Arquivo

Síndrome do Messi: Argentina mais simpática aos brasileiros

Os que nasceram nos últimos 30 anos são de um tempo onde o povo argentino era visto como um povo arrogante, orgulhoso, egocêntrico. E um dos grandes responsáveis por tal generalização foi o principal ícone daquele País neste curto período de tempo. Os atos esdrúxulos de Diego Armando Maradona colaboram muito para tal visão nacional. Mas, o mais novo ícone argentino tem mudado esse pensamento, deixando a Argentina mais simpática aos olhos dos brasileiros.

Maradona sempre foi muito elogiado por sua forma de jogar. Era abusado, dominava a bola como poucos e só não fazia chover em Nápoles, Barcelona ou qualquer outro País onde estava em campo. Mas, suas atitudes extra-campo mancharam a Argentina. A sua atitude prepotente, soberba, e o seu vício com drogas, fizeram com que o retrato do País fosse o espelho de Diego. E os justos pagam pelos pecadores. Em contraponto, no período dos escândalos do argentino, tínhamos um esportista carismático, bem visto pelos brasileiros (Ayrton Senna) que escondia toda desgraça que passávamos entre 1986 e 1994.

Quem nunca ouviu – ou cansou de falar – que os argentinos – generalizadamente – são prepotentes, tem o ego maior do que o céu ou que são viciados em cocaína? Muitos desses que falam mais que a boca nunca conheceram o País em questão ou um nativo argentino. Curiosamente, 80% dessas pessoas mudaram o seu pensamento quando finalmente conheceram. Os demais continuam com o pensamento ufanista e continuam pensando que vivem num País perfeito, com políticos incorruptíveis, sem miséria, sem drogas e nem sequer falam bom dia para o um vizinho no elevador.

Mas, para essas pessoas que continuam com esse pensamento desprezível, há uma solução. E ela vem se mostrando certeira nos últimos anos. As atitudes de Lionel Messi, principalmente fora de campo, começam a velar o pensamento dos brasileiros de que todos os argentinos têm o estereótipo do Maradona. O jogador do Barcelona é carismático, educado e dá uma cara diferente ao seu País de origem. Nunca se meteu um escândalo, não é de dar declarações polêmicas e quando as faz (como no caso do Pelé) se retrata como um lorde.

Por conta de Lionel Messi, hoje é normal ver nas ruas do Brasil pessoas com a camisa da Argentina sem sofrer qualquer agressão verbal. É a Síndrome do Messi, que deixou a Argentina mais carismática para o brasileiro. Muitos até tentam torcer contra o Barcelona por conta de o jogador ser argentino. Mas, quando veem ele fazer o que faz e lembram que a sua personalidade está longe de ser maradoniana. Assim, todo sentimento cai por terra, fazendo o povo delirar com o seu futebol.

A banalização sobre o argentino ao estilo Maradona vai caindo por terra. Hoje, o senso comum brasileiro aceita que a Argentina não é o espelho de Maradona. Pelo contrário. Messi, pelo seu jeito de ser, reconstrói uma Argentina e muda o estereótipo que El Pibe deixou nos últimos anos. Ou você algum dia acreditou que, diante de um Brasil e Argentina, em pleno Mineirão, o povo brasileiro celebraria a genialidade de Messi, mesmo que em protesto. Se um ícone pode mudar a cara de um País, hoje a Argentina é um País melhor graças a Lionel Messi.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

18 thoughts on “Síndrome do Messi: Argentina mais simpática aos brasileiros

  • Bom texto e como foi dito muitos falam dos Argentino sem conhecer o país ou ao menos a cultura.
    Sempre vai ter a rivalidade entre Brasil x Argentina o que é bom, mas infelizmente também existe a rivalidade exagerada criada e cultivada pelo senhor Galvão Bueno.

  • Diogo Terra

    O José Simão chegou a criar um “verbete” para o dicionário de lulês: messiânico – companheiro mineiro que aplaudiu o Messi no jogo Brasil x Argentina :-D

    Pouco depois que o Messi foi aplaudido em BH, Lula elogiou o argentino, insinuando que os brasileiros deveriam ter sua raça e dedicação. Foi a senha para Júlio César, o nada humilde goleiro da seleção, convidar o mandatário a se mudar para aquele país.

