BocaEspeciaisExteriorLibertadores

As outras vitórias brasileiras contra o Boca na Bombonera

Iarley, nome da última vitória brasileira na Bombonera pela Libertadores até ontem. Comemorando seu gol no triunfo do Paysandu, em 2003

Na última quarta (07/03), pode-se dizer que o Fluminense fez história, ao impor uma das poucas vitórias brasileiras no Boca Juniors dentro da temida La Bombonera, o mítico estádio xeneize que pulsa ao invés de tremer, conforme as lendas. Foi o 11º revés do Boca em casa para brasileiros – apenas o 4º, se considerada apenas a Libertadores – em 48 jogos, que contabilizam outros 11 empates e 26 vitórias boquenses (na principal competição sul-americana, estes números são respectivamente 3 e 9; vale lembrar que, mesmo nos empates, o Boca levou a melhor no torneio). Neste especial, o Futebol Portenho irá lembrar os dez triunfos brazucas anteriores na Rua Brandsen, nº 805.

O primeiro clube do Brasil a enfrentar o Boca no então Estádio Camilo Cichero (o nome oficial mudou em 2000 para Alberto J. Armando) foi o Juventus, em amistoso de 1956. O time da Rua Javari sofreu a primeira derrota tupiniquim, mas marcou o primeiro gol brasileiro na caixa de bombons: Bernardi fez o de honra na derrota por 1-4 no inimaginável duelo entre os bairros de La Boca e Mooca.

A primeira vitória não tardou. Flamengo e Vasco pegaram os auriazuis em uma excursão conjunta à Argentina em janeiro de 1958, saindo-se bem: os cruzmaltinos conseguiram dois empates em duas partidas, em 2-2 e 1-1. Os rubronegros jogaram apenas uma vez na ocasião, no dia 31, mas trouxeram consigo o melhor resultado: 4-2 com dois gols de Moacyr (que seria contratado pelo River Plate posteriormente. Relembramos isso neste outro especial do FP), um de Zagallo e outro de Dida; os três seriam campeões mundiais naquele ano pela seleção. O uruguaio Javier Ambrois marcou os dois dos anfitriões, que ali tiveram a primeira derrota para um time estrangeiro dentro da Bombonera.

O segundo triunfo brasileiro veio logo outro ano depois. Novamente, os bosteros receberam dois clubes do país vizinho em seu estádio e não conseguiram vencer. O Palmeiras arrancou um empate em 1-1, com Américo igualando o escore (aberto pelo mesmo Ambrois) a oito minutos do fim. Três dias antes, em 25 de fevereiro, Gessy protagonizara um massacre gremista, marcando os quatro da vitória tricolor por 4-1, que teria sido maior não fosse o desconto de Edwards aos 37 do segundo tempo.

No início de 1961, o Boca voltou a receber brasileiros, desta vez quatro. Não só enfim venceu em casa Flamengo (4-0) e Vasco (2-0), como sapecou um 5-0 no Corinthians, com direito a dois gols do brasileiro e ex-corintiano Almir Pernambuquinho. Mas, contra o São Paulo, quem fez cinco foram os visitantes. Baiano e Agenor marcaram duas vezes cada e Gonçalo, outra. Já com o placar em 5-0, o peruano Miguel Loayza diminuiu a nove minutos do fim, em 25 de janeiro.

Dois anos depois, teve-se a primeira vitória brasileira válida por um torneio oficial, logo na decisão da Libertadores de 1963. Primeiro time argentino a chegar tão longe na competição, o Boca estava confiante. Após despachar o Peñarol nas semifinais, assustou o Santos na partida de ida: o alvinegro venceu por 3-2 depois de chegar a abrir 3-0 no Maracanã. Autor dos dois gols (o segundo, no penúltimo minuto), o goleador José Sanfilippo, aproveitando o rebote de Gilmar, ainda abriu o placar logo no início naquele 11 de setembro na Bombonera, animando ainda mais os 65 mil presentes.

O Santos é um dos dois únicos brasileiros que já derrotaram o Boca na Bombonera duas vezes. Camisa de Pelé (na foto, com Rattín) exposta no museu boquense, nas instalações do estádio

Detentores do título, porém, os santistas logo responderam: Pelé, atraindo a marcação de quatro auriazuis, serviu um Coutinho livre na pequena área para empatar, aos cinco. O bicampeonato foi enfim definido aos 37: Pelé recebeu de Coutinho, driblou o brasileiro Orlando (colega seu na Copa de 1958 e, anos depois, no próprio Santos) e, à queima-roupa de Errea, virou o jogo para o Peixe.

