Copa do MundoEspeciais

Especialistas opinam sobre ausências de Cambiasso e Zanetti na Copa do Mundo

Durante a terça-feira desgastante, envolvendo a lista de 30 jogadores da Seleção Argentina para o Mundial da África do Sul, as perguntas que mais deixava o fã da Albiceleste era a possível ausência de Cambiasso, que acabou se confirmando às 19h, quando foi divulgada a lista no site da Associação de Futebol Argentino (AFA).

E para tentar explicar ausência não só de Cambiasso, mas também Zanetti, Gabriel Milito, Fernando Gago, dentre vários outros jogadores que mereciam uma vaga para a Copa do Mundo de 2010 pelo futebol que vem apresentando nos últimos anos, os repórteres do Futebol Portenho deram sua opinião sobre o fato, como também conversou com vários especialistas que vivenciam o dia-a-dia da Seleção na Argentina para falar do assunto.

Cristian Grosso (La Nación, Argentina): A ausência de Zanetti e Cambiasso é um déficit importante para a Seleção. Creio que, pela experiência, oficio presença internacional e especialmente pela funcionalidade, já que podem estar em várias posições, teriam que estar na lista. Até porque tem continuidade na Seleção e não tem má conduta, onde não são expulsos e teriam que estar no plantel dos 23. Creio que Lincha (Lisandro) López, é outro jogador que teve uma boa produção na Liga Francesa, merecia uma chance. Esses três deveriam estar no plantel. Há outros jogadores, como Lucho González, Aimar, um deles poderiam ser uma alternativa para Verón, ou quando necessitasse de um jogador conduziste a bola, um condutor. Houve muitas especulações até o momento que saiu a lista, principalmente de Zanetti. O único que a gente já sabia era Cambiasso, porque não está nos planos. E não porque há algum problema entre eles, pelo que a gente saiba, por isso a surpresa. Todos crêem que seja por razões futebolísticas, que não agrada ele. Tanto que Cambiasso nunca fez uma critica publica ou referencia a algo assim e tampouco Maradona. Gago foi outro que se especulou até o final. Mas, Maradona queria jogadores que tivesse continuidade em seus clubes e Gago só teve nas últimas dez rodadas do Espanhol, mas terminou escolheu Bolatti.

Diego Macias (Diário Olé, Argentina): Destes jogadores, creio que alguns deveriam estar por nível técnico e outros por necessidade. No lugar de Zanetti, não há um jogador nessas últimas gerações que cumpra as suas funções da mesma maneira. Ou seja, um lateral que tenha características ofensivas, que pode ir e voltar. Não existe um lateral assim na Argentina. O único seria Clemente Rodriguez, mas que faz melhor pela esquerda e não pela direita. Hoje, o melhor volante do futebol argentino é Cambiasso. Já Gago, não me parece mal que não venha. Cambiasso teria que estar, porque diferente de Mascherano titular irremovível, é um jogador que chega mais ao gol. Pelo que sabemos, nunca houve alguma briga. O que se fala é Maradona não gosta dele futebolisticamente. Já Bolatti, que cumpriria as funções de Gago, é um volante que chega a área rival, marcando um gol contra o Uruguai. Me parece que Gabriel Milito, se tivesse voltado da lesão antes, poderia ter alguma chance, mas hoje não é melhor do que os jogadores que chamou Maradona. Já Riquelme até deveria estar entre os 23, mas não como titular, porque não teve um ano bom. Mas, ele é um jogador que administra a posse de bola e sabe trabalhar bem com ela.

Elias Perugino (Revista El Gráfico, Argentina): Dos jogadores que ficaram fora do Mundial, quatro foram os mais falados. Gabriel Milito, Gago, Zanetti e Cambiasso, sendo que todos deveriam estar na lista dos 30. Destes, para mim, os mais indispensáveis eram Zanetti e Cambiasso, que além de sua experiência, jogam em vários setores do campo e são referencias com a camisa da Seleção. Chega a ser incompreensível a ausência deles. A respeito de Milito, eu o comparo com outro jogador: Marco Angeleri, homem de confiança de Maradona, mas que não vinha jogando, também por conta de lesão e tampouco foi convocado por falta de competitividade nos últimos meses. Já a respeito de Gago, Maradona deu prioridade para quem vinha jogando mais. Além disso, é muito mais fácil deixar um jogador do âmbito nacional fora do que de expressão nos sete que serão cortados. E é bom lembrar que dos jogadores que forem cortados, não irão se concentrar com a Seleção no dia 20, em Ezeiza.