    Ah, claro, quando o Flamengo brigava para não cair, ele não era tão falastrão…

  • Henrique

    Artigo muito bom, Thiago, parabéns. Mesmo antes do Messi surgir como astro absoluto do futebol mundial eu já gostava da Argentina, não só do futebol, mas do país e da cultura também. Agora, eu torço cada vez mais pela Argentina e pelo Messi. Um sujeito desses merecia ganhar pelo menos uma copa do mundo, do contrário é pura injustiça; pena, nesse caso, que o futebol não é pautado na justiça…

  • Muito bom cosertesa esse testo vai parar na televisão site começou assim :( foi pra :) depois ;) e o utemo :D

  • Chucky Calixto

    Dieguito é uruguayo de Tacuarembó… Assim como Carlos Gardel…

  • Willian Alves de Almeida

    Luan é mais um brasileiro que nunca conversou com um argentino, ou nunca foi pra lá.

  • Marco Antonio

    Soy argentino y agradezco el comentario sobre Messi. No hay pueblo arrogante ni soberbio, cada ser humano es diferente. Considero a los brasileños como sencillos, trabajadores y amantes del deporte. Felicidades hermanos y que el 2012 les augure muchos éxitos.

  • joao albanez filho

    o pensamento de luan sempre vai exiter na maioria do brasileiros, hoje estava vendo pela tv o jogo corintians e river pela libertadores , depois que d”alessandro deu um dribe no roger lateral do timao e levou
    uma botinada e lateral foi expulso o comentarista disse que o brasileiro caiu na catimba dos argentinos, seu o lance fosse ao contrario seria futebol arte do brasil contra as botinados do argentinos.

  • fabio

    Acho que os santistas discordam…
    Flu,
    Bem, ótimo 2012 a todos. Daqui a pouco tem Libertadores…
    postei uma enquete em meu blog sobre qual time brasileiro tem mais chances de vencer a próxima Libertadores. Quem quiser votar é só acessar
    http://futeboldecampo.net Está no dia 31/12

    abs

  • canalha_RS

    Boa matéria, pero com este comentário:

    Luan
    02/01/2012 • 09:34
    Na Argentina só se salva o Messi msm,O resto são tds arrogantes e prepotentes … Se acham de mais .

    Nao acredito PARA NADA que os brasileiros vejam melhor aos argentinos. Para nada. Ao contrario. Nao sei por qué.

  • Fenomenal esse texto, sem mais. O Luan, por exemplo, é um cara daquelas “pessoas que continuam com esse pensamento desprezível”.

    Mas, pelo que se viu aqui, Luans já não são mais a maioria.

    Falar de racismo, no Brasil, acusando os outros, chega a ser uma afronta, um desrespeito ao qualquer ser pensante.

    Aconselho o sr. a visitar o endereço: http://www.hermanosebrazucas.blogspot.com/search/label/racismo

    dezenas de matérias falando sobre racismo de verdade. No Brasil.

    Tevez, citado por Luan, foi o melhor amigo de Betão – negro,- quando atuou no Corinthians. Juntos, fizeram a “Corinthians sem racismo”, campanha lançada uma semana após o problema Grafite X Desábato.

  • canalha_RS

    Luan ta MUITO ERRADO! TOTALMENTE ERRADO!
    Racismo? ha ha ha ha
    Em Brasil nao há racismo? vocé so ve o racismo en el outro país, no em el sujo.

  • Ricardo Neves

    Muita dessa “aversao” ao povo argentino hoje ainda se da pela linha editorial esportiva da Rede Globo, onde eh exarcebada uma rivalidade, que nao raro erram a mao e acaba saindo da esfera esportiva. Outros veiculos acabam entrando na onda como a Rede Tv, onde eh facil ver ofensas ao povo argentino no Panico na Tv.