O mesmo Santos retornou à Bombonera no ano seguinte, em 10 de agosto, e, em amistoso, obteve nova vitória. Em roteiro similar à partida pela Libertadores no Maracanã um ano antes, os praianos abriram um 3-0, com Peixinho, Zito e Pelé marcando ainda antes dos 30 do primeiro tempo. Na segunda etapa, Juan José Rodríguez e o brasileiro Paulinho Valentim diminuíram. Peixinho e Valentim ainda marcaram outras vezes, em um eletrizante 4-3.

Tão insólito quanto o primeiro time brasileiro a conhecer a Bombonera foi o dono da sexta vitória: foi o Botafogo de Ribeirão Preto, que já havia conhecido o estádio em 1962, quando perdera de 1-2 em meio à excursão que renderia à equipe a alcunha de Pantera das Américas; na ocasião, Rezende diminuiu o placar aberto por Paulinho Valentim e Ferreño. Nove anos depois e em um segundo amistoso entre ambos, em 11 de julho de 1971, o Botinha deixou Buenos Aires com um 5-3 na bagagem, com gols de Paulinho, Marco Antônio, dois de Ferreira e um contra de Suñé. Savoy e Curioni (este, duas vezes) anotaram as comemorações boquenses.

Mais de duas décadas iriam se passar para a chegada da sétima derrota do Boca em casa para algum brasileiro. Até lá, o time já havia feito ótimo uso do lar contra Cruzeiro (na final da Libertadores de 1977), Atlético Mineiro (semifinal da Libertadores seguinte), Grêmio (nas Supercopas de 1988 e 1989, nesta na semifinal), Corinthians e Flamengo (ambos caídos na Libertadores de 1991, respectivamente nas oitavas e quartas-de-final) e São Paulo e outra vez Atlético (ambos na Copa Ouro de 1993). Quem conseguiu foi o Cruzeiro, em 16 de março de 1994, na fase de grupos da Libertadores.

A Raposa já contava com o garoto Ronaldo, a ser convocado para a Copa do Mundo meses depois, além do veterano Toninho Cerezo. O Fenômeno inclusive marcaria o tento da vitória de virada por 2-1 no Mineirão (três semanas depois, em 6 de abril), passando por toda a zaga e pelo goleiro Navarro Montoya antes de concluir um de seus maiores golaços. Antes, na Bombonera, ele sofreu a falta convertida pelo lateral Paulo Roberto, aos 15 minutos do segundo tempo. Treze minutos depois, Roberto Gaúcho ampliou, ao receber livre um belo passe de Luís Fernando Flores (autor do outro gol brasileiro em Belo Horizonte). Roberto seria contratado no ano seguinte pelo Huracán.

Beto Acosta descontou no final da partida, cabeceando cruzamento de Sergio Martínez no canto esquerdo do camaronês William Andem, o arqueiro dos mineiros. Mas o Boca, que vinha de um empate em casa contra o Vélez Sarsfield (futuro vencedor daquela Libertadores) e uma acachapada de 1-6 para o Palmeiras em São Paulo, cairia vexaminosamente na primeira fase, e ainda por cima na lanterna do grupo: os únicos pontos que somou ali foram os de vitória em seu estádio sobre o Palmeiras por 2-1, duas semanas depois do triunfo cruzeirense ali, e o de um empate no confronto doméstico ante o Vélez.

cruzeiro-sp-boca
Martínez e Célio Lúcio no Boca 1-2 Cruzeiro na Libertadores 1994; e Amarildo, obscuro herói do São Paulo (o outro clube brasileiro que já venceu duas vezes o Boca na Bombonera) pela Supercopa 1995

No ano seguinte, o São Paulo igualou-se ao Santos, obtendo sua segunda vitória contra o Boca na Bombonera. Dez dias antes, Maradona havia reestreado no clube do coração, e no futebol (ficara um ano e meio suspenso após ser flagrado no antidoping na Copa de 1994), em amistoso contra a seleção da Coreia do Sul. Mas, como o time já encontrava-se eliminado na Supercopa, El Diez não foi escalado para o jogo de 10 de outubro, último compromisso do Boca no torneio. De fato, a Bombonera, onde o São Paulo perdera pelo mesmo torneio na edição anterior, ficou estranhamente vazia naquela noite, em que o personagem acabou sendo o atacante Amarildo.