Rodrigo Vasconcelos (Futebol Portenho): Considero um crime arranjar justificativas para a ausência de alguém como Zanetti. Talvez um projeto para isto esteja entre os 500 não votados pela CLDF. Mas analisar uma lista de convocados não se trata de pensar apenas em preferências pessoais, mas conciliá-las com a lógica e com a preferência do treinador. Maradona deixou claro que preferirá zagueiros como laterais. Até já escalou o time titular, vários dias antes da estréia contra a Nigéria. Desta feita, Zanetti só poderia ir a Copa como volante reserva. Não seria justo com a história dele. Quanto ao Gabi, este tem talento para entrar na lista dos injustiçados. É mais ágil e melhor marcador que Coloccini, por exemplo. Mas não manteve uma sequência de jogos na temporada, e isso complica. Agora me junto ao coro da maioria argentina, ojalá mundial ao lamentar a ausência do Cuchu Cambiasso. Como preteri-lo para chamar um meia-direita em decadência como Maxi? E se fosse para levá-lo na condição de deixar outro volante de fora, que fosse Bolatti. Ainda que tenha feito o gol no Centenário, e também tenha suas qualidades, seus atributos se apequenam diante da qualidade e versatilidade do Cuchu, em bela temporada na Inter. Compreendo Maradona em todas as outras escolhas, mas diria mais ainda que respeito sua coragem por deixar um possível campeão europeu de fora da Copa assim.

Thiago Henrique de Morais (Futebol Portenho): O único dos jogadores que foram exigidos não só pelo povo argentino, mas também pelo Mundo do Futebol, só Gabriel Milito não teve uma chance. Mesmo assim, não há justificativa, principalmente comparando-se o retrospecto de alguns jogadores convocados, como Ariel Garcé e Juan Insaurralde, Sebastián Blanco, que fizeram apenas um jogo com a camisa da Seleção (ainda assim contra a fraca seleção do Haiti) contra 32 presenças do defensor do Barcelona, com direito a uma Copa do Mundo. Zanetti, pelo que percebi, se queimou desde as partidas contra Brasil e Paraguai (assim como aconteceu com JP Carrizo após a partida contra a Bolívia), mesmo não sendo o principal responsável pelas derrotas nestas partidas. O mesmo aconteceu com Aimar, que não rendeu contra Peru e Uruguai. O jogador que mais fará falta, a meu ver, serão Cambiasso e Zanetti, que nos últimos jogos da Internazionale, conseguiram segurar a ansiedade e a vitória com toda a experiência. E pensar que, mesmo se fossem para a África, ambos seriam reservas nesse esquema de Maradona. Lamentável.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

6 thoughts on “Especialistas opinam sobre ausências de Cambiasso e Zanetti na Copa do Mundo

  • Muito bom. Totalmente de acordo.

    Zanette e Cambiasso indispensáveis. .

  • thiago

    simplesmente o MELHOR VOLANTE DO MUNDO não vai ao mundial…..esteban cambiasso.,,,ou alguem aqui acha que existe melhor volante que ele? o maradona acha …..paciencia….

  • Uma pena. A Argentina tinha tudo pra chegar como favorita, mas o técnico joga contra.

  • Estou muito satesfeito com a deficil apuramento da Seleção argentina uma das melhores Seleção do Mundo como todos sabem.tudo isso mostra que Maradona melhor do mundo para sempre eu acho e que muitos acham até ainda não aparesse melhor do mundo como Maradona.esse apuramento da Arcentina foi grande esforço bem merecido do confiante Maradono juntamente com melhor desempenho dos seus jogadores.Por isso agora Maradona volta novamente ao mundial não como jogador mas sim como professor.força seleçaõ da argentina de Maradona e de todos nós enfrenta e mostra ainjustiça feita no mundial com aespulção de Maradona incentimente. sobre convocatorio apesar de não estou acompanhar de perto mas daquilo que vejo eu acho que milito na sua técnica e sua potencialidade deveria estar convocado.O viterano zanetti tambem deveria estar porque embora os ultimos jogoos as coisas não corresse muito bem mas acho que a culpa não é so dele é de todos.para alem disso ele joga em qualquer posição isto é muito importante.na quistão de cambiasso tambem tem muita garra naquela posição .não se devem esquecer que esses trés estão muito bem em destaque no inter e combinan se muito bem.

  • Leandro Wolney

    Realmente foi muita sacanagem não convocar o Cambiasso, o Zanetti tudo bem, mas o Cambiasso, o melhor volante do mundo não dá pra ficar de fora. O Maradona já mostrou que como técnico é muito ruim, deixando Cambiasso de fora pra convocar Bolatti, Mercier ,…assim não dá.

  • Não tem explicação para deixar o Cambiasso de falta. Zanetti até tem, já que Maradona pretende usar zagueiros como laterais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 8 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.