Arquivo

Os Campeões Desconhecidos: O Club Atlético General Lamadrid

Ser campeão na Argentina é motivo para muita festa e comemoração. Mas isso não vale só para os grandes clubes; vale também para os médios, para os pequenos e para os minúsculos, como é o caso do mais novo campeão da 4ª Divisão do Futebol Argentino. 

Para quem não está devidamente acostumado com o futebol argentino talvez não consiga ter a dimensão do que significa ser campeão de uma 4ª Divisão. Aqui no Brasil, quando se pensa em um clube nessa categoria, em geral se recorda a um ex-clube grande decadente ou a um clube apoiado e baseado em uma cidade do interior do país. Nada disso acontece com o Atlético Club General Lamadrid, o mais novo campeão da Primeira C, ou a 4ª divisão do futebol argentino. 

A agremiação fará 61 anos em 11/05/2011; um clube novo para os padrões argentinos, um clube pequeno, minúsculo e baseado no bairro de Villa Devoto, na capital Federal. É isso mesmo: na cidade de gigantes como Boca e River, ou de grandes clubes como Racing, Rojo, San Lorenzo e Velez, sobra espaço para a torcida de um minúsculo e cheio de dignidade como o El Cacelero, assim como para diversos outros da mesma espécie. Para entender esse fenômeno é preciso considerar uma das maiores grandezas do futebol albiceleste, sua característica de futebol de bairro. A maioria de todos os clubes começa assim tanto lá quanto cá, é certo! Mas diferentemente do abandono em que vive um Nacional, da rua Comendador Souza, em São Paulo ou um São Cristóvão, no Rio, os clubes de bairros nunca são abandonados pelos seu fiéis torcedores na Argentina. Mas o futebol de bairro é assunto para um outro post; este aqui é para render todas as homenagens ao Campeão, ao Lamadrid. 

O estádio, Enrique Sexto, fundado também em 1950, tem capacidade para 3.500 pessoas. E se por um acaso o nobre leitor acredita que se caso vá à Argentina possa ver um jogo do Lamadrid, ou vai ter de esquecer ou combinar com algum hincha carcelero que lhe compre o ingresso com muita antecedência, já que a lotação é sempre completa. Inclusive um dos grandes problemas enfrentado pelas autoridades, quando há um clássico entre esses minúsculos times de bairro, é o que fazer com a torcida adversária. 

Com excelente campanha na 4ª Divisão, o time chegou aos 74 pontos em 36 jogos, a duas rodadas do final. Foram 22 vitórias, 8 empates e apenas 6 derrotas; uma campanha absoluta que leva o time de Villa Devoto ao que é apenas o 2º título de sua história. E ele chegou com o empate na cancha do Excursionistas, na manhã do histórico 30/04/2011. E se o caro leitor viajar a Buenos Aires ainda nesta semana, e se quiser comemorar a festa do título em Villa Devoto, que fique sabendo que ela ocorrerá no próximo sábado (07/05), às 15h00 e que já está convidado. É só aparecer por lá, pois ao contrário da dificuldade para assistir a um jogo do time, a festa será para sócios, vizinhos, simpatizantes e para o público em geral de todos os lugares do mundo que queira prestigiar. Porém, é preciso que vá ao bairro com umas duas horas de antecedência, já que a diretoria prevê um denso congestionamento de pessoas às alamedas de Villa Devoto. Mas se acaso o caro leitor não possa ir, ou já queira entrar no clima de festa, deixo à sua disposição o link abaixo, onde é possível ver a comemoração do narrador com o segundo título da história do General Lamadrid. E com direito ao hino do clube, no final. 

http://www.youtube.com/watch?v=AVHhbJuchGo&feature=player_embedded#at=162

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

2 thoughts on “Os Campeões Desconhecidos: O Club Atlético General Lamadrid

  • Lamento muito que os clubes de bairro do BR estejam abandonados pelos próprios moradores.

    Talvez a única exceção seja o Juventus, da Mooca. De resto estão todos às moscas, jogando para meia dúzia de abnegados.

    Na minha opinião o futebol de bairro é o mais interessante no futebol argentino.

  • Parabéns ao Atlético Club General Lamadrid!!! e parabéns também pela coluna, muito legal, e esclarecedora.
    Quem dera fosse assim aqui no BR. Existem clubes do interior com muito apelo popular na cidade,mas é diferente do futebol de ” bairro “, interessante isso na argentina, estou no aguardo do post
    sobre futebol de bairro!
    Abraço!!

    E dale ACADEMIA DO POVO, hoje contra os carboneros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 9 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.