Isto porque ele (vice-campeão brasileiro com o Internacional, em 1987 – fez o gol colorado na primeira partida das finais contra o Flamengo) marcou ali dois dos três gols que fez em dezesseis exibições com a camisa são-paulina, virando o escore que Márcico, de pênalti, inaugurara. Walter Pico ainda igualou novamente o placar, mas Caio, o atual comentarista da Rede Globo, decretou a vitória tricolor aos 42 do segundo tempo naquele 10 de outubro de 1995.

Nem mesmo Maradona pôde levantar os Xeneizes, aposentando-se dois anos depois, sem troféus. Para os brasileiros, a mística do time da Ribeira e de seu estádio só voltaria com força no final da década e no início do novo século. O clube emendou um bicampeonato nas Libertadores de 2000 e 2001, ano em que, nas quartas-de-final, tirou o Vasco (que, antes de perder também em São Januário, vinha de oito vitórias em oito jogos no torneio e com mais de trinta de invencibilidade no total) do caminho com um 3-0.

Nessas edições, quem soube suportar bem foi o Palmeiras, que arrancou dois empates (2-2 na final de 2000 e 0-0 na semifinal de 2001). O Verdão, que já havia se saído com um 1-1 nas quartas-de-final da Copa Mercosul de 1998 (que conquistaria), porém, teria em ambas o desgosto levar a pior em casa, nos pênaltis. Pela Mercosul, em  2000, o Boca venceu o Corinthians, na primeira fase. Na mesma edição, pelas quartas-de-final, o Atlético Mineiro obteve um 2-2 na Argentina. Ao vencer no Mineirão por 2-0, o Galo conseguiu ser o único a levar realmente a melhor naquele período, em que o Boca mostrou-se continuamente uma verdadeira assombração para brasileiros.

Mas a nona vitória na Bombonera, mesmo, só viria em 2003. Pelas oitavas da Libertadores, o Boca teve pela frente o surpreendente Paysandu. O time de Belém já havia feito história só por classificar-se à competição, sendo o primeiro (e, ainda hoje, único) clube da Região Norte a disputar o torneio. Historicamente marcado por sucessos apenas ocasionais fora do Pará, o Papão chegava invicto: fora de casa, vencera o Sporting Cristal na estreia, goleara o Cerro Porteño com um 6-2 no Defensores del Chaco e arrancara um empate com a Universidad Católica. Terminou a primeira fase líder de seu grupo.

Ainda assim, era compreensível que os paraenses tivessem viajado à Bombonera com o pensamento de não perder por muito. Mas, a despeito de ficarem com nove em campo – Robson, àquela altura artilheiro da competição, recebera o vermelho já no início da partida, juntamente com Clemente Rodríguez, após catimba mútua; Vanderson seguiu os dois após soltar o cotovelo em Guillermo Barros Schelotto (futuro carrasco dos alviazuis) no começo da segunda etapa -, os bicolores não só souberam segurar o ímpeto do adversário como conseguiram uma vitória imaginada por muitos bem poucos, alcançada com um solitário gol aos 23 do segundo tempo. Iarley recebeu de Sandro Goiano na entrada da grande área, cortou de uma vez dois marcadores da jogada e acertou em cheio a meta de Abbondanzieri.

Três meses depois daquele 24 de abril de 2003, o próprio Iarley acabaria contratado pelo já campeão Boca, onde se tornaria ídolo. No período, os experientes comandados de Carlos Bianchi reverteram no Mangueirão o prejuízo e, na decisão, tiveram a doce vingança sobre o Santos, com um 2-0 no Alberto J. Armando e um 3-1 no Morumbi sobre os Meninos da Vila de Diego e Robinho quarenta anos após a derrota na final de 1963.

D’Alessandro, ex-ídolo do River Plate, vibra contra o antigo rival: o Internacional, em 2008, fora o último brasileiro a vencer o Boca de Gaitán na Bombonera

A década seguiu-se com nova invencibilidade em La Boca: São Paulo na Recopa de 2006 e nas quartas-de-final da Sul-Americana de 2007, Grêmio na decisão da Libertadores de 2007 (praticamente perdendo no jogo de ida a disputa com um 0-3) e Cruzeiro nas oitavas-de-final da Libertadores de 2008 sucumbiram em seguida na Bombonera. Apenas o Tricolor Paulista conseguiu levar a melhor (na referida Sul-Americana, classificou-se no Morumbi, na partida da volta).

