Especiais

Boca abre sua primeira escola de futebol em solo brasileiro

Na manhã deste sábado, o Boca Juniors inaugurou sua primeira escola de futebol no Brasil, mais precisamente no bairro da Penha, Zona Leste de São Paulo. Como resultado de um plano de expansão que tem o objetivo de divulgar a marca “Boca” pelo mundo, o clube xeneize firmou uma parceria com a DFS Gol Business, empresa brasileira de consultoria e gestão esportiva. Com isso, a Unidade Penha das Escolas de Futebol do Boca é a primeira escola de um clube internacional no Brasil.

O diretor da DFS Gol Business e do projeto Boca Juniors do Brasil, Higor Santos, disse que a primeira escola do Boca vem para fomentar a marca no país: “Agradeço a confiança do Boca. Não é fácil entrar no Brasil, pois sabemos que a rivalidade entre Brasil e Argentina é grande e viemos para quebrar esse paradigma. Queremos mostrar ao Brasil que o Boca é um clube co-irmão e que só virá fomentar o produto futebol aqui no Brasil”.

De acordo com Andrés Coppari, coordenador mundial dos projetos de franquias do Boca e que por quatro anos foi coordenador técnico das divisões de Boca Juniors, as escolas são orientadas a oferecer os métodos empregados pelo clube: “Todas as escolas passam por capacitação técnica e por isso estou aqui desde terça-feira. O Boca disponibiliza toda a metodologia e o planejamento para um ano de trabalho. Todas as escolas treinam da mesma fora sob essa metodologia, que foi criada por mim e é seguida pelas categorias de base do Boca. Existem manuais que descrevem mais de 30 jogadas que incluem técnicas individuais, técnicas ofensivas e técnicas defensivas. Existe um acompanhamento que é feito pelo clube e mensalmente as franquias devem informar o Boca sobre o andamento das atividades”.

Grupo de alunos da escola do Boca

Matías Massaro, gerente do Boca Produtos (empresa do Boca Juniors que gerencia as atividades de marketing do clube) explicou que a ideia é que os garotos e seus pais se interessem e participem do “Mundo Boca”, mesmo que eles sejam torcedores de outros times brasileiros. Além disso, ele elucida que o objetivo do projeto não é formar talentos para exportação e sim que o Boca esteja inserido nas vidas dos alunos, fazendo seu papel social, que visa formar e educar alunos, contribuindo assim, com a comunidade e com o futebol profissional nacional.

Sobre o desafio da instalação da marca de um clube argentino no Brasil, Massaro observa: “Ninguém ainda na Argentina pôde acreditar que pudemos criar uma franquia no Brasil. Mas, por ser Boca, a marca transcende a nacionalidade. É igual o Real Madrid e o Barcelona, por exemplo. Desde que começamos com as franquias, sabemos que temos que nos diferenciar das outras escolas pelos ensinamentos que damos. E uma forma de fazer isso é realizar intercâmbios entre os alunos do Brasil com os alunos das outras escolas e também levá-los para a Argentina para que eles conheçam as categorias de base do clube”.

No mundo existem 15 escolas do Boca com cerca de 1.500 alunos. O projeto tem somente um ano e deve crescer ainda mais. O Boca conta com franquias nos EUA, Colômbia, Bolívia, Equador, Peru, Chile e agora Brasil. O clube ainda está negociando os últimos detalhes para se instalar no Paraguai, na Coreia, na Costa Rica e no Panamá. Em El Salvador a autorização já está concedida e no México o projeto está na fase inicial.

A Unidade Penha do Boca Juniors Brasil já conta com cerca de 70 alunos matriculados. A intenção da DFS Gol Business é abrir mais 12 escolas até agosto de 2011 em solo brasileiro. E parece que a escola do Boca já dá seus primeiros passos espelhando-se no gigante argentino. No primeiro jogo do time no campeonato de escolas de futebol franqueadas de clubes, a escola do Boca venceu a escola da Portuguesa por 2 x 1.

