EspeciaisVélez

Há 15 anos, o Vélez entrava definitivamente na história

17 de dezembro de 1995. Há exatamente 15 anos o Velez Sarsfield vencia o Independiente fora de casa por um categórico 3 a 0 e conquistava o torneio apertura daquele ano.
Aquele time comandado por Carlos Bianchi marcou história no clube. Até os anos 1990, o Fortín nada mais era do que mais um clube de nível médio de Buenos Aires. Possuía uma única conquista de primeira divisão, em 1968. Mas a chegada do maior artilheiro da história do clube ao posto de treinador transformaria de modo radical o status do clube da zona oeste de Buenos Aires.

Tudo começou em 1993. Bianchi chegou como treinador ao clube onde havia se consagrado como jogador. O Velez havia acabado de ser vice-campeão, com uma equipe que tinha jogadores como José Luis Chilavert e Jose Basualdo. El Virrey resolveu fortalecer a equipe com jogadores das categorias de base do clube, e lançou nomes que se transformariam em lendas fortineras, como Turco Asad, Turu Flores, e Cristian Bassedas.

A partir daí os títulos começaram a aparecer. Primeiro o Apertura 1993. Depois vieram as maiores conquistas da história do clube: a Libertadores de 1994 contra o São Paulo, em um Morumbi abarrotado, e a sensacional vitória sobre o Milan no mundial Interclubes. Naquele segundo semestre de 1995, o Velez já não tinha motivos para ter medo de ninguém. Só que a eliminação precoce na Libertadores (justo nos pênaltis outrora tão favoráveis, contra o River), em forma de passeio na Supercopa (perdendo para o Flamengo tanto em casa como de 3-0 fora) e a derrota ainda que por falha arbitral na Recopa contra o Independiente alimentavam uma sensação de “fim de ciclo”.

Para piorar, naquele ano a equipe havia perdido um de seus melhores jogadores, o atacante Omar Asad, que havia sofrido duríssima contusão no joelho, prejudicando o restante de sua carreira. Mas Bianchi conseguiu recompor o elenco novamente recorrendo às categorias de base do clube, e o Velez teve uma ótima arrancada naquele torneio, com 4 vitórias e 1 empate nas primeiras rodadas.

O clube pareceu fraquejar ao perder três partidas seguidas para equipes que não eram postulantes ao título (Deportivo Español, Gimnasia Jujuy e Huracán). Mas se recuperou e arrancou para a liderança, conquistando oito vitórias nas dez partidas seguintes. Na última rodada estava 3 pontos à frente do Racing, o único que poderia lhe roubar a taça. À academia só restava vencer o Cólon em Santa Fé e torcer para uma derrota fortinera em Avellaneda, forçando o jogo-desempate.

E há 15 anos o Velez entrava no gramado de Avellaneda com Chilavert, Zandoná, Trotta, Pellegrino e Cardoso; Bassedas, Compagnucci, Basualdo e Camps; Flores e Pandolfi. E os comandados de Bianchi não se intimidaram por jogar fora de casa: logo aos 5 minutos Trotta converteu um polêmico penalti marcado por Javier Castrili e colocou o Fortín na frente (o defensor terminaria o torneio como artilheiro de sua equipe).

O título parecia apenas questão de tempo: desanimado, o Racing começou a levar gols em Santa Fé (a partida terminou 5 a 1 para o Cólon), e o Velez jogava com serenidade. No segundo tempo Serrizuela, do Rojo, foi expulso ao levar o segundo amarelo, e logo depois Camps aproveitou a jogada de Flores para marcar o segundo. Eram 16 minutos da segunda etapa e a torcida fortinera começava a ensaiar os gritos de campeão.

Faltava ainda o fecho de ouro. A dez minutos do fim, Basualdo surpreendeu Mondragón com um lindo chute por cobertura, marcando o terceiro gol e consolidando o título. Não havia mais dúvidas na Argentina: o Velez havia chegado para ficar.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

One thought on “Há 15 anos, o Vélez entrava definitivamente na história

  • Márcio Millo

    Hum…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − nove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.