Mesmo a décima vitória foi para quem já havia saído derrotado pouco tempo antes: o Internacional levou de 2-4 na semifinal da Sul-Americana de 2004 e de 1-4 nas quartas-de-final da edição de 2005 da competição – ambas a serem faturadas pelo próprio Boca. Também pela Sul-Americana, nas quartas-de-final de 2008, o Inter logrou um 2-1 em 6 de novembro. Magrão abriu o placar no início do segundo tempo, aproveitando de cabeça um cruzamento de Nilmar. Dez minutos depois, após Edinho cometer pênalti em Dátolo (atualmente, jogador do próprio Colorado), Riquelme igualou.

O Boca precisava fazer mais três gols (havia perdido por 0-2 na ida), mas acabou se abrindo e levando mais um. O hoje corintiano Alex, que marcara os dois gols da vitória no Beira-Rio, desviou cruzamento do ex-River Plate D’Alessandro para as redes de Javier García. A exemplo dos confrontos anteriores, do vencedor sairia o futuro campeão da Sul-Americana: o Inter conseguiria o título, por sinal, sobre outro argentino, o Estudiantes de La Plata. Até o Boca reencontrar o Fluminense, essa havia sido não apenas a última derrota como também o último jogo contra brasileiros na Bombonera.

Além dos mencionados, outros sete times brazucas já se depararam contra o Boca: Atlético Paranaense, Avaí, Botafogo, Canto do Rio, Portuguesa, São Caetano e São Cristóvão. O jogo contra o São Caetano foi o único não-amistoso; nas quartas da Libertadores de 2004, a peleja na Argentina foi no estádio do Racing (o mesmo utilizado contra o Fluminense nas semifinais da Libertadores de 2008), com os brasileiros caindo nos pênaltis após o segundo empate entre os dois no mata-mata.

Fora o Azulão, apenas o Botafogo, destes sete, também desafiou o Boca na Argentina, inclusive vencendo: um 2-0 com gols de Gianinho e Dino da Costa (futuro jogador da seleção italiana), mas em partida disputada no campo do San Lorenzo. Curiosamente, na outra vez que enfrentou o Boca em Buenos Aires, a cancha também era de outra equipe: no gramado do River Plate, o Fogão saiu derrotado por 0-1 em amistoso de 1964.

Abaixo, o retrospecto total dos clubes brasileiros – foram quinze – em jogos contra o Boca em La Bombonera (em itálico, atualizações após esta matéria):

Athletico Paranaense: duas derrotas (1-2 e 0-2, ambas na Libertadores 2019).

Atlético Mineiro: duas derrotas (1-3 na Libertadores 1978; 0-1 na Copa Ouro 1993) e dois empates (2-2 na Copa Mercosul 2000 e 0-0 na Libertadores 2021).

Botafogo de Ribeirão Preto: uma vitória (5-3 em amistoso de 1971) e uma derrota (1-2 em amistoso de 1962).

Corinthians: quatro derrotas (0-5 em amistoso de 1961; 1-3 na Libertadores 1991; 0-3 na Mercosul 2000; 0-1 na Libertadores 2013) e três empates (1-1 na Libertadores 2012, 1-1 na Libertadores 2022 e 0-0 também na Libertadores 2022 – nos pênaltis, vitória de 6-5).

Cruzeiro: uma vitória (2-1 na Libertadores 1994), quatro derrotas (0-1 na Libertadores 1977;  0-1 na Supercopa 1997; 1-2 na Libertadores 2008; 0-2 na Libertadores 2018) e um empate (0-0 na Supercopa 1996).

Flamengo: uma vitória (4-1 em amistoso de 1958) e duas derrotas (0-4 em amistoso de 1961; 0-3 na Libertadores 1991).

Fluminense: uma vitória (2-1 na Libertadores 2012) e uma derrota (0-1 também na Libertadores 2012).

Grêmio: uma vitória (4-1 em amistoso de 1959) e três derrotas (0-1 na Supercopa 1988; 0-2 na Supercopa 1989; 0-3 na Libertadores 2007).