  • Poxa.. o Maradona, o Tevez,Riquelme..enfim..esses caras ae eram bem chatos mesmo em campo e mts vezes até fora deles.. mas eu acho que o pior de todos mesmo era o Kily Gonzalez.. q teve passagens pela Internazionale,Valencia,Rosario Central ,enfim.. esse dai sim era um Argentino chato e catimbeiro.. lembro q ele sempre arruma briga em campo com a camisa da Argentina e no campeonato argentino e algumas vezes pelo Valencia da Espanha tb.. rs Faloww.. Abraçoss ta mt Boa a Matéria.. Messi,é um exemplo de cidadão argentino..mas temos que lembrar que a maior parte de sua educação foi criada em sólo espanhol.. Messi foi pra Espanha quando era bem criança ainda, foi criado em uma boa família em terras espanholas e com uma pitada de rigor dos comandantes das divisões de base do Barcelona, que tem profissionais seríssimos, como por exemplo o ex-jogador do proprio Barça [ Guillermo Amor ] , bom.. vemos q a trajetória de Lionel Messi foi bem diferente de Carlitos Tevez, Kily Gonzalez,Simeone enfim.. jogadores que vieram de favelas da Argentina.. e que cresceram com mts dificuldades na vida e q se não fosse o futebol na vida deles.. concerteza iriam ter uma vida bem mais sofrida..como qualquer outro cidadão comum.. Trajetorias bem diferentes se formos comparar com a de Lionel Messi , não???..

  • Priscila F

    “Messi,é um exemplo de cidadão argentino..mas temos que lembrar que a maior parte de sua educação foi criada em sólo espanhol.. ”

    Ja que citou em educação, acredito que a varias cidades da Argentina tenha uma educação muito maior que muitas cidades espanholas, ja deu uma olhada na mortalidade infantil dos espanhois e argentinos? E na analfabetização? Buenos Aires e outras tantas provincias da argentina da uma show de educação se tratando em espanha, principalmente Madrid onde o numero de analfabetizados é GIGANTE.
    Por isso são comparados com um sistema educacional italiano pelo maior nivel de afabetizados da america.

    O povo brasileiro por uma questão de se sentir inferior a outros povos, tem esse negocio de rivalidade com tudo o que seja malhor do que nosso, principalmente se trando em argentina, onde desde o IDH (antes e apos crise, ambos altos) a estrutura, é maior que as do Brasil, causa revolta aos brasileiros por sermos uma pais de 200 milhoes de pessoas perdendo para um vizinho de 40 , alias se entrassemos em uma crise dificilmente sairiamos de cabeça erguida como os argentinos, que sairam de 6 crises.
    Lembrando que uma caracteristica forte argentina é o humor acido, de La quiaca a ushuaia, isso talvez se torne arrogancia para os que não entende e acabam por sentir-se ofendidos.
    E um fato é que inteligencia se passa por arrogancia em muitas vezes.
    Os brasileiros tem aprender a aceitar a cultura dos outros, ninguem é obrigado a viver só de carnaval a vida inteira, e assim como os brasileiros fazem piadinhas e ofendem outros, esses tambem tem o direito de fazer tais coisas com os brasileiros, o mundo esta longe de ser perfeito, assim como o brasileiro esta longe de ser humilde,

  • O que aconteçe é que “alguns” brasileiros odeian maradona nao so por ser rebelde se nao tambem por que ele é moreninho. Messi é branquinho entao agora o argentino é mais acitaveil. “A brasileiros racistas” e pedantes que odeian nordestino e todo aqueio que vem de outro lado. Os conservadores brasileiros nao aguentan que ningueim proteste e como argentino protesta pelos seus direitos, “os conservadores” brasileiros odeian. Os brasileiros bons nao deben ser puxados pelos brasileiros maos vizinhos. E muito ruim para os brasileiros bons e o futuro do Brasil. Galvao Bueno tem que ser procesado por xenofobia, a embaixada argentina tem que atuar contra ese cara. Ele divide aos sulamericanos, e agente das corporaçoes mundiais.

  • Edson

    Como pode um cara que tem metade do nome igual a metade do nome da capital argentina, ser xenofobo para com esse pais? KKKK! foi mal, nao deu pra resistir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.