Alexandre Leon Anibal

Analista de sistemas, radialista e jornalista, pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Neto de argentinos e uruguaios, herdou naturalmente a paixão pelo futebol da região. É membro do Memofut, CIHF, narrador do STI Esporte (www.stiesporte.com.br ) e comentarista do Esporte na Rede, programa da UPTV (www.uptv.com.br ).

14 thoughts on “Boca abre sua primeira escola de futebol em solo brasileiro

  • gabriel

    ola, moro no bairro do cangaiba e gostaria de saber o endereço completo e os preços
    aguardo resposta

  • Alexandre Anibal

    Oi Gabriel!

    Anote aí o endereço da escolinha: Rua Talma de Oliveira, 77. Fica perto do Viaduto Aricanduva.

    Para outras informações você poderá acessar o site: http://www.bocajuniorsbrasil.com.br/penha/

    Lá existem mais detalhes e meios para contato.

    Um abraço,
    Alexandre Anibal

  • marcilene

    quero colocar meu filho Caio de 14anos na escolinha

  • Renata alves de lima martinez

    GOSTARIA DE SABER COM POSSO FAZER A ESCRIÇAO DO MEU FILHO GABRIEL ELE TEM 13 ANOS
    ele esta muito ansioso para saber mais da escolinha ele ja acompanha o boca nos campionatos obrigada
    aguardo sua resposta

  • Nadilson Gusmão

    Trabalho com escolinha de futebol aqui na minha cidade, Teófilo Otoni/MG, onde já revelou varios talentos, como o Fred do fluminense e o Fael do botafogo e varios outros, tenho interesse em fazer parceria com vcs, depois dê uma olhadinha no nosso blog:http://escolinhadefuteboldomarquinhos.zip.net/ obrigado pela atenção

  • karina

    Tentei entrar em contato no telefone 2885-4194, não consegui.
    Me ligue: 7804-8812

  • saudaçoes

    organizamos copas de futebol categoria de base e seria um prazer contar com esta grande escola de futebol.

    informaçoes acesse o site http://www.wmshowdebola.com

    tel: 44 – 33121164 / 44 – 88280565

    abraços wilson maia

  • Duvido se um clube brasileiro abrir uma escolinha na argentina vai ser bem recebido lá ! Como eles msm falam… NOS SOMOS UNS MEROS COMEDORES DE BANANA MSM!

  • vanessa

    Oi, gostaria de saber se haverá escolinha também no RS? e onde será? obrigado!

  • LIDIANE

    OLÁ!TENHO UM FILHO DE 7 ANOS E ESTÁ LOUCO PARA ENTRAR EM UMA ESCOLINHA DE FUTEBOL, GOSTARIA DE SABER SE NA IDADE DELE É POSSÍVEL?
    EXISTE ALGUMA FILIAL PRÓXIMO DO ITAIM PAULISTA?
    OS PREÇOS, SÃO ACESSÍVEIS?
    OBRIGADA1

  • felipe

    eu tenho 8 anos e gostaria de fazer tem alguma dessa escola em campinas

  • VALQUIRIA MARTINS DA SILVA

    Boa tarde, moro na vila ré, e meu filho joga futebol desde os sete anos, passando pelo juventus, internacional e escolinha de futebol novos talentos. O ano passado ele ficou sem jogar pois estava fazendo curso de informatica e não dava pra conciliar os dias de treino. Hoje ele tem 13 anos, e gostaria muito de voltar a treinar. Peço a gentileza de vocês me passarem o endereço e telefone, para que possamos conhecer a escola e possívelmente matricula-lo. O nome dele é Daniel Marton e eu sou a Valquiria, mãe dele. Sem mais, aguardo em breve um retorno.

  • GABRIEL OLIVEIRA DA SILVA

    morro em guahanazes queria saber o emdereso e requezito para matricula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.