Internacional: duas vitórias (2-1 na Sul-Americana 2008; 1-0 na Libertadores 2020 – nos pênaltis, derrota de 4-5) e duas derrotas (2-4 na Sul-Americana 2004; 1-4 na Sul-Americana 2005).

Juventus: uma derrota (1-4 em amistoso de 1956).

Palmeiras: duas derrotas (1-2 na Libertadores 1994; 0-2 na Libertadores 2018), cinco empates (1-1 em amistoso de 1959;  1-1 na Mercosul 1998; 2-2 na Libertadores 2000; 0-0 na Libertadores 2001; 0-0 na Libertadores 2023) e uma vitória (2-0 na Libertadores 2018).

Paysandu: uma vitória (1-0 na Libertadores 2003).

Santos: duas vitórias (2-1 na Libertadores 1963; 4-3 em amistoso de 1964), três derrotas (1-2 em amistoso de 1961; 0-2 na Libertadores 2003; 2-0 na Libertadores 2021) e dois empates (1-1 em amistoso de 1968; 0-0 na Libertadores 2020).

São Paulo: duas vitórias (5-1 em amistoso de 1961; 3-2 na Supercopa 1995), quatro derrotas (0-1 na Copa Ouro 1993; 0-2 na Supercopa 1994; 1-2 na Recopa 2006; 1-2 na Sul-Americana 2007) e um empate (1-1 em amistoso de 1961).

Vasco da Gama: duas derrotas (0-2 em amistoso de 1961; 0-3 na Libertadores 2001) e três empates (2-2 e 1-1 em amistosos de 1958; 2-2 na Mercosul 2001).

Caio Brandão

Advogado desde 2012, rugbier (Oré Acemira!) e colaborador do Futebol Portenho desde 2011, admirador do futebol argentino desde 2010, natural de Belém desde 1989 e torcedor do Paysandu desde antes de nascer

24 thoughts on “As outras vitórias brasileiras contra o Boca na Bombonera

  • Faltou o 1 a 0 no Morumbi, para o SPFC. Gol de Aluisio em 2007 no jogo da volta.
    Ou seja, só o SPFC tem 3 vitórias contra los hermanos…

  • Caio Brandão

    Pepe, obrigado por prestigiar e comentar no site!

    Conforme o título, o enfoque do texto é apenas sobre as vitórias contra o Boca na Bombonera mesmo, embora alguns outros resultados tenham sido brevemente mencionados.

    Essa vitória por 1 a 0 (pela Sul-Americana), como você mesmo falou, foi no Morumbi… inclusive mencionamos que o Tricolor se classificou no jogo da volta. Foi justamente pelas regras dos gols fora de casa, pois, como exibimos nas estatísticas, perdera por 1 a 2 na Argentina na ida.

    No total, SPFC e Boca já se enfrentaram vinte vezes. Além das sete na Bombonera presentes nas estatísticas ao fim do texto, eles jogaram onze vezes em São Paulo, entre Morumbi e Pacaembu; e outras duas na Argentina, uma sendo no estádio do Ferro Carril Oeste (Copa Mercosul 99, Boca 5 a 1) e outra na do Huracán (5 a 2 para o Boca em amistoso de 1960).

    Já na capital paulista, foram duas vitórias boquenses, cinco do SPFC e quatro empates. É um retrospecto equilibrado: no todo, há oito vitórias do Boca, sete do São Paulo e cinco empates.

    Um abraço e siga nos acompanhando!

  • Diogo Terra

    Aquele jogo com o Paysandu foi como o do Fluminense esta semana: parecia o fim da linha. Em Belém, o Boca levaria um saco, pois teria que buscar o placar e enfrentaria a torcida do Papão e um calor federal. Mas aquele time tinha ataque… :\

  • Igor

    Olá pessoal, parabéns pelo blog.
    Apenas como informação, a vitória do Botafogo-SP aconteceu na cidade de Salta, pelo torneio Futebol, Sol e Turismo. Não foi na Bomboneira. Abraços IGOR

  • Caio Brandão

    Diogo, o Paysandu também pareceu ingênuo. Portou muito mal a defesa no Mangueirão. A impressão é que subestimaram após vencerem lá fora…

    Igor: nos baseamos em um supersite de estatísticas boquenses. Ao menos lá, consta que foi no campo (e não apenas no mando) do Boca mesmo…

    Grande abraço e obrigado, caros!

  • Edison.

