema.
    Higuain como titular tudo bem, mas D.Milito e Palermo como opções é o cumulo.
    Maradona,por Deus convoca o Crespo para ser a opção, o cara é matador e é simplesmente o maior artilheiro da Argentina nas eliminatorias sulamericanas.

  • Mateus Gonzalez Polidoro

    Eu quero o TRI da Argentina no mundial de 2010!
    Para a equipe ganhar precisamos de: Romero, Samuel, Demichellis, Zanetti, Heinze, Mascherano, Di Maria, Gutierrez, Veron, Tevez, Messi, Andujar, Carrizo, Coloccini, Burdisso, Cambiasso, C. Rodriguez, Zabaleta, Monzon, G. Milito, Gago, Datolo, L. Gonzalez, Aimar, Aguero, D. Milito, Saviola e Higuain.
    Jogadores ótimos!

    REMATAR A GOL ARGENTINA!

  • Tiago

    oh maradona, convoca-me o aimar… Passes lindos, jogo sem bola perfeito.. não sejas burro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.