Primeira Divisão

River, Boca e um domingo para esquecer

De ídolo a questionável; Ramón Díaz em seus piores dias no River
De ídolo a questionável; Ramón Díaz em seus piores dias no River

Desde Buenos Aires – O Boca Jrs teve a chance de chegar à liderança, mas desperdiçou. O River Plate teve a chance de acalmar os ânimos no lado de Nuñez, mas também foi mal. Os dois gigantes do futebol argentino tiveram um domingo para ser esquecido e começam a questionar ídolos como Carlos Bianchi e Ramón Díaz. Quem agradece é o San Lorenzo, que segue na liderança do campeonato com 30 pontos, e hoje torce para que o Tigre complique o caminho do Newell’s, único time que pode desbancar o Ciclón da ponta faltando apenas três rodadas para o final do campeonato.

Com bom público no Monumental, o clima era de tensão desde o começo. A torcida Millonaria ainda não consegue engolir a desclassificação na Sul-Americana e os recentes tropeços em casa pelo campeonato argentino (já são nove jogos sem vencer entre os dois torneios). Do outro lado estava o Olimpo, equipe que parece especializada exclusivamente a derrotar os grandes. Apesar de ter saído na frente no marcador com um gol de Gio Simeone, o River jamais sentiu que a vitória viria. Com muita organização e uma pressão eficiente, o Olimpo soube encontrar o empate no final da primeira parte com Pérez Guedes. A etapa complementar foi de passeio completo dos visitantes; primeiro Furios e depois Vega deram números finais ao pesadelo de Ramón; Olimpo 3 a 1.

Foi o suficiente para desatar a fúria de uma torcida que sofre com um passado recente de partidas do tipo deste último domingo. A angústia por dias melhores parece não ver qualquer luz no fim do túnel. Do jeito que está para o Millo, é difícil dizer que dias melhores virão.

O Arsenal, que promete ser o fiel da balança nessa reta final, recebeu o Boca em Sarandí querendo assumir o papel de protagonista. Vitória importantíssima por 3 a 2 que deixa o time na quarta posição com 28 unidades e, ao mesmo tempo, freia a subida Xeneize (quinta colocação com 27 pontos). Apesar da derrota, o Boca não jogou mal. Despertou tarde para a partida, é bem verdade, mas no segundo tempo deu a impressão de que o empate poderia vir a qualquer momento. Como quase aconteceu na última jogada onde a bola caprichosamente preferiu explodir na trave e garantir o triunfo local. Bianchi lamentou o resultado e garantiu que o campeonato ainda está aberto.

Em Rosario, o Central dá sinais de que ainda não conseguiu encontrar um caminho estável no seu retorno à elite. Apesar de conseguir importantes vitórias, como o triunfo no clássico diante do Newell’s, o time peca em lances capitais dos jogos. E se enfrentar o Vélez com um jovem em tarde inspirada, tudo fica ainda mais difícil. Ramiro Cáseres, de apenas 19 anos, anotou os três gols que deram a vitória ao Fortín por 3 a 2. Destacável a capacidade de renovação do time de Gareca, mesmo com a saída de importantes jogadores ao longos dos anos, o treinador sempre conseguiu armar equipes competitivas aproveitando o material da base do clube. Apesar dos fracassos em competições internacionais, o Vélez segue sendo um exemplo de organização e qualidade.

Nesta segunda-feira dois jogos fecharão a 16 rodada; o Colón receberá o Atlético Rafaela, e na partida mais importante da rodada, o Tigre vai receber o Newell’s a partir das 21h15 (horário de Brasília) com transmissão minuto a minuto no twitter do Futebol Portenho. Não perca!

Confira os gols que movimentaram o domingo de futebol na Argentina:

 

Rosario Central 2 x 3 Vélez Sarsfield

httpv://youtu.be/O6mofXu49Uo

 

River Plate 1 x 3 Olimpo

httpv://youtu.be/0_967TFRfnM

 

Arsenal 3 x 2 Boca Jrs

httpv://youtu.be/YnQJ9LZ0wu0

Leonardo Ferro

Jornalista e fotógrafo paulistano vivendo em Buenos Aires desde 2010. Correspondente para o Futebol Portenho e editor do El Aliento na Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.