    A vitória do Grêmio no amistoso de 1959 pelo placar de 4 x 1 foi a 1ª vitória de um time extrangeiro na Bombonera, até então o Boca nunca havia perdido no seu estádio.

  • Caio Brandão

    Eaí, Edison, tudo na buena?

    Na realidade, um ano antes houve uma vitória do Flamengo, conforme relatamos. É um dado relatado tanto nas fontes de estatísticas rubro-negras quanto nas boquenses.

    Agora, se antes dela o Boca ainda não havia sido derrotado anteriormente em casa por estrangeiros, já não tenho como confirmar agora. Mas correrei atrás da informação e depois coloco aqui. Obrigado por esse toque!

    Grande abraço e siga nos acompanhando!

  • Caio Brandão

    Edison, de fato, o primeiro triunfo estrangeiro sobre o Boca na Bombonera foi brasileiro. Obrigado por esse dado (inclusive o incluí no texto, há pouco)! Mas, reafirmando, essa primazia é do Flamengo (em 31 de janeiro de 1958), e não do Grêmio.

    Antes da derrota para o Tricolor, o Boca perdera em casa, ainda em 1958, também para Milan (em julho) e Nacional (em agosto). Além dos milaneses, só outros dois não-americanos venceram os xeneizes no estádio: o Stoke City, em 1964, e o Sevilla, em 1992 – esta, uma ocasião especial em que o Maradona, que na época jogava no clube espanhol, atuou um tempo por cada time. Mesmo as seleções que já enfrentaram o Boca lá não conseguiram vencer…

    Grande abraço e obrigado mais uma vez!

  • Caio Brandão

    Grato pela deferência, Marcos. Já tínhamos tomado essa notícia, e inclusive “agradecemos” a eles essa forma de homenagem – em comentário no texto deles a ser aprovado em moderação.

    Bem mais cedo, menos de um dia depois dessa nossa postagem, alguém tratou de adicionar no verbete do Botafogo-SP no Wikipédia os dados da vitória comentada aqui… sem quase tirar nada nem pôr, também: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Botafogo_Futebol_Clube_%28Ribeir%C3%A3o_Preto%29&diff=29244276&oldid=29170188

    Agora há pouco, coloquei devidamente a fonte que a pessoa se esqueceu, bem como outras palavras. Hehe.

    Obrigado pelo prestígio e acesso ao site a todos!

  • Caio Brandão

    Houve nova indagação a respeito da vitória do Botafogo-SP. Para jogar uma pá de cal no assunto: de fato, ambos participaram do torneio Sol e Turismo em 1971, mas não se enfrentaram nele, e o Boca tampouco jogou em Salta ali, mas em Jujuy. O time encerrou sua participação nessa competição uma semana antes da derrota para o Botinha.

    Segue a fonte boquense que nos sustenta isso. Ela distingue claramente os jogos xeneizes na Sol e Turismo de outros torneios amistosos e outros amistosos simples jogados pelo Boca em 1971, bem como o estádio em que se deram as partidas (Obs: na Argentina, é comum usarem o nome do clube como sinônimo do estádio): http://www.historiadeboca.com.ar/lista.asp?tfAnioPartido=1971&tfTipoTorneo=2021

    Torcedores do Comercial, vocês, por outro lado, podem se orgulhar do dado que conclui este outro especial do Futebol Portenho: https://www.futebolportenho.com.br/2011/12/29/familiares-na-selecao-argentina-parte-5-irmaos-3/

  • Nassis Pimenta

    Olá pessoal,parabéns pelo blog mais para constar uma informação ignorada.
    O Corinthians venceu a equipe do Boca Jrs,por 3×2 em 19 de julho de 1956 em La Bombonera no primeiro jogo da final da Copa do Atlântico de Clubes.
    A Copa do Atlântico de Clubes sul-americanos (Espanhol: Copa del Atlántico Sudamericano de Clubes) foi a segunda competição sul americana de clubes, depois do Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948, foi uma competição internacional de futebol entre clubes disputada no ano de 1956 por times de Argentina, Brasil e Uruguai, cabendo a sua organização às federações desses países.
    Os países envolvidos eram as maiores potências do futebol sul-americano a época e o foram durante um bom tempo, como se pode observar no fato de times desses três países terem ganho o Campeonato Sul-Americano de Campeões e as 19 primeiras edições da Copa Libertadores da América. A final entre Boca Juniors, da Argentina, e Corinthians, do Brasil, que deveria realizar-se em uma melhor de três jogos, acabou por não jogar. Argentina
    Boca Juniors (Terceiro colocado do Campeonato Argentino de 1955)
    River Plate (Campeão do Campeonato Argentino de 1955)
    Racing (Vice-campeão do Campeonato Argentino de 1955)
    Lanús (Quinto colocado do Campeonato Argentino de 1955)
    San Lorenzo (Oitavo colocado do Campeonato Argentino de 1955)
    [editar]Brasil
    Corinthians (Vice-campeão do Campeonato Paulista de 1955)
    Santos (Campeão do Campeonato Paulista de 1955)
    São Paulo (Terceiro colocado do Campeonato Paulista de 1955 e Campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1956)
    Fluminense (Quarto colocado do Campeonato Carioca de 1955)
    America-RJ (Vice-campeão do Campeonato Carioca de 1955)
    [editar]Uruguai
    Nacional (Campeão do Campeonato Uruguaio de 1955)
    Peñarol (Vice-campeão do Campeonato Uruguaio de 1955)
    Danubio (Quarto colocado do Campeonato Uruguaio de 1955)
    Defensor (Quinto colocado do Campeonato Uruguaio de 1955)
    Wanderers (Sétimo colocado do Campeonato Uruguaio de 1955)
    [editar]1ª Fase

    Equipe #1 Result. Equipe #2 Local Data
    Lanús 5 – 1 Defensor Viejo Gasometro,
    Buenos Aires 20 de Junho
    Wanderers 2 – 1 San Lorenzo Estádio Centenário,
    Montevidéu 20 de Junho
    Nacional 0 – 1 São Paulo Estádio Centenário,
    Montevidéu 23 de Junho
    Corinthians 2 – 2 Danubio Pacaembu,
    São Paulo 23 de Junho
    América-RJ 2 – 1 Racing Maracanã,
    Rio de Janeiro 23 de Junho
    Santos 4 – 0 River Plate Vila Belmiro,
    Santos 24 de Junho
    Peñarol 0 – 1 Boca Juniors Estádio Centenário,
    Montevidéu 24 de Junho
    O Fluminense por meio de sorteio, entrou diretamente na segunda fase.
    A disputa entre Danubio e Corinthians foi realizada nas penalidades com o Corinthians vencendo por 4×2.
    [editar]Quartas de Final

    Equipe #1 Result. Equipe #2 Local Data
    São Paulo 3 – 1 América-RJ Pacaembu,
    São Paulo 30 de Junho
    Wanderers 0 – 2 Lanús Estádio Centenário,
    Montevidéu 30 de Junho
    Boca Juniors 3 – 1 Fluminense Viejo Gasometro,
    Buenos Aires 1 de Julho
    Corinthians 4 – 3 Santos Pacaembu,
    São Paulo 4 de Julho
    [editar]Semifinais

    Equipe #1 Result. Equipe #2 Local Data
    Boca Juniors 2 – 0 Lanús Viejo Gasometro,
    Buenos Aires 5 de Julho
    Corinthians 2 – 0 São Paulo Pacaembu,
    São Paulo 7 de Julho
    [editar]Final

    Equipe #1 Result. Equipe #2 1º jogo 2º jogo Playoff (se necessário)
    Corinthians 3 x 2 Boca Juniors 3 x 2 — —
    O primeiro jogo da final foi realizado no dia 19 de Julho no Estádio La Bombonera, o segundo jogo marcado para o Estádio do Pacaembu acabou por não ocorrer, já que o Boca Juniors ficou irritado com a eventual terceira partida ser realizada também em São Paulo. O Corinthians foi declarado campeão por W.O.
    [editar]Campeão

    Copa do Atlântico de Clubes de 1956

    Sport Club Corinthians Paulista
    (1º título)
    [editar]Ver tambémo acontecer, por desistência do Boca Juniors, sagrando o Corinthians campeão.

  • Caio Brandão

    Tudo bem, Nassis?

    Vi que você retirou a informação da wikipédia, famosa por não ser fonte das mais apropriadas. Conforme as estatísticas boquenses, não houve nenhum jogo contra o Corinthians em 19 de julho.

