Arquivo

Roberto Ayala é o coordenador técnico do Racing

Após a saída de Diego Simeone, se supunha que a primeira atitude do presidente Gastón Cogorno seria buscar um substituto. Mas o novo mandatário do Racing preferiu escolher um novo coordenador técnico: Roberto Ayala. E caberá a El Ratón definir o novo treinador da Academia.

Em entrevista à rádio Rivadavia, o ex-defensor da seleção argentina se mostrou entusiasmado com a nova função: “Estou muito feliz por este novo projeto. Há quase dois meses estou animado, desde que Molina e Cogorno me ofereceram o posto. Serei um coordenador, em quem o presidente possa se apoiar, e dar a ele também uma boa idéia de como anda o futebol amador do clube”.

Ayala também negou que os nomes mais citados como possíveis substitutos para Diego Simeone (Alfio Basile, Osvaldo Ardiles e Jose Pekerman) sejam os favoritos para o cargo. Admitiu que outros nomes citados pela imprensa, como Roberto Sensini, Eduardo Berizzo e Mauricio Pellegrino, também têm possibilidades de serem escolhidos para o posto.

Segundo o site Canchallena, dois nomes previamente cogitados já foram descartados: Gerardo Martino, que está prestes a fechar contrato com a seleção colombiana, e Carlos Bianchi, que respondeu negativamente a uma sondagem. O site PlayFutbol afirma que Pellegrino seria o favorito de Ayala, mas que o ex-zagueiro do Vélez seria visto com desconfiança pela diretoria por sua ausência de experiência como treinador principal (foi auxiliar de Rafa Benitez no Liverpool e na Internazionale) e por não ter identificação com o clube.

Segundo a mesma fonte, outro nome discutido seria o de Alfio Basile, que teria uma situação inversa à de Pellegrino. Nome histórico do clube, tanto como jogador quanto no comando técnico, El Coco é um nome que agrada muito aos torcedores e tem experiência de sobra. Mas exatamente esse seria o obstáculo para a direção do clube: Basile é visto como tendo idade avançada e maus resultados recentes. O site citado afirma que sua contratação poderia acontecer, desde que acompanhado por um auxiliar mais jovem.

 

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.