    Eles de fato enfrentaram-se naquele ano com vitória corintiana, mas o resultado foi outro (até maior, 4 a 1) e no Pacaembu. E não por uma Copa Atlântico, mas como convidado do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, em 27 de março. Veja: http://www.historiadeboca.com.ar/lista.asp?tfAnioPartido=1956&tfTipoTorneo=2014

    Veja que estes supostos 3 a 2 na Bombonera também não existiram conforme a página do RSSSF destinada à Copa do Atlântico. Segundo ele, Corinthians e Boca deveriam enfrentar-se em uma melhor de três, mas nenhum duelo chegou a ocorrer. Não há inclusive nenhuma menção de que o Boca teria desistido e, com isso, dado o título ao Corinthians: http://www.rsssf.com/tablesa/atlanticoclub56.html

    Fato é que, na véspera daquele que seria o primeiro jogo, o Boca estava em Montevidéu para jogar contra o Nacional, conforme o primeiro link que citei. Se queres ver os dados de todos os jogos dos xeneizes contra o Timão (será que farão a final da Libertadores 2012??), aqui estão: http://www.historiadeboca.com.ar/enfrentamientos.asp?CodRiv=96&AnioInicial=1905&AnioFinal=2012&OpTipoTorneos=1&Buscar=Buscar

    Vou inclusive alterar a info equivocada da wiki. Grande abraço e continue acompanhando o FP!

  • alemao

    Boa tarde

    Vale lembrar que o Inter venceu foi o time JUNIOR DO BOCA, na copa sulamericana

  • Carlos Beto

    O Juca Kfouri colocou no blog dele que no mesmo ano da goleada do Boca no Corinthians por 5×0 em 1961, o Corinthians venceu o Boca por 4×3. Procede?

  • Aroldo Cunha

    Ao Alemão, que deve ser mais um gremista recalcado com as vitórias coloradas e fracassos gremistas, solicit que leia com atenção o post acima. O gol do Boca foi decorrente de pênalti cometido no DÁTOLO e marcado pelo RIQUELME.

  • Vitório Alencar

    Após o tricolor sofredor alemão ler o texto e constatar que não tem como fazer um comentário exaltando o Grêmio, perde tempo (aliás, perder é o que ele mais tem feito), desmerecendo a vitória do Inter. Enquanto eles se preocupam com o Inter nós, colorados, preocupamos-nos em ganhar títulos, inclusive o da Copa Sul-Americana, inédita no Brasil.

  • Paulo Torres

    O empate da Copa Mercosul de 2000, Boca Juniors x Atlético-MG, que classificou o Galo às semifinais, na verdade foi 2×2. Dois gols de Barijho para o Boca, enquanto Cláudio Caçapa e André (que posteriormente ficaria conhecido por André Balada) marcaram pro Atlético.

  • Caio Brandão

    Sim, Carlos, procede. Só que esse triunfo corintiano foi no Pacaembu. Veja aqui os resultados de todos os confrontos de Boca e Corinthians: http://www.historiadeboca.com.ar/enfrentamientos.asp?CodRiv=96&AnioInicial=1905&AnioFinal=2012&OpTipoTorneos=1&Buscar=Buscar

    Alemão, de fato aquele Boca era repleto de jogadores jovens, como Gaitán, García, Mouche e Viatri. Mas tinha gente já bem experiente, como Riquelme, Calvo e Luciano Figueroa e até mesmo o Dátolo (que venceu a Libertadores de 2007). E o tal “time júnior” naquele mesmo semestre foi campeão argentino. Vale lembrar que o Boca só voltaria a ser campeão nacional seis campeonatos depois, no segundo semestre do ano passado…

    Nossa, Paulo, verdade. Obrigado pelo toque!

    Obrigado a todos pelo prestígio e sigam nos acompanhando! :)

  • Angela

    Por favor,
    Seria possível saber com quem o “Boca” jogou entre 09 e 12/09/1994?. Em viagem à Argentina hospedei-me no mesmo hotel (De Las Américas) em que o time estava concentrado, e quero acrescentar essa informação à folha de autógrafos para presentear meu filho Corinthiano. Lembro-me que o técnico era o Menotti.
    Muito Obrigada,
    Angela

  • flapress contabilizando amistoso dos anos 50, credo! que feio! matéria exaltou mais isso que as vitorias em partias oficiais; lamentável! esses caras descobrem campeonato de cuspe a distancia vencido pelo fla no século 19

  • Pingback: Efeitos pouco lembrados da Era Menem: a última invasão brasileira no futebol argentino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